Publicado por Redação

Para aquelas pessoas que prestam atenção em todos os detalhes na hora de preparar uma receita, saiba que até para as coisas mais simples essa preocupação pode ter um fundo de verdade. Na hora de preparar um chá, você já levou em consideração que o material usado na fabricação da sua caneca pode interferir no sabor final da bebida? Pois se não pensou, está na hora de saber um pouco mais sobre o assunto.

Na maioria dos casos, quatro materiais são usados na confecção das canecas: alumínio, vidro, plástico e porcelana. Na hora de optar por uma delas, é importante levar em consideração a preservação do sabor e também a eficácia do chá, caso o propósito maior seja usar a bebida como medicamento natural. Nesse sentido, a escolha da caneca torna-se ainda mais importante.

Qual o material certo para a caneca de chá

O material da caneca de chá pode influenciar no sabor e eficácia da bebida

Normalmente as xícaras são de vidro, porcelana, alumínio ou plástico (Foto: depositphotos)

Caneca de porcelana

Geralmente os chás devem ser preparados em canecas de porcelana. Esse tipo de material é o mais adequado, já que é o que interfere em menor percentual no sabor das bebidas. Além do mais, ele preserva a temperatura correta do chá por mais tempo. Como variante, as xícaras no mesmo material também são indicadas. Já em relação a espessura, as mais grossas preservam a temperatura por mais tempo.

Quando o assunto está relacionado a manutenção das propriedades medicinais da bebida, somado a caneca utilizada, você também deve levar em consideração a temperatura da água e a qualidade da erva. Sobre esse último ponto, optar pelas plantas frescas é sempre a saída mais indicada. Isso porque ela preserva todas as propriedades que são essenciais para a resolução do problema de saúde em questão.

Veja também: Quais os melhores tipos de garrafas térmicas para armazenar e conservar chás

Xícara de vidro

Apesar de também ser bastante utilizada, a xícara de vidro não possui a mesma eficácia da de porcelana quando o que está em questão é manter as propriedades medicinais do chá. Em relação a temperatura, para o chá quente, ela pode não ser tão eficaz assim, já que a camada do material é mais fina, o que possibilita a troca de calor com o ambiente.

Caneca de alumínio (inox)

Esse tipo de material não é tão aconselhável para o preparo dos chás, pois, dependendo da temperatura da água, algumas substâncias que compõem o alumínio podem se desprender, o que vai alterar o sabor da bebida. Quanto à eficácia, ela também pode ser um pouco perdida. A temperatura também pode se dissipar com mais facilidade, fazendo com que a bebida esfrie mais rápido.

Caneca de plástico

Veja também: 20 imagens de lindas canecas para tomar chá 

O plástico é o tipo de material menos recomendado para se ter como matéria prima de uma caneca, principalmente para ser usada no preparo de chás. Assim como o alumínio, algumas substâncias podem ser desprendidas na hora de entrar em contato com a água quente. Somado a isso, ainda tem a questão do gosto, que vai interferir muito no sabor final da bebida e as propriedades, que serão dissipadas com mais facilidade.

Veja mais!