Escrito por em 21/03/2017

Ninfeia. Pelo real nome da planta, você pode achar até que não a conhece, mas quando chegar na parte das características físicas, certamente vai reavivar na sua memória. A ninfeia é conhecida por ser um vegetal de ordem aquática e comumente encontrada em lagos.

Trata-se de uma planta que possui folhas de formato circular que possuem pêndulos em relação a nível da água. Uma característica bem curiosa das folhas é que na parte de cima elas são verdes, já na parte de baixo, roxa. As flores são brancas e desabrocham durante a noite, se fechando durante o dia.

Vendo de primeira, a ninfeia é bem parecida com a vitória-régia, mas todos os detalhes que foram apresentados anteriormente aparecem como diferenciais. Dependendo do local onde é encontrada, a planta pode ser conhecida como aguapé-da-flor-branca, ninfeia branca, lírio aquático e lírio-d’água.

Nos dias mais agitados tome chá de ninféia. Ele é calmante

Foto: depositphotos

Benefícios da Ninfeia

Essa espécie é considerada benéfica para a saúde humana, já que possui uma gama de propriedades que podem ser aplicadas na medicina natural. A ninfeia é um vegetal considerado antisséptico, adstringente, antiblenorrágico, antidiarreico, calmante e emoliente, assim como sedativo e mucilaginoso.

Dependendo da forma que é utilizada, a ninfeia pode ser usada no processo de tratamento e cura de doenças como diarreia, gonorreia, leucorreia e bronquite. Além do mais ela também combate infecções da vagina e uretra e ainda problemas de pele. Por fim, a planta ainda possui efeito calmante.

Porém, antes de incluir a ninfeia no tratamento de qualquer uma das doenças apresentadas anteriormente, é bom que o médico seja consultado. Além de verificar a dosagem e a reação do organismo quanto aos princípios ativos da planta, o profissional garantirá que problemas mais graves sejam evitados.

Chá de ninfeia

Uma das formas mais usuais de incluir a ninfeia no tratamento de saúde é através do preparo do chá. Para isso, a parte utilizada são as flores, de preferência secas. Você vai precisar de 200 ml de água filtrada e um punhado da parte da planta indicada. Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa.

Assim que a água apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas secas da ninfeia. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, sem esquecer de tampar o recipiente. Passado esse tempo, retire as folhas com ajuda de uma peneira e o chá estará pronto para ser ingerido.

A recomendação é que o chá de ninfeia seja consumido até três vezes durante o dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.