Publicado por Redação

Entre o público feminino, uma das condições que gera mais desconforto e mexe com a vaidade é a celulite. Entre as causas mais frequentes para o aparecimento delas, destaque para o acúmulo de gordura, a retenção de líquidos e toxinas, a flacidez e as fibroses.

O mercado da estética oferece muitos tratamentos que prometem acabar de vez com elas, mas você sabia que algumas plantas possuem esse poder?

O que são celulites?

A celulite é uma infecção bacteriana que acontece na camada interna da pele, ou seja subcutânea. Essa condição é causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Isso faz com que essas células fiquem cheias e endurecidas, causando desníveis e nódulos. Na camada externa, ela pode ser facilmente identificada devido a aparência de furinhos, semelhante a uma casca de laranja.

Detone a celulite para sempre com essa receita de chá

Foto: depositphotos

Geralmente, a celulite é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, somado a alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. Essa é uma condição que não representa risco de saúde para os pacientes, mas, sobretudo entre as mulheres, gera sensação de desconforto, o que está diretamente ligado a autoestima delas.

Ação das ervas contra a celulite

As propriedades naturais que algumas plantas apresentam podem ajudar a combater uma série de doenças. Essa comprovação vale também quando o assunto são as celulites. Para dispor dessas propriedades, basta prestar atenção àquelas plantas que possuem efeito desintoxicante, que estimulam a circulação sanguínea e combatem a retenção de líquido.

Baseado nesses conhecimentos, os pesquisadores estão percebendo o quanto os chás podem ser aliados no tratamento contra a celulite. Porém, para fazer uso de qualquer tipo de chá, antes, a dica é que o médico seja consultado. Dependendo do organismo do paciente, certos chás podem provocar efeitos inesperados, mesmo se tratando de ingredientes naturais.

Chás para combater a celulite

Se depender da propriedade natural que algumas plantas apresentam, o combate a celulite vai ser bem fácil. Porém, é necessário que você siga algumas orientações, já que o processo de combate a celulite depende da realização de algumas fases. Lembrando que todas elas são  baseadas na utilização de ingredientes naturais que podem ser facilmente encontrados.

1ª parte

Para dar início ao processo de tratamento, é necessário que você realize uma limpeza no seu organismo. Para isso, nada melhor do que contar com as ervas que possuem efeito desintoxicante. Elas vão agir diretamente no sistema circulatório, eliminando as toxinas que acabam prejudicando os gânglios linfáticos. Para isso você pode utilizar a salsaparrilha e o dente-de-leão.

Para preparar o chá você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) de qualquer uma das ervas citadas anteriormente (salsaparrilha e o dente-de-leão). Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe a panela tampada e descansando por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todo o excesso de erva e a bebida estará pronta para ser ingerida.

2ª parte

Após a desintoxicação, a orientação agora é que a quantidade de gordura presente em algumas áreas do corpo sejam reduzidas. Isso porque, é entre as células adiposas que os líquidos se acumulam.  Uma ótima dica para conseguir o efeito de redução de medidas é através da utilização do chá de Camellia sinensis, que é uma planta nativa do nordeste da Índia e sul da China.

Na receita do chá você vai utilizar 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) de Camellia sinensis. Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe a panela tampada e descansando por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todo o excesso de erva e a bebida estará pronta para ser ingerida.

3º parte

Por fim, chegou a hora de realizar a última parte do processo para acabar de vez com as celulites através do efeito dos chás. Nesse ponto, você pode apostar nas propriedades medicinais de três poderosas ervas: chá verde, chá branco e chá preto. Todos esses tipos de ervas são originários da mesma planta, o que difere uma da outra é a oxidação das folhas.

Para preparar o chá você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) de qualquer uma das ervas citadas (chá verde, chá branco ou chá preto). Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe a panela tampada e descansando por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todo o excesso de erva e a bebida estará pronta para ser ingerida.

Considerações finais

Vale lembrar que é importante que você faça uso da erva fresca, evitando aquelas que vêm em saquinhos. Não é aconselhado o uso do açúcar, já que é bastante calórico e pode atrapalhar o processo de eliminação da celulite.

Veja mais!