Por Redação em 04/09/2018

Quer aprender como fazer o chá de goji berry? Então fique de olho nesse artigo que o Chá Benefícios preparou para você. Além de conhecer todo o passo a passo do preparo, você terá oportunidade de ficar por dentro de muitos outros detalhes.

O goji berry é uma fruta pequena, cítrica e vermelha originária da região do Himalaia, na Ásia. Apesar de ter ganhado fama recentemente, ela é utilizada há milhares de anos pela medicina tradicional chinesa.

A presença de substâncias benéficas, assim como sais minerais e vitaminas, fez com que o consumo da fruta, sobretudo como chá, agregasse muitas vantagens a saúde e ao bom funcionamento do corpo como um todo.

Como se ainda não bastasse, o goji berry é classificado como um superalimento. É bom destacar que, antes de fazer uso do chá, seja para qual for o objetivo, o mais viável é consultar um médico. Isso vai garantir o uso responsável do ingrediente.

Como fazer chá de goji berry

Uma das formas mais comuns de incluir o goji berry no dia a dia é a partir do preparo do chá. Este, por sua vez, pode ser concebido a partir da utilização da fruta natural ou da fruta desidratada.

Goji berry desidratada

O chá dessa fruta é possível ser feito de duas maneiras: com a fruta natural ou desidratada (Foto: depositphotos)

Como fazer uso da fruta natural

Para tanto, você vai precisar de 200 ml de água quente e 1 colher (de sopa) de goji berry natural. Junte a água quente com a fruta e deixe ela descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, basta coar e ingerir.

Como consumir a fruta desidratada

Para preparar o chá de goji berry a partir da fruta desidratada, você vai precisar de 1 litro de água e 1 xícara de goji berry desidratado. Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver junto com a fruta.

Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, pegue uma peneira e passe o chá por ela. Logo em seguida, basta ingerir.

Veja também: 20 opções de chás naturais para emagrecer

Benefícios do de goji berry

O goji berry possui muitos benefícios para o corpo. Só para se ter ideia, ele contém minerais como ferro, cobre, cálcio, potássio, selênio e zinco, nutrientes como betacaroteno, zeaxantina, luteína, licopeno e criptoxantina.

“Ele contém 21 minerais, importantes na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, manutenção da pressão dentro e fora das células, e função protetora diminuindo os riscos de doenças”, diz o médico Juliano Pimentel.

Na sua composição também podem ser destacadas a presença de vitaminas A, B1, B2, B6 e E. Aminoácidos, proteínas e fibra alimentar completam a lista. Para saber mais sobre os benefícios vinculados a fruta, fique de olho na lista:

  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Aumento da disposição
  • Melhora do humor
  • Poder antioxidante
  • Fortalecimento dos músculos
  • Proteção ao coração
  • Combate ao câncer
  • Previne diabetes
  • Fortalecimento da visão
  • Proteção ao cérebro
  • Combate à celulite

Depois de conhecer todos os benefícios vinculados ao consumo do goji berry, agora chegou o momento de conhecer um pouco mais sobre cada um deles. Fique de olho e aprenda mais sobre a ingrediente.

Fortalecimento do sistema imunológico

A concentração de vitamina C presente no goji berry induz o aumento da produção de glóbulos brancos e dos níveis de anticorpos no organismo. Dessa forma, o paciente fica protegido de algumas doenças.

Aumento da disposição

A partir do consumo regular de goji berry é possível sentir uma melhora na resistência física. Isso acontece justamente pelo fato do ingrediente induzir a circulação sanguínea e a melhor utilização do oxigênio do corpo.

Melhora do humor

O consumo do goji berry combate a produção de cortisol. Isso acaba sendo reflexo no humor do paciente. Sendo assim, o estresse é combatido. A presença da vitamina B6 estimula a produção da serotonina, que proporciona uma sensação de bem-estar.

Poder antioxidante

A presença de carotenoides e vitamina C faz com que a goji berry agregue poderes antioxidantes. A vantagem disso para o corpo é que o envelhecimento natural das células e tecidos pode ser combatido.

Fortalecimento dos músculos

O goji berry apresenta nutrientes como o potássio, glutamina, arginina e cromo que possibilitam um ganho no que diz respeito ao fortalecimento muscular. Quando casado com a dieta, essas propriedades fortalecem os músculos.

Proteção ao coração

A presença de vitaminas C, E e A faz com que a oxidação do colesterol ruim, LDL, diminua. O beta-sisterol presente no goji berry estabilizar os níveis do colesterol. Sendo assim, o risco de contrair doenças que possam afetar o coração é diminuído drasticamente.

Combate ao câncer

Os polissacarídeos, substâncias presentes no goji berry, possuem a propriedade de inibir a proliferação de células HeLa. Dessa forma, alguns tipos de cânceres podem ser evitados. Entre os principais estão: o câncer de colón e de colo de útero.

Previne diabetes

A presença de polissacarídeos faz com que o goji berry seja indicado para ser consumido entre os pacientes com diabetes. A substância produz um efeito hipoglicemiante, melhorando não só a glicemia de jejum como níveis de colesterol total e triglicérides.

Veja tambémMelhor chá para diabetes

Fortalecimento da visão

O goji berry é conhecido como a maior fonte de carotenoides disponível na natureza. Em outras palavras, isso agrega a ela a função de prevenir e auxiliar a saúde da visão. Outra substãncia também presente na fruta, a zeaxantinas, melhora a função da retina.

Proteção ao cérebro

A ação dos ácidos graxos, das vitaminas do complexo B e dos antioxidantes do goji berry faz com que o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso sejam regulados. Dessa forma, problemas neurológicos podem ser evitados.

Combate à celulite

O goji berry é rico em beta-sisterol, um nutriente que possui ação anti-inflamatória. Dessa forma, ele atua diretamente na melhora da celulite. O alto teor de fibras e o beta-sisterol estabilizam os níveis de colesterol, que podem contribuir para o aparecimento das celulites.

Chá de goji berry emagrece?

Chegou a hora de responder uma das perguntas mais recorrentes quando o assunto diz respeito a utilização do goji berry: chá de goji berry emagrece? A resposta é bem simples, sim! Porém, é preciso algumas adequações na sua rotina.

Isso é possível justamente pelo fato do goji berry acelerar o metabolismo. Na prática, isso vai induzir a queima de calorias no corpo, inclusive na região abdominal, tida como uma das mais complicadas de serem eliminadas.

Chá de goji berry

Por acelerar o metabolismo, esse chá consegue emagrecer sim (Foto: depositphotos)

“Uma pesquisa publicada em 2011 no Journal of the American College of Nutrition, mostrou que a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias, foi capaz de reduzir a gordura abdominal, e aumentar as taxas metabólicas”, atestou Pimentel.

Porém, para que tudo isso seja possível, acreditar única e exclusivamente no poder do chá de goji berry não é a saída mais indicada. O paciente tem de fazer uma adequação alimentar, cortando gorduras e frituras do cardápio.

Junto a isso, incluir a prática de atividades físicas também ajuda nos resultados de todo o processo de emagrecimento. Falando em atividades físicas, a fruta é capaz de dar mais energia para cumprir todos os exercícios programados.

Na dúvida, não deixe de entrar em contato com o seu médico, nutricionista ou especialista em atividades físicas. Tudo isso ajuda a tornar o uso do chá de goji berry consciente e seguro.

Veja também: Saiba tudo acerca dos chás que afinam a silhueta e desintoxicam o corpo

Cuidados no consumo do chá de goji berry

Mesmo se tratando de um ingrediente natural, o uso do chá de goji berry deve ser prescrito e supervisionado por um médico, já que ele pode trazer algumas consequências para a saúde do paciente.

De antemão, pacientes que fazem uso de anticoagulantes, de remédios para pressão ou de remédios para glicemia devem evitar o consumo dessa bebida, assim como as mulheres grávidas e que estão em processo de amamentação.

O chá de goji berry no dia a dia

Depois de tomar conhecimento sobre todas as propriedades do chá de goji berry, assim como o passo a passo para preparar a bebida, agora você já pode seguir com a inclusão do mesmo na sua dieta.

Não esqueça de levar em consideração todos os alertas para que isso não cause nenhum problema para a sua saúde. Em qualquer dúvida existente, não hesite em procurar um profissional para saná-las.