Escrito por em 17/04/2018

O chá de murta é capaz de tratar sinusite, tosse e bronquite, mas também possui vários outros benefícios. Veja como preparar esse chá e como consumi-lo. Veja a seguir!

A murta é uma planta que pertencem à família das Myrtaceae e possui vários benefícios quando usada em tratamentos relacionados à saúde humana.

Trata-se de uma planta que pode ser encontrada com facilidade na região sudoeste da Europa e no norte de África.

Ela possui formato arbustivo, podendo chegar a até sete metros de altura. As folhas possuem entre três e sete folíolos pequenos e são pintadas, com coloração verde-escura.

Suas flores, branca ou branca-creme, chamam atenção pela beleza e também pelo cheiro, já que lembra o cheiro do jasmim e da flor-de-laranjeira.

Além do uso medicinal, outra utilização para a murta é a culinária. As folhas frescas são usadas para guarnições e saladas e combinam bastante com o tomilho e segurelha para o tempero de pratos com carne, e com funcho para o tempero de peixes.

Além do mais, as flores e bagas também podem ser usadas, tanto frescas quanto naturais.

Chá de murta contra tosse e sinusite

O chá de murta é um poderoso remédio contra problemas respiratórios, como tosse e bronquite

Na medicina, as partes da planta que são utilizadas são as folhas (Foto: depositphotos)

Para preparar o chá de murta, basta separar um litro de água filtrada e 30 gramas de folhas da planta. O primeiro passo é colocar a água para ferver, assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente as folhas de murta. Espere cerca de 10 minutos antes de coar e ingerir.

O recomendado é que o consumo diário não ultrapasse as três xícaras.

Propriedades e benefícios da murta

É bom que se tenha o cuidado de consultar o médico, caso deseje incluir a planta em qualquer um dos tratamentos relacionados à saúde que você verá a partir de agora.

Isso vai lhe resguardar quanto ao aparecimento de alergias e até problemas futuros. Na medicina natural a parte da planta utilizada são as folhas.

Veja também: Aprenda a fazer um poderoso chá para curar gripe e resfriado

Justamente nas folhas que podem ser encontradas propriedade expectorante, adstringente, antibacteriana, antidiarreica, antileucorreica, antisséptica, antiespasmódica e digestiva. Pela lista, já deu para perceber que ela pode ser amplamente utilizada.

Sendo assim ela atua no aparelho respiratório, sendo bastante útil em casos de sinusite, tosse e bronquite e no aparelho genito-urinário resolvendo casos de cistite, uretrites e corrimentos vaginais.

Quando usada externamente, pode ajudar a tratar problemas de pele como psoríase, acne, infecções nas gengivas e hemorroidas.

O óleo essencial extraído da murta pode ser usado para a fabricação de sabonetes e produtos cosméticos.

Veja também: Bronquites, tosses e asma. Dê um adeus a tudo isso tomando chá de selaginela

 

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.