Publicado por Redação

De acordo com a nutricionista e gerente de Nutrição do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, Rosana Perim, em entrevista publicada no jornal A Tribuna, “existem chás que são altamente benéficos ao organismo e outros que podem desencadear efeitos colaterais. Portanto, faz-se necessário entender quais as reações do corpo quando este recebe as propriedades dos chás e como reagir a elas”.

Ou seja, antes de iniciar o consumo de qualquer tipo de chá, você deve procurar saber quais são as consequências disso. No inverno, não é diferente. Apesar da bebida ser uma aliada no combate ao resfriamento do organismo, quando as temperaturas estão mais baixas, é preciso cautela na hora de consumi-la. No máximo, tome de duas a três xícaras por dia, conforme orientam especialistas no assunto.

No inverno, posso tomar chás várias vezes por dia todos os dias ou faz mal? Descubra

Foto: depositphotos

Quais são os benefícios diretos para quem toma chá no inverno

Chá no inverno previne doenças

Se é só o clima esfriar que você já começa a sentir alguns desconfortos respiratórios ou ter problemas de saúde, como gripes, tosse, asma entre outros, alguns chás bem quentinhos podem reforçar a sua imunidade.

O chá verde, por exemplo, tem propriedades antioxidantes que ajudam a expulsar os radicais livres do nosso organismo. Isso beneficia diretamente nossa saúde, pois são eles que provocam alguns desequilíbrios internos. O chá verde também controla a diabetes e ameniza complicações trazidas pela artrite. Ele também é um poderoso aliado no combate a doenças do coração e na perda de peso.

Chá auxilia a digestão

No inverno, costumamos comer mais e o corpo reage da forma mais desagradável: ele trabalha mais lentamente. Isso faz com que a digestão fique mais demorada, principalmente à noite, durante o sono de cada dia. Por isso, antes de se deitar ou depois das principais refeições experimente tomar um chá verde, de canela ou de hortelã. Você vai se sentir mais leve e preparada para enfrentar os dias mais frios.

Chá dá mais ânimo

Sabe aquela preguiça que bate durante o inverno? Todo mundo fica um pouco mais mole durante essa estação. Porém, se você quer amenizar o cansaço do dia a dia, tome três xícaras do chá de alecrim com limão. Ele pode combater as dores de cabeça, gripes, inflamações e alergias típicas do frio.

Chá promove o relaxamento

No frio, ficamos mais desanimados e com aquela preguiça… para mudar isso, tome um chá de camomila, pois ele vai te fazer relaxar sem perder o vigor necessário para cuidar do trabalho, da família e de outros setores que demandam tempo e disposição.

Veja mais!