Publicado por Redação

O chá taiwanês é uma mistura de chá preto gelado, leite, xarope de fruta e bolinhas de tapioca, sendo desde a década de 80 uma das bebidas mais típicas do país que deu nome a bebida. Mas além de ser bastante popular em Taiwan, a peculiar receita também se tornou famosa no Brasil, onde já existem algumas franquias especializadas na venda do produto.

Uma empresa localizada em Belo Horizonte trouxe para o Brasil a bebida taiwanesa feita com a erva e bolhas de frutas. O “Bubble Mix” possui mais de dez empresas brasileiras que estão apostando no mercado do chá de Taiwan.

O investimento para abrir uma empresa com esse tipo de especialidade custa em torno de R$ 160 mil, com taxas, instalação e capital de giro já inclusos, segundo o site Novo Negócio.

Em entrevista publicado no Gazeta do Povo, a especialista em chás e proprietária da Caminho do Chá, Daniele Lieuthier, comentou sobre a apreciação da bebida em Taiwan. “O bubble tea é tão popular em Taiwan quanto o brigadeiro é por aqui”, revela.

A receita do chá também pode ter versões adaptadas. Existem alguns tipos da bebida que levam ingredientes como leite condensado, chá verde, leite de coco, gelatina em cubos, xarope de frutas, entre diversos outros. “Já experimentei um bubble tea em que as bolinhas de tapioca explodiam na boca, liberando um sabor diferente”, contou Daniele.

Como fazer chá de Taiwan

As franquias de chás de Taiwan estão ganhando os brasileiros

O bubble tea é tão popular em Taiwan quanto o brigadeiro no Brasil (Foto: depositphotos)

Ingredientes

-1 manga madura;
-200 ml de leite desnatado;
-100 ml de pérolas de sagu (tapioca);
-Chá de folhas de Camellia sinensis (ou 1 saquinho de chá verde com jasmin);
-2 colheres (de sopa) de açúcar;
-100 ml de água;
-Mel a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe as pérolas de sagu e, depois de prontas, coloque-as em um recipiente, deixando umas colheres da água do cozimento para evitar que elas grudem umas nas outras. Adicione o mel e o açúcar e misture com o sagu.

Prepare o chá preto como de costume. Depois de pronto, coe a bebida e deixa esfriar na geladeira por aproximadamente 15 minutos.

Corte a manga em pequenos pedaços e coloque-os em um liquidificador junto com leite desnatado, água e açúcar a gosto. Bata até formar uma mistura homogênea. Junte o suco de manga com o chá gelado e as pérolas de sagu. Se preferir, acrescente pedras de gelo.

Veja também: Benefícios e propriedades do chá de Moçambique

Benefícios e propriedades do chá de Taiwan

Os ingredientes principais que formam o chá de Taiwan são ricos em proteínas, aminoácidos, vitaminas, carboidratos, substâncias minerais, entre diversos outros nutrientes.

A bebida é considerada uma excelente antioxidante natural, ajudando a proteger as células saudáveis dos danos que os radicais livres podem causar nelas.

Além disso, o chá de Taiwan também contribui para a redução do colesterol ruim, previne pressão alta, beneficia o coração e vasos sanguíneos e ainda ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Devido a Camellia sinensis presente no chá, a bebida é um estimulante natural (contém cafeína), diurético, emagrecedor, tem propriedades anti-cancerígenas e retarda o envelhecimento.

A fruta presente no chá também ajuda a melhorar a digestão, melhora a saúde da pele, fortalece o sistema imunológico e beneficia os olhos.

Já o sagu fortalece os ossos, promove ganho de peso saudável e ainda previne problemas como anemia.

Veja também: Os 150 anos do cultivo dos chás no Sri Lanka

Contraindicação do chá de Taiwan

O chá de Taiwan é uma bebida segura, mas se for consumida em excesso pode provocar alguns danos para à saúde.

O consumo exagerado da bebida pode provocar problemas como dores de cabeça e muscular, nervosismo, crise de ansiedade, problemas no estômago, taquicardia, vômitos, tonturas, diarreia, zumbido nos ouvidos, frequência urinária, colite, irritabilidade e gases.

Veja mais!