Escrito por em 30/12/2016 (atualização: 12/01/2017)

Rica em sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B3, potássio, magnésio, niacina e antocianinas, a jabuticaba é uma fruta silvestre, bastante conhecida entre os brasileiros. Além de refrescante, a fruta possui diversas propriedades medicinais e estéticas que tem surpreendido os cientistas.

Pertencente à família das Myrtaceae, a jabuticaba é uma espécie típica da Mata Atlântica. Além de ser consumida in natura, a jabuticaba também possui várias outras formas de uso, pois é usada na preparação de doces, sucos, geleias, licores e até mesmo vinho.

Características físicas

A árvore da jabuticabeira possui porte mediano, folhas lustrosas, avermelhadas quando jovens, porém, a medida que vai passando o tempo assumem a coloração verde. Suas flores são brancas e os frutos negros e redondos, com a polpa na cor branca. Eles crescem ao longo do troco, em ramos grudados.

Melhore a saúde da sua pele com chá de jabuticaba

Foto: depositphotos

Devido a beleza da árvore, ela vem sendo usada com ênfase decorativa, sendo evidenciada na composição de ambientes e em festas.

Propriedades medicinais da jabuticaba

A julgar pela quantidade de nutrientes que aparece na composição da fruta, além das propriedades nutritivas e adstringentes, já dá para perceber que a jabuticaba pode ser usada no tratamento de muitas doenças. Ela atua contra a asma, deficiência vitamínica, diarreia e inflamações, sobretudo da pele.

Para quem está de dieta, a jabuticaba acelera a queima de gordura e ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central. A fruta também é rica em antocianinas, um tipo potente de antioxidante que atua no combate aos radicais livres, se destacando na prevenção das rugas.

Estudos também apontam a prevenção do câncer próstata e a leucemia como outra vantagem para o consumo regular da jabuticaba. Eles acreditam que o benefício vem a partir dos fenólicos, substância que dá tonalidade escura à fruta e atuam diretamente em duas etapas do desenvolvimento de células do câncer.

Chá de jabuticaba

Uma das formas de usar a jabuticaba em tratamentos para a saúde humana é através do consumo do chá da planta. Para isso, basta separar 200 ml de água filtrada e 15 gramas de folhas da jabuticaba. Coloque a água para ferver e desligue quando atingir o ponto de ebulição. Acrescente as folhas e deixe descansar por 10 minutos, lembrando de deixar o recipiente tampado.

A indicação é que o consumo do chá de jabuticaba seja feito, ao menos, três vezes ao dia.