Escrito por em 20/12/2017

Tem dias que não são nada fáceis, sobretudo para quem tem uma rotina bastante atribulada. Nesse sentido, é quase que impossível se esquivar do aparecimento das tão incômodas dores de cabeça, ou até, quem sabe, problemas no fígado devido aquela refeição feita às pressas ou que não caiu bem.

Pensando em minimizar esses incômodos, o fitoterapeuta Naturopata André Resende criou uma receita, com base em produtos naturais, que promete ser tiro e queda. Alguns desses ingredientes possuem propriedades que, se combinadas, trazem uma série de efeitos positivos para o organismo.

Plantas que resolvem a dor de cabeça

Antes de conhecer a receita capaz de acabar com as enxaquecas e os problemas no fígado, preste atenção nas propriedades curativas de algumas das ervas usadas no preparo do chá:

Receita prática de chá para tratar dor de cabeça e incômodos no fígado pode ser feita com seis ervas

Verbena e angélica são plantas que combatem esses desconfortos (Foto: depositphotos)

Planta Angélica

Essa espécie possui efeito tônico e estimulante das funções do aparelho digestivo. Ela possui ação sedativa, equilibradora do sistema nervoso, digestiva e espasmolítica. Entre seus benefícios estão a eliminação dos gases e fermentações intestinais, o aumento da secreção de sucos gástricos e combate à depressão.

Dente de leão

A planta é rica em vitaminas, sais minerais, proteínas e tiamina. Ela possui efeito desintoxicante, sendo usada na limpeza do organismo. No fígado, a planta ajuda a eliminar as toxinas do sangue e desobstruir os canais biliares.

Veja também: 3 chás poderosos para acabar de vez com a dor de cabeça

Pariparoba

A planta possui óleo essencial em suas folhas que é útil na aromaterapia. Além disso, o tratamento e controle dos radicais livres vêm sendo estudado por meio da pariparoba devido às suas propriedades antioxidantes.

Verbena

A erva possui efeito calmante, sendo usada contra o nervosismo e outros distúrbios no intestino ou gástricos relacionados ao estresse.

Chá para acabar com enxaqueca e problemas no fígado

Ingredientes

  • Um punhado de planta Angélica;
  • Um punhado de dente de leão;
  • Um punhado de pariparoba;
  • Um punhado de verbena;
  • Um punhado de carqueja doce;
  • Um punhado de hortelã;
  • Um litro de água filtrada.

Modo de preparo

Na lista de ingredientes, entenda esse punhado como a quantidade que você apanha com a ponta dos dedos. Depois disso, o primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que ela atingir o ponto de ebulição, coloque todas as ervas junto a água.

Deixe ferver por 20 minutos e depois desligue o fogo. Espere esfriar um pouco, deixando a panela tampada. Em seguida, use uma peneira para separar todas as ervas do líquido.

Seguindo as recomendações de uso do fitoterapeuta Naturopata André Resende, o tratamento com o chá deve ser feito através de cinco doses diárias.

Veja tambémChá de losna do mato combate diarreia, enxaqueca e cólicas

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.