Escrito por em 13/03/2017

Menyanthus trifolia é o nome científico dado a menianto, planta que pertence à família das Gencianaceas. É uma planta aquática e ainda pouco conhecida, contudo muito benéfica à saúde do organismo humano.

As propriedades medicinais desta planta podem ser encontradas nas folhas, rizomas ou nas sumidades florais. Para saber como usar esta planta, basta continuar lendo este artigo do Chá Benefícios.

Propriedades e benefícios do chá de menianto

Enjoa em viagens? O chá de menianto elimina o desconforto

Foto: depositphotos

  • Enemagoga;
  • Febrífuga;
  • Tônica.

Por ser antifebril, menianto é uma erva indicada para minimizar sintomas que afetam o organismo durante uma gripe, resfriado ou outros problemas que provocam o aumento da temperatura do corpo.

Além disso, a planta também é indicada no tratamento de enjoos causados pelo balanço do mar, em uma viagem de carro, ônibus ou até mesmo avião. Neste caso, é possível eliminar o desconforto estomacal ou mesmo evitá-lo.

Como usar esta erva?

Em uma xícara de água fervente, coloque 150 g das folhas de menianto picadinhas. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o chá de menianto e sirva para o consumo. Não acrescente açúcar, mel ou qualquer outros tipos de adoçantes.

Beba o chá sempre que se sentir enjoada ou antes mesmo para evitar o desconforto estomacal. Mas é importante não exagerar no consumo diário, pois esta mesma bebida pode causar problemas inversos.

Cuidados especiais com o uso

Tratamentos naturais também necessitam de cuidados especiais na hora do consumo, tendo em vista que eles também possuem propriedades contraindicadas para alguns organismo, como por exemplo mulheres que estão em período de lactação, grávidas e crianças menores de 6 anos de idade.