Escrito por em 15/12/2017

Na lista dos ingredientes naturais que podem apresentar infinitos benefícios à saúde humana, a fruta noni ocupa uma das primeiras posições. Para incluí-la no dia a dia, além da forma in natura, o ingrediente também pode ser consumido na forma de chá.

Além de ser bastante fácil de ser preparado, o chá de noni conserva todas as propriedades benéficas da fruta. Devido a sua popularização, hoje a noni é mais fácil de ser encontrada em supermercados ou hortifrutis.

Originária do sudeste asiático, a Morinda Citrifolia, a fruta noni, já faz parte do cardápio de países como Polinésia, Taiti, Malásia e China. Suas características físicas são bastantes peculiares, sendo dificilmente confundida.

Chá de noni

A fruta noni é rica em vitaminas dos complexos A, B, C e E

100g de noni apresenta 2,7 vezes mais vitamina C do que o recomendado para o consumo diário (Foto: depositphotos)

Depois de ter uma leve amostra dos poderes da fruta noni, chegou a hora de aprender a preparar o chá da fruta. Quanto à utilização da fruta, para facilitar a vida das pessoas, ela pode ser usada na forma natural ou seca. Veja como preparar:

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 2 colheres (de sopa) de folhas de noni (secas ou verdes).

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas da fruta. Deixe descansar por 10 minutos. Não esqueça de tampar a panela para ajudar no processo de infusão.

Passado esse tempo, pegue uma peneira e use-a para remover as folhas usadas no preparo da bebida. Logo em seguida, o chá estará pronto para ser consumido. A recomendação é que o chá seja ingerido uma hora antes do jantar ou do almoço.

Veja também: Conheça os chás mais saborosos e gostosos do Planeta

Propriedades do chá de noni

Se você ficou curioso quanto às propriedades benéficas do chá de noni, chegou a hora de conhecer todas elas. A fruta noni é rica em vitaminas dos complexos A, B, C e E, além do mais ela possui sais minerais como cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo.

Ela possui polifenóis, carboidratos, proteínas, ômega 6 e óxido nítrico. “O noni representa a fruta da saúde e da longevidade. Essa fruta já é conhecida há mais de dois mil anos. Em alguns países ela é conhecida como fruta milagrosa e muito respeitada”, afirma o médico e cientista Augusto Vinhólis.

O chá de noni também pode ser usado para retardar o envelhecimento natural das células e o aparecimento de doenças crônicas, tais como a diabetes, artrite, artrose, reumatismo e hipertensão.

A bebida também ajuda no tratamento de cólicas, convulsões, tosse, estimula o fluxo menstrual, febre e prisão de ventre. A fruta faz bem para as articulações, constipação, catarata, úlcera gástrica, distúrbios renais e inchaço.

Veja também: Os principais benefícios dos 10 chás mais famosos

Nutricionalmente falando, 100g de noni apresenta 2,7 vezes mais vitamina C do que o recomendado para o consumo diário. O chá de noni tem o poder de melhorar a função sexual, tanto nos homens quanto nas mulheres.

“O noni possui 153 nutracêuticos, que são vitaminas, sais minerais e enzimas que ajudam no bom funcionamento do corpo”, enfatiza Vinhóis. Só para se ter ideia, a cenoura apresenta apenas um nutracêutico.

Outras propriedades do chá de noni

Devido à presença da ômega 6, a fruta noni em forma de chá também melhora a oxigenação do cérebro e a memória. Ela também evita doenças cardíacas, úlceras gástricas e problemas de circulação.

O noni é usado para combater problemas mais sérios de saúde, como destaca o biólogo e especialistas em plantas do canal Autor da Própria Saúde, Daniel Forjaz. “O grande chamariz do noni é o seu potencial anti-cancerígeno”.

A fruta noni também contém escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, que dilata os vasos sanguíneos e baixando a pressão arterial. O ingrediente também pode ser usado para combater inchaço causado por infecção parasitária.

Para as pessoas que sofrem com insônia, o chá de noni pode ser uma boa alternativa para resolver o problema. “No organismo, o noni aumenta a produção de melatonina, o hormônio que facilita o sono”, conta Forjaz.

Para finalizar, o chá de noni também pode auxiliar no processo de emagrecimento, sobretudo quando relaciona as propriedades desintoxicantes e diuréticas. A bebida vai ajudar a saciar a vontade de comer doce.

Porém, nenhum estudo mais aprofundado foi capaz de comprovar o efeito emagrecedor.

Cuidados quanto ao excesso de chá de noni

Mesmo se tratando de um produto natural, o consumo da fruta noni requer alguns cuidados. Por isso que é tão importante que a sua inclusão seja supervisionada por um médico.

Algumas pessoas desenvolveram reações não esperadas ao consumi-la. Entre elas, hepatite aguda, que é uma inflamação do fígado. Dependendo da intensidade do problema, um transplante hepático pode se fazer necessário.

Porém, esse é um efeito observado nas pessoas que consomem grandes quantidades da fruta por um período prolongado. De acordo com os especialistas médicos, o paciente pode correr até risco de morte.

“Em todos os casos que houve toxidade com o noni, ao suspender o consumo, o organismo volta as suas condições normais, seja com a hepatite ou problemas renais”, enfatiza Daniel Forjaz.

Veja também: Os chás mais populares em cada região do Brasil

Devido à alta concentração de potássio, pessoas com problemas renais devem consumir o chá de noni com moderação. “Nesses casos, o noni pode causar uma doença chamada hipercalemia, que é o excesso de potássio na corrente sanguínea”, alerta Forjaz.

Quanto às mulheres grávidas ou que estão em processo de amamentação não devem consumir o noni sem orientação médica. Isso vale também para as crianças menores de idade de 10 anos.