Escrito por em 25/05/2017

Conhecida como sendo uma planta pertencente à família das Meliaceae, a lilás da Índia é conhecida por seus vários préstimos a medicina natural.

Ela é uma árvore nativa do oriente e subespontânea na América, de caráter decorativo e com várias propriedades medicinais, muito conceituada na farmacopéia indiana.

Dependendo do local onde a lilás da Índia é encontrada, ela pode ser conhecida por vários outros nomes. Entre os mais conhecidos estão: azerdaque, lírio china, lírio do japão, lilás do japão, cinamomo, santa bárbara e paraíso. Na medicina natural, as partes utilizadas da planta são a casca da raiz, fruto e folhas.

Características físicas da lilás da Índia

Propriedades e benefícios do chá de lilás da Índia

Foto: depositphotos

A lilás da Índia é uma árvore que pode ultrapassar os 15 metros de altura. Seu tronco tem característica curta, enquanto sua copa é bem difusa e aberta. Ao se aproximar da casca que reveste o tronco, você vai perceber fissuras. Os ramos jovens são revestidos por uma espécie de pelos caducos.

Suas folhas possuem bastantes folíolos, sendo cada um deles de forma ovada e lustrosas. Já as flores são de coloração lilás e aparecem na primavera durante os meses de setembro, outubro e novembro. Os frutos medem cerca de 15 milímetros, possuem cor amarela e são lisos. Porém, rugosos ao amadurecer.

Propriedades medicinais

No que diz respeito à saúde humana, a planta pode ajudar no tratamento de algumas doenças. Ela possui efeito vermífugo, que pode ser usado na higienização de feridas. Além do mais, a planta pode ser útil no combate as afecções reumáticas e nevrálgicas.

Contraindicações e cuidados

Antes de incluir a planta no tratamento de qualquer que seja a doença, o mais aconselhável é que o médico seja consultado. Só ele pode certificar que a planta realmente trará efeitos benéficos para o seu organismo. Nesse sentido, é bom tomar cuidado com as doses elevadas, pois pode causar alterações do ritmo cardíaco, diarreia, vômitos e choque.

Sintomas de intoxicação também podem aparecer, causando cólica, sede intensa, diarreia sanguínea, sudorese, extremidades frias, pulso falho, paralisia, respiração irregular.

Chá de lilás da Índia

Na preparação do chá de lilás da Índia você vai precisar de 200 ml de água filtrada e duas colheres (de sopa) de folhas e flores frescas. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Logo em seguida, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva e a bebida estará pronta para ser consumida. A indicação é que a dose diária não ultrapasse as três xícaras.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.