Escrito por em 29/09/2015 (atualização: 12/01/2017)

Peças-chave de muitas e muitas dietas usadas para o emagrecimento, os chás têm se tornado cada dia mais populares. Os chás verde, amarelo, branco e mate são alguns da numerosa lista de ervas que ajudam no emagrecimento, além de eliminar a retenção de líquido. Chamados de chás detox, estes ainda geram inúmeras dúvidas quanto à forma de preparo e consumo, entre outras. Confira abaixo:

Como devo preparar o chá detox?

Para preparar, de uma forma geral, você deverá seguir os passos abaixo:

  1. Coloque 1 litro de água em um recipiente e leve ao fogo.
  2. Quando as primeiras bolhas surgirem, ainda antes de começar a ferver, desligue.
  3. Adicione 2 colheres de sopa da erva (Se ainda não está acostumado, comece com uma colher de sopa e depois aumente).
  4. Tampe e deixe abafado por 2 ou 3 minutos.
  5. Coe e consuma.
Conhecendo mais: tire suas dúvidas sobre os chás detox

Foto: Reprodução/ internet

Não gosto dos chás detox. Dá para melhorar o gosto?

Dá sim, isso vai muito de seu gosto mesmo. Você pode adicionar, por exemplo, cascas de frutas, como abacaxi e manga, por exemplo, maçã seca, ou ainda cidreira, hortelã e erva-doce, entre outras ervas que podem suavizar o sabor sem interferir nos efeitos esperados.

Para isso, quando levar a água ao fogo, já acrescente esse ingrediente adicional.

Como consumir para emagrecer?

Consuma cerca de cinco a seis xícaras ao dia para alcançar o emagrecimento, não ultrapassando 1,5 litros de chá. Quando em jejum, consuma ainda morno, mas nos demais horários, que são nos lanches da manhã e da tarde, e meia hora antes ou duas horas depois do almoço e do jantar, você pode tomar quente ou gelado, como preferir.

Adoçar ou não adoçar?

Se preferir, você pode adoçar, mas somente com uma colher de chá de mel ou de stevia, pois açúcares e adoçantes químicos podem acabar prejudicando os efeitos do chá, causando inclusive o efeito contrário.

Vale tomar o chá de saquinho?

Normalmente, os chás de saquinho têm várias partes da planta e, com isso, acaba perdendo um pouco a concentração dos princípios ativos. Se você só tiver acesso ao chá verde em sachê, por exemplo, fique atento à embalagem, escolhendo sempre aquela que contem informações sobre a planta usada, como sendo camellia sinensis.

Dicas adicionais

  • Para conservar a erva, armazene em local escuro, longe da umidade e em pacote bem fechado;
  • Beber grandes quantidades desses chás pode causar diurese. Cuidado.
  • Aqueles que têm problemas com insônia devem beber a última xícara de chá sempre antes das 17 h, sendo este o horário limite.
  • Não substitua a água diária pelo chá. Você deve consumir a quantidade indicada de água mais o chá.
  • O leite e seus derivados cortam o efeito do chá e, por isso, nunca os consuma em uma mesma refeição.

Contraindicações

Os chás detox são contraindicados para gestantes, pacientes com gastrite ou hipertensão. Se fizer uso de medicamentos contínuos, pergunte ao seu médico se é possível consumir o chá.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.