Escrito por em 25/07/2017

Quando se fala em culinária brasileira, um dos alimentos que imediatamente vem a cabeça das pessoas é o feijão, que normalmente é consumido junto ao arroz, ou é usado como principal ingrediente para a tão famosa feijoada. Mas e doce com feijão, você já viu? Teria coragem de experimentar?

Gostos culinários à parte, existe uma variedade do grão, típica da Ásia, a Vigna angularis, conhecida como feijão azuqui. Essa espécie não é tão popular aqui no Brasil, mas é muito utilizada no Japão principalmente para a produção de anko, que é um doce feito com os grãos.

Muito além de um item culinário, o feijão azuki é um alimento que fornece diversos benefícios para a saúde humana. Conheça mais sobre essa iguaria oriental.

Benefícios e propriedades do feijão Azuki

Hipertensão e pedra nos rins: previna consumindo chá de feijão azuki

Foto: depositphotos

O feijão azuki, como a grande maioria das leguminosas, é uma grande fonte de fibras, rico em proteínas, contém quase todas as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B9) e diversos sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco).

Graças as propriedades e substâncias presentes no grão, o feijão azuki muito além de um delicioso alimento, pode ser um grande aliado da saúde. Os principais benefícios adquiridos com o consumo dessa leguminosa são:

  • Controle da pressão sanguínea, o que ajuda a prevenir doenças como hipertensão;
  • Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue;
  • Diminui a retenção hídrica;
  • Atua como desintoxicante;
  • Estimula a formação óssea;
  • Estabiliza os níveis de colesterol;
  • Promove o bom funcionamento dos rins;
  • Combate e previne pedras nos rins.

Para usufruir de todos esses benefícios, uma das maneiras mais populares de consumo da leguminosa é o chá feito dos grãos de feijão azuki. Veja como preparar:

Chá de Feijão Azuki

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de feijão azuki;
  • 1 tira de alga kombu;
  • 4 a 6 xícaras de água.

Preparo e consumo

Primeiro é importante deixar o feijão azuki de molho por, no mínimo, quatro horas, porém, o ideal é deixar pernoitar. Após isso, descarte a água utilizada e coloque os grãos em uma panela ou bule junto com as xícaras de água e a alga kombu e leve ao fogo.

Assim que começar a ferver, diminua a intensidade da chama para o mínimo e deixe cozinhar por 30 minutos. Após isso, basta coar o líquido para que a alga e os feijões sejam descartados e beber o caldo ainda quente.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.