Publicado por Redação

Originária do continente africano, a sene é pertencente da família Cesalpiniáceas e tem propriedades que podem ser usadas no mundo da medicina alternativa. Saiba como preparar o chá da erva e usufrua dos benefícios trazidos pela planta.

Vale lembrar que antes de começar qualquer tratamento natural para combater dores, doenças e demais problemas, procure sempre se consultar com um médico para que ele acompanhe mais de perto cada caso.

Benefícios do chá de sene

Um dos efeitos mais conhecidos do chá de sene é o seu poder laxativo que, apesar de ser bastante potente, tem um efeito um pouco mais lento de acontecer. O resultado demora aproximadamente 10 horas para aparecer depois da bebida ser ingerida.

Um dos efeitos mais conhecidos do chá de sene é o seu poder laxativo

A ingestão dessa bebida não pode ultrapassar sete dias consecutivos (Foto: depositphotos)

Segundo o biólogo e especialista em planta, Daniel Forjaz, a sene tem um efeito laxante muito eficaz. “Pessoas que sofrem de prisão de ventre e constipação intestinal costumam usar o sene para melhorar suas funções intestinais e isso realmente funciona”, revela.

O sene irrita as paredes do intestino e os princípios ativos da erva impedem que o órgão absorva água. O resultado são fezes cheias de água e, consequentemente, moles.

Veja também: Chás para o intestino

Efeitos colaterais e contra indicações

Consumir chá de sene em altas dosagens pode causar vômitos, perda de eletrólitos e de minerais, como o potássio e cólicas abdominais muito fortes. A ingestão da bebida deve ser realizada esporadicamente e com cuidados, preferencialmente acompanhada de algum especialista.

A erva é muito forte e por isso nem todas as pessoas devem consumir o chá de sene. Aquelas que possuem intestino sensível ou sofrem de inflamações no órgão ou apendicite devem evitar a bebida natural.

Pessoas que sentem fortes dores abdominais, mas que desconhecem a causa, não devem consumir o chá de sene. Pacientes com colite, inflamação no útero e constipação crônica devem suspender a ingestão da bebida.

Mulheres que estão em processo de amamentação ou gestantes também devem evitar o consumo da bebida. O chá de sene pode causar danos à saúde do feito ou da mãe.

Crianças menores de 12 anos só devem consumir o chá depois da liberação de um especialista da área de saúde.

Como consumir o sene?

Ingredientes

  • 150 ml de água;
  • 1 colher (de café) de folhas secas ou de frutos secos de sene.

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo. Dois minutos depois, desligue o fogo e despeje a água fervida em uma xícara. Acrescente as folhas ou frutos no recipiente e deixe abafado por aproximadamente cinco minutos.

Para não ocorrer danos à saúde, o consumo do chá de sene não deve ultrapassar sete dias seguidos.

Procure ingerir a bebida no período noturno, preferencialmente antes de dormir.

Veja também: Chás que vão ajudar a regular os problemas da prisão de ventre

Onde encontrar sene

As ervas podem ser encontradas em farmácias homeopáticas, lojas naturais e até mesmo em alguns sites.

A sene também pode ser encontrada em fórmula de cápsulas e xaropes à base de sene e grânulos (que são acrescentados na alimentação).

As folhas da sene são a melhor maneira de aproveitar os benefícios trazidos pela planta através do chá natural da erva.

Veja também: Chá de sene emagrece?

Veja mais!