Publicado por Redação

O orégano é um dos ingredientes mais usados em receitas de pizza e tortas salgadas, por exemplo. Mas o que poucas pessoas sabem é que a erva também pode ser utilizada para servir um delicioso e benéfico chá. Aprenda como fazer a bebida.

Além de ser encontrado na forma desidratada, como geralmente conhecemos, o orégano também pode ser consumido como óleo ou ainda com suas folhas frescas.

Chá de orégano

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de orégano;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Coloque as folhas de orégano em uma xícara separada e leve somente a água para ferver. Depois de esquentada, despeje a água no recipiente com as ervas e tome assim que esfriar.

O consumo do chá de orégano deve ser feito até três vezes ao dia, sem que se ultrapasse o limite de 12 horas entre um consumo e outro.

O chá de orégano pode ser utilizado para diversos fins medicinais

A erva é capaz de prevenir o ganho de peso através redução da inflamação no tecido adiposo branco (Foto: depositphotos)

Benefícios do chá de orégano

Segundo o especialista Juliano Pimentel o chá de orégano pode ser utilizado para diversos fins medicinais, tanto para o tratamentos naturais no combate e prevenção de diversas doenças, como para a perca de peso.

Emagrece

A bebida natural também ajuda a emagrecer pois reduz o apetite, retarda a absorção de alimentos e ainda prolonga a sensação de saciedade.

“Devido ao carvacrol presente no orégano, a erva é capaz de prevenir o ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco”, revela Juliano.

Veja também: Orégano e cravo podem matar mosquito transmissor do zika vírus

Alivia cólicas

O chá é uma ótima forma natural de combater as dores causadas pelas cólicas. Além disso, o orégano também ajuda a regular o ciclo menstrual e pode prevenir a menopausa precoce.

Trata dores musculares

Segundo o especialista, o chá de orégano também pode ser utilizado como um relaxante muscular, principalmente para tratar dores nas costas e distensões musculares leves.

Auxilia a digestão

O chá de orégano ajuda a tratar problemas de má digestão, flatulência e sensação de estufamento. A bebida também estimula a secreção de bile pelo fígado, o que facilita a digestão de gorduras e melhora a absorção dos nutrientes.

Veja tambémEfeitos colaterais: descubra os do chá de orégano

Trata gripes e resfriados

Além de aumentar a imunidade, o chá de orégano é ótimo para tratar e prevenir gripes e resfriados. Para combater os problemas, a ingestão da bebida deve ser feita por, pelo menos, cinco dias.

Combate doenças respiratórias

Os carvacrol, os terpenos e flavonoides presentes no orégano ajudam a purificar o pulmão. Além de tratar gripes e resfriados, o chá também combate doenças respiratórias, como bronquite e asma.

Contraindicações

Altas dosagens do chá de orégano podem provocar alergias na pele e vômitos. Gestantes e lactantes só devem consumir a bebida sob acompanhamento de um especialista da área de saúde.

Veja também: Conheça as cinco plantas ‘amigas’ e aliadas do coração

Veja mais!