Publicado por Redação

Se depois daquela saidinha com os amigos você sentiu que exagerou na bebida, pode esperar que, no dia seguinte, aquela ressaca vai te perturbar. Trazendo uma série de sensações desagradáveis – entre elas, dor de cabeça, enjoo e até diarreia – a ressaca mexe com o humor de qualquer pessoa.

Uma providência bem prática para evitar a ressaca é ingerir bebida alcoólica com moderação. Caso essa determinação não tenha sido possível de ser seguida, ainda mais pela alegria que o encontro com os amigos se transformou, você pode apelar para algumas receitinhas caseiras, como o chá de algumas ervas, por exemplo.

O que é a ressaca?

A ressaca é uma intoxicação que ocorre quando há ingestão exagerada de álcool. Essa condição faz com que o organismo fique sobrecarregado, justamente porque o corpo tenta absorver e metabolizar o álcool. Os órgãos envolvidos nesse processo acabam sofrendo com isso.

Conheça o milagroso chá capaz de detonar qualquer ressaca

Foto: depositphotos

Entre os órgãos mais atingidos está o fígado, já que ele é o grande responsável por produzir enzimas que absorvem o etanol. O fígado passa tanto tempo processando o álcool que quando não há mais nada para processar, ele pede “mais”, gerando um desequilíbrio que desorganiza todo o metabolismo.

O sistema nervoso também sofre com os efeitos do consumo de álcool, principalmente quando há ingestão em excesso. As consequências desse desequilíbrio é a conhecida ressaca. Ela pode provocar uma série de desconfortos para o corpo, tais como: dor de cabeça, desidratação, cansaço extremo, enjoo e diarreia.

Como acabar com a ressaca?

Acelerar o processo de absorção e eliminação do álcool é possível com a ingestão de líquidos, esses sem álcool, obviamente. Entre os principais estão: água de coco, sucos, água, refrigerantes e isotônicos; analgésicos, antiácidos e histamínicos. Além do mais, comer doce para repor o açúcar perdido também pode ser uma boa solução.

Mas existe outra medida que pode ser adotada e é eficiente e natural: tomar algum chá. Isso é possível, graças às propriedades curativas apresentadas por algumas ervas.

Chá para curar ressaca

No caso da ressaca, um chá que será bem-vindo é aquele que ajuda o fígado a se recuperar de alguma forma. Somado a isso, é bom reforçar na ingestão de água, já que ela ajuda a eliminar as toxinas através da urina. Quanto às ervas, vale a pena investir em hibisco, dente-de-leão e chá verde, já que eles possuem efeitos diuréticos.

Para preparar qualquer um desses chás, basta separar 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) de qualquer uma das ervas citadas anteriormente. Coloque a água para ferver. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe descansar por cinco minutos, use uma peneira para remover a erva e a bebida está pronta.

Ingira de duas a três vezes por dia. Como o chá de hibisco, dente-de-leão e chá verde possuem efeito diurético, aumente a ingestão de água.

Veja mais!