Publicado por Redação

Sempre recomendados pela maioria das “vovós”, os chás são boas opções para combater e evitar doenças, além, claro, de serem baratos e facilmente encontrados. Mesmo sendo feitos em sua maioria, de ervas naturais, a quantidade máxima de xícaras de chá diária, não pode passar de cinco.

Alguns chás, como o “chá mate”, por exemplo, são ricos em cafeína e devem ser evitados após às 18h, para que não haja uma interferência no sono. Conheça a seguir as propriedades de alguns chás que, de tão úteis, você deveria ter sempre em casa.

Conheça 10 chás que você deve ter sempre em casa

Foto: Pixabay

Chá de erva cidreira

Além de ser muito saboroso, o chá de erva cidreira ou chá de melissa possui óleos essenciais que o torna calmante e relaxante, um ótimo induzidor do sono, o que faz ele ser muito indicado a pessoas que têm dificuldades para dormir. A erva também ajuda a combater problemas digestivos, como gases ou azia após as refeições.

Chá de alecrim

Rico em vários minerais e vitaminas como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, o chá de alecrim é considerado um tônico para o fígado, além de possuir muitas outras funções, entre elas, desintoxicante, digestivo, antiespasmódico, antifúngico e anti-inflamatório. Ele ajuda a combater cólicas, tanto renal quanto a menstrual, também ajuda a combater a candidíase, uma infecção vaginal que é causada por um fungo. Além de todas essas vantagens, a erva ainda auxilia na perda de peso por proporcionar uma sensação de saciedade a quem bebe o chá.

Chá mate

Muito popular na região sul do país, o chá mate, além de ser um ótimo antioxidante, é um forte aliado no emagrecimento, pois possui ação termogênica, a qual acelera o metabolismo. Além disso, ele também combate o envelhecimento precoce. Mas atenção: é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida, uma vez que o chá contém cafeína e pode interferir no sono a depender do horário que é consumido.

Chá de erva doce

Um dos chás mais populares e utilizados (inclusive por bebês), a erva doce possui propriedades relaxantes, atua no combate a cólicas, promove o alívio de gases e normaliza a circulação sanguínea.

Chá de hortelã

Possui propriedades antifúngicas e antiparasitas, que ajudam a combater fungos e bactérias que atacam o intestino. Por ser um chá digestivo, ajuda a estimular o funcionamento do sistema digestivo e auxilia a combater azia e gases.

Chá de limão

Rico em vitamina C, o fruto tem ação antioxidante e alcalinizante, o que faz com que o PH do sangue fique ideal para evitar a perda de nutrientes e garantir o bom funcionamento do organismo. Se feito com a casca, o chá tem efeito desintoxicante e, aliado ao mel, ajuda em gripes e resfriados.

Chá de camomila

Esta é, certamente, a erva mais conhecida quando se trata de chá com efeito calmante. A camomila também é uma forte aliada para combater a gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações em geral.

Chá de gengibre

Contém compostos naturais que ajudam a prevenir inúmeras doenças, como câncer, Alzheimer, síndrome do intestino irritável, gripes e ainda alivia congestão nasal e combate problemas respiratórios, além de fortalecer o sistema imunológico.

Chá de hibisco

É rico em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos, que proporcionam diversos benefícios, entre eles, ação diurética, que auxilia na digestão e ainda acelera o metabolismo.

Chá de boldo

É um ótimo remédio natural para curar problemas eventuais de digestão, suores frios e problemas de fígado. Por ter forte ação diurética, ajuda em casos de dietas de emagrecimento ou reeducação alimentar.

Veja mais!