Escrito por em 09/01/2017 (atualização: 11/01/2017)

A gatária é uma planta medicinal que também recebe os nomes de erva dos gatos, erva de gato, erva gato e bálsamo do campo. As folhas da gatária podem ser usadas como ingredientes de um benéfico chá ou ainda ser consumida in natura para aliviar dores de cabeça e dente.

A bebida trata problemas de alergias, previne a ocorrência de espasmos no estômago, bronquite, catapora, diarreia, cólica, ajuda o organismo a eliminar os gases presos no tubo digestivo e nos intestinos e controla a transpiração e suor excessivo no corpo humano.

O chá de gatária também é conhecido pelo seu grande poder calmante natural, artrite, ansiedade, amenorreia, sarampo, urticárias, contusões, deslocamentos, dispepsia, doenças de movimento, dismenorreia e soluço.

Faça chá de gatária e trate sarampo e catapora

Foto: depositphotos

A infusão da planta também é uma ótima forma de aliviar problemas de febre, já que ajuda a estimular a produção do suor. Além de ser utilizada na forma de chá e in natura, as folhas da gatária também podem servir para banhos, ajudando a aliviar tensões musculares, nervosismo e cólicas.

Chá de gatária

Ingredientes

-5 g de gatária desidratada;
-200 ml de água

Modo de preparo

Ferva a água e acrescente as folhas de gatária. Deixe ferver por mais 3 minutos, desligue o fogo e abafe o recipiente por cerca de 10 minutos. Coe a bebida antes de consumi-la.