Escrito por em 22/12/2017

A maçã é uma fruta cheia de propriedades que está bastante presente na alimentação do ser humano. O que pouca gente sabe é que através do preparo do chá de maçã, vários outros benefícios à saúde também podem ser conquistados.

O chá de maçã possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Toda essa riqueza nutricional também está concentrada na casca da fruta. Por isso a bebida é preparada com a utilização da casca.

A maçã possui as mais diversas fontes terapêuticas, sendo indicada para auxiliar no processo digestivo, justamente por conter grandes quantidades de fibra. Ela também é depurativa do sangue, contém ferro e funciona como ótima antioxidante.

Como preparar o chá da maçã

Existem duas formas de fazer o chá de maçã

Você pode acrescentar pau de canela nesse chá (Foto: depositphotos)

Existem duas maneiras de preparar o chá da maçã. A primeira delas é feita apenas com a utilização da casca, já a outra, você também pode acrescentar paus de canela. Além de proporcionar um gosto diferente, outros benefícios podem ser agregados.

Veja como preparar os dois tipos de chá de maçã:

Chá de maçã

Ingredientes

  • 500 ml de água filtrada;
  • Casca de uma maçã.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, acrescente a casca da maçã e deixe ferver por 10 minutos. Quando o tempo for atingido, desligue o fogo e espere esfriar um pouco.

Antes de consumir, pegue uma peneira para que a casca da maçã utilizada no preparo seja removida com mais facilidade. A recomendação é que a ingestão diária do chá de maçã não ultrapasse as três xícaras.

Chá de maçã com canela

Ingredientes

  • 500 ml de água filtrada;
  • Casca de uma maçã;
  • Um pedaço da canela em pau.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver, assim como indicado na receita anterior. Assim que a água atingir o ponto de ebulição, acrescente a casca da maçã e a canela em pau. Deixe ferver por 10 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura descansar.

Veja também: Chá de maçã e canela: benefícios e propriedades

Para facilitar a retirada da casca da maçã e da canela em pau, use uma peneira. Depois, basta colocar o chá na xícara e consumir. Vale lembrar que a recomendação de ingestão diária do chá de maçã não deve ser superior a três xícaras.

Propriedades do chá de maçã

Rica em nutrientes, a maçã é considerada uma fruta extremamente saudável para o organismo. Dessa forma o chá que é preparado a partir da utilização da casca da fruta também é visto com essas referências.

Propriedades antioxidantes

O chá da casca da maçã ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e também das células, justamente por conter propriedades antioxidantes. Dessa forma é possível ter a pele muito mais bonita e com aspecto jovem por mais tempo.

O antioxidante presente na casca da maçã também atua no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças.

O consumo do chá de maçã também ajuda a protege às células nervosas. Dessa forma, ele combate o envelhecimento do cérebro e doenças como o Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.

O chá de maçã também combate a retenção de líquidos, desintoxicando o organismo e reduzindo o inchaço.

A maçã também faz bem ao aparelho respiratório. “Segundo a revista Health, comer pelo menos cinco maçãs por dia pode melhorar a função pulmonar, graças a um antioxidante chamado quercetina encontrado na pele de maçãs”, explica Falconi.

Veja também: Para quê serve chá verde com maçã e hortelã?

Maçã é rica em fibras

A casca da maçã é rica em fibras. Dessa forma, o chá preparado a partir da sua utilização ajuda na digestão, regula o intestino e a eliminam toxinas presentes no organismo.

“Uma maçã média possui, aproximadamente, quatro gramas de fibras. Uma parte disso está na forma de peritina que é um tipo de gel, uma fibra solúvel, que tem sido associada à redução dos níveis de colesterol ruim do organismo”, explica o terapeuta holístico Armando Falconi Filho.

Essa ação acaba protegendo o coração do desenvolvimento de doenças cardíacas e enfarte. Como se ainda não bastasse, as fibras ajudam a equilibrar o nível de açúcar do sangue, reduzindo o risco do surgimento da diabetes.

As fibras presentes na casca da maçã aumentam a sensação de saciedade, ajudando as pessoas que estão em busca do peso ideal. “O ácido ursólico está relacionado a um risco menor de obesidade. Segundo um recente estudo feito, ele aumenta a queima de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra”, afirma Falconi.

O chá de maçã para as mulheres

A saúde da mulher também é beneficiada com a utilização do chá de maçã. Aquelas que sofrem com os sintomas da menopausa devem incluir a bebida no seu dia a dia. A presença de flavonoide floridzina atua na proteção dos ossos e combate a osteoporose.

Vale lembrar que essas doenças citadas acima são bastante suscetíveis em mulheres que estão nessa fase da vida.

Veja também: Chá da casca de maçã é rico em benefícios

A casca da maçã também possui alta concentração de fitoquímicos, substâncias responsáveis por combater os cânceres de mama, útero e fígado. “Em 2007, um outro estudo encontrou compostos adicionais chamados cliterpenóides que parecem lutar contra o câncer do colo, fígado e mama”, testifica o terapeuta holístico.

Mesmo com todos esses benefícios associados ao chá de maçã, o mais aconselhável é que o médico seja consultado. Isso vai evitar uma série de complicações à saúde, sobretudo nas pessoas que são mais sensíveis.