Publicado por Redação

A enxaqueca são crises de dor de cabeça que duram de horas a dias, podendo vir com enjoo, vômitos, sensibilidade à luz, barulho e cheiros. Em alguns casos ocorre visão embaçada, visão de pontos luminosos, cegueira parcial, fala embaralhada e formigamentos na face e corpo.

Tudo isso acontece por conta de um desequilíbrio químico no cérebro, provocado por hormônios e peptídeos. Não é fácil identificar as causas da enxaqueca, mas o estilo de vida e os hábitos do paciente influenciam, e muito, na manifestação da doença.

Alguns chás são armas poderosas no combate à enxaqueca. Conheça agora cinco receitas:

Chás contra enxaqueca

Essas 5 receitas de chás são as melhores para tratar enxaqueca

Foto: depositphotos

Chá de Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias. Isso faz com que ele seja um poderoso aliado no combate à enxaqueca. Veja como fazer o chá de gengibre:

– 50 gramas de gengibre fresco ralado;
– 1 litro de água;

Para fazer, coloque os ingredientes em uma panela. Em seguida, coloque no fogo até ferver. Depois disso, mantenha a mistura por mais 15 minutos. No final desse tempo, coe e tome o chá até três vezes por dia.

Chá de Hortelã

O hortelã combate às inflamações no organismo e tem propriedades calmantes e sedativas. Veja a receita do chá de hortelã e use-a a seu favor quando estiver em crise.

– 10 folhas de hortelã;
– 200 ml de água.

Misture e leve-as ao fogo por cerca de três minutos. No fim, coe e tome a bebida logo em seguida. O recomendado é que você não adoce.

Chá de Laranja

A laranja tem muita vitamina C e pode ser consumida para quem busca mais vigor e reposição de energia. A enxaqueca muitas vezes é fruto de um corpo fadigado. Por isso, invista no chá de laranja. Veja os ingredientes:

– Cascas de duas laranjas;
– 300 ml de água.

Deixe que ambos fervam por cerca de cinco minutos. Depois disso, esprema as laranjas dentro do chá, coe e, se preferir, coloque um pouco de mel para adoçar.

Chá de Camomila

Se a origem da sua enxaqueca é o estresse do dia a dia, o chá de camomila pode te ajudar. Anote os ingredientes:

– 1 colher (de chá) de flores de camomila;
– 1 xícara de água;
– Mel a gosto.

Coloque a água para ferver. Quando isso acontecer, desligue o fogo e só então acrescente as flores de camomila. Depois disso, tampe a panela e deixe apurar a mistura por cerca de cinco minutos. Por fim, coe e adoce com mel, se preferir.

Chá de Erva de limão

O limão também alivia as dores de cabeça e podem prevenir a enxaqueca. Para isso, faça a receita abaixo descrita:

– Casca de um limão;
– 500 ml de água.

Deixe ferver as cascas na água por, aproximadamente, cinco minutos, e depois esprema o sumo do limão dentro. Tampe a panela e espere mais cinco minutos. Por fim, coa e beba à vontade.

Veja mais!