Publicado por Redação

Como diria o ditado popular, “quem avisa amigo é”. Por esta razão, as vovós e seus respectivos remédios caseiros deveriam ganhar mais credibilidade, pois segundo a ciência muitas ervas possuem propriedades medicinais capazes de tratar e evitar doenças, assim como sua querida avó já lhe dizia.

Entre tantas opções que a natureza proporciona, o Chá Benefícios trouxe quatro potentes ervas que são excelentes métodos naturais para tratar problemas de saúde simples, são elas: camomila, carqueja, boldo e erva doce.

Ervas para tratar doenças

Camomila

4 incríveis ervas para chás que curam doenças - Camomila

Foto: Pixabay

A propriedade terapêutica mais conhecida da Camomila é a ação calmante, mas esta erva também é considerada antiespasmódica, cicatrizante, digestiva, anticancerígena e imunoprotetora.

Desta forma, é possível dizer que com esta mesma planta é possível tratar tanto o estresse, como espasmos musculares, problemas digestivos e ferimentos. Além disso, pode ajudar a evitar a proliferação de células cancerígenas e ainda reforçar o sistema imunológico.

Para preparar o chá de camomila, basta usar de duas a três colheres (de chá) de flores secas da planta por xícara de água fervente. Tampar a mistura e aguardar a infusão ficar pronta após 10 minutos. Depois é só coar e consumir, podendo ser usada ainda para tratamentos de cabelos e da pele.

Carqueja

4 incríveis ervas para chás que curam doenças - Carqueja

Foto: Pixabay

Mesmo produzindo um chá de gosto amargo e que não agrada a maioria das pessoas, a carqueja é uma erva extremamente benéfica à saúde humana. Isto porque, ela é considerada um tônico estomacal, uma planta diurética, depurativa e antidiabética.

Assim, o chá de carqueja pode ser usado para tratar afecções gástricas, intestinais, hepáticas e biliares. Também é aplicado quando se deseja purificar o sangue e o organismo de toxinas. Além disso, pode combater a diabetes, uma vez que baixa o nível da glicose na corrente sanguínea.

Quem deseja aproveitar de todos estes benefícios precisa preparar o chá de carqueja, que é bem simples. Para ter bons resultados precisa apenas seguir a proporção de 20 g de folhas picadas para um litro de água fervente. Deixar a mistura em infusão e após 10 minutos, coar e beber. Contudo, vale ressaltar que assim como outras ervas, a carqueja não deve ser consumida durante o período de amamentação.

Boldo

4 incríveis ervas para chás que curam doenças - Boldo

Foto: depositphotos

O chá de boldo é um dos chás que você deve ter em casa sempre, uma vez que ele é apropriado para tratar problemas estomacais, situações bem comuns no dia a dia das pessoas.

Má digestão, gases, azia, gastrite, prisão de ventre e vesícula biliar são algumas das dificuldades que podem ser tratadas com o chá de boldo. Este mesmo remédio caseiro ainda ameniza os sintomas decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas. Além desses benefícios, o boldo ainda possui um poder calmante, de forma mais timidamente.

Diante de tantos efeitos benéficos à saúde, fica difícil não preparar uma xícara de chá de boldo, o qual pode ser feito através da ebulição de uma colher (de sobremesa) de folhas picadas da planta e uma xícara de água filtrada. Basta colocar os ingredientes em uma panela, levar ao fogo e esperar ferver. Depois de cinco minutos, o fogo deve ser desligado e o chá, antes de ser consumido, precisa ficar abafado por mais cinco minutos.

Erva doce

4 incríveis ervas para chás que curam doenças - Erva Doce

Foto: depositphotos

Antiespasmódica, estimulante, relaxante, antirreumática e relaxante muscular. Estas são as propriedades medicinais da erva-doce, que ao serem somadas com os nutrientes desta planta, podem tratar diversas doenças.

Desta maneira, é possível dizer que esta erva trata problemas digestivos e intestinais, estimula o apetite, combate a tosse e ainda elimina dores, inclusive as cólicas provocadas no período menstrual. Além disso, a planta pode ser usada em tratamentos estéticos caseiros, melhorando a pele.

Para aproveitar estes benefícios é preciso preparar um chá da planta usando três colheres (de sopa) de sementes de erva doce secas em um litro de água fervente. Após misturar estes ingredientes, deixe o chá em infusão por 10 minutos. Em seguida, só é necessário coar antes de ingerir.

Veja mais!