Escrito por em 04/04/2018 (atualização: 10/05/2018)

Tem curiosidade para aprender como fazer chá de hortelã? Nesse artigo você vai poder conferir o passo a passo desse preparo, bem como informações diversas sobre os benefícios do hortelã, as doenças que trata e as que consegue evitar. Vamos ao texto.

Para quem planeja usar o chá de hortelã no dia a dia e ainda não sabe os reais benefícios da erva, chegou a hora de solucionar esse problema. Além do mais, você ainda terá oportunidade de aprender todos os segredos da sua preparação.

Antes de tudo, é bom que você saiba que o chá de hortelã é rico em sais minerais, com ênfase para o cálcio, potássio, ferro e fósforo, além das vitaminas A e C e também as do complexo B.

A lista de propriedades e benefícios do chá de hortelã é bastante extensa. Só para se ter ideia ele pode ser usado para aliviar problemas de estômago, auxiliar a digestão, aliviar náuseas, reforçar o sistema imunológico e até aliviar o estresse.

Mesmo se tratando de um ingrediente natural, antes de incluí-lo em qualquer rotina de tratamento natural, o mais aconselhável é que o médico seja consultado. Só ele possui conhecimento suficiente para certificar o uso seguro.

Como preparar o chá de hortelã

É possível tratar febre, diarreia e dor no estômago fazendo e tomando chá de hortelã

Essa bebida pode ser usada com o intuito da perda de peso (Foto: depositphotos)

Antes de seguir com toda a lista de benefícios da bebida quando aplicada para resolver os problemas de saúde, veja agora todo o passo a passo para preparar uma xícara de chá da bebida.

Ah! Antes, é importante ressaltar que cada uma das aplicações possíveis para o chá de hortelã, existe uma forma específica de prepará-lo, sobretudo porque na receita entra a utilização de outros ingredientes. Veja todas as possibilidades!

Veja também: Razões para tomar o chá de hortelã depois de comer

Chá de hortelã para emagrecer

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 6 folhas de hortelã;
  • 1 pau de canela;
  • 1 cm de raiz de gengibre.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque todos os ingredientes para ferver de uma só vez. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e deixe a mistura repousar por cinco minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para remover todos os ingredientes utilizados no preparo da bebida e o chá estará pronto para ser ingerido. Atenção! A recomendação é tomar o chá de hortelã sem adoçar.

Chá de hortelã para febre

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  •  5 g de laranja amarga;
  • 15 g de folhas de hortelã;
  • 70 g de flores de tília;
  • 10 g de erva rainha-dos-prados.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes de uma só vez.

Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, remova todos os ingredientes com uma peneira.

Para acabar com a febre, o chá deve ser ingerido várias vezes ao dia. Preste atenção, pois adoçar a bebida pode reduzir a sua eficácia.

Chá de hortelã para dor de estômago

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de chá) de folhas de hortelã frescas ou secas;
  • 1 colher (de chá) de raiz de alcaçuz esmagada;
  • Meia colher (de chá) de flores de camomila.

Modo de preparo

O primeiro passo é colocar a água para ferver. Antes que ela atinja o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes indicados na receita de uma só vez. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para facilitar a remoção das ervas e pode ingerir. A recomendação é repetir essa receita até quatro vezes ao dia.

Veja também: Chá de hortelã atua como um benéfico calmante

Chá de hortelã para diarreia

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 3 colheres (de sopa) de folhas frescas de hortelã.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a quantidade de água indicada para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a quantidade de hortelã recomendada na receita.

O próximo passo é desligar o fogo e deixar a mistura descansar por 10 minutos. Não esqueça de deixar a panela tampada para auxiliar o processo de infusão. Passado esse tempo, use uma peneira para remover a hortelã utilizada.

A recomendação é que o chá de hortelã seja ingerido sem adoçar. No que diz respeito a frequência de ingestão, três ou quatro xícaras da bebida é o recomendado.

Chás de hortelã para apreciar

Fazer o chá de hortelã marroquino é indicado para quando for receber visitas

O chá gelado de hortelã é uma ótima opção para os dias mais quentes (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer algumas receitas específicas para tratar problemas relacionados a saúde, agora chegou a hora de aprender a fazer alguns chás de hortelã com o propósito de aguçar o paladar.

Chá de hortelã gelado

Ingredientes

  • 8 a 10 xícaras de água;
  • 10 ramos de hortelã fresca;
  • Suco de 1 limão;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água na quantidade indicada para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente o hortelã. Desligue o fogo, acrescente o suco de limão e deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, pegue uma peneira para remover toda a erva utilizada, logo em seguida, acrescente o açúcar ou o adoçante. Mexa bem e leve o chá para a geladeira. Na hora de servir, pode acrescentar alguns cubos de gelo.

Veja também: Chá da hortelã gorda é capaz de tratar problemas respiratórios

Chá de hortelã marroquino

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 5 a 10 ramos de hortelã fresca;
  • 1 colher (de sopa) de chá verde de folhas soltas;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo

Pegue uma panela e coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a hortelã fresca e o chá verde nas quantidades recomendadas.

Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todas as ervas utilizadas no preparo. Logo em seguida, basta adoçar a gosto e servir.

Benefícios do chá de hortelã

O cheiro marcante é uma as principais características do hortelã

Além do poder aromático, o hortelã possui ação analgésica (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer variadas formas de preparar o chá de hortelã para tratar problemas de saúde, agora sim, chegou a hora de mergulhar de cabeça em todos os benefícios, por sinal, muitos são eles.

A hortelã é conhecida pelo cheiro refrescante. Além do poder aromático, ela possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca, analgésica e digestiva. Outra ação de bastante relevância é a anti-parasitária.

A bebida ainda é fonte de sais minerais, sobretudo cálcio, potássio, ferro e fósforo. Além do amis, outras substâncias também se destacam na composição da hortelã, entre as vitaminas A e C, além daquelas do complexo B.

Faz bem para o estômago

O chá de hortelã possui propriedades antiespasmódicas, ou seja, acalmam ou neutralizam as contrações involuntárias dos músculos, sobretudo do estômago. Dessa forma, a erva favorece a digestão, combate as náuseas e até vômitos.

“A hortelã também pode ser usada para combater problemas intestinais, prisão de ventre, vermes intestinais, além de ação bactericida fantástica”, acrescenta o biólogo e especialista em plantas Daniel Forjaz.

Veja também: Chá de hortelã romana: indicado para tratar artrite e artrose

Combate bactérias e vírus

Outro benefício da hortelã é combater as diarreias com sangue. Esse problema é causado pela presença de amebas no intestino. “A planta tem eficácia de 90% no combate das amebas. No caso de giárdia, o número é de 70% de efetividade no tratamento”, firma Forjaz.

Combater dores

A presença dos carminativos, acaba interferindo também na redução dos gases intestinais. Outra propriedade do chá de hortelã também pode servir para tratar dores de cabeça e também as dores abdominais, sobretudo as distensões.

Ainda no quesito dores incômodas, o chá de hortelã alivia a cólica e tem efeito. Para quem tem dificuldades em dormir, ou melhor, sofre de insônia, o chá de hortelã pode ser um excelente aliado.

Problemas respiratórios

No que diz respeito aos problemas respiratórios, tais como gripe, resfriado e tosse, o chá de hortelã ajuda a tratá-los. A bebida também pode ser usada para limpar os pulmões e alivia os sintomas da síndrome do intestino irritável.

O chá de hortelã possui propriedades que podem diminuir os níveis de triglicerídeos e do colesterol LDL. Dessa forma, ele controla os níveis de colesterol.

Precauções sobre o chá de hortelã

Para fazer o chá de hortelã e consumi-lo adequadamente vale consultar um especialista

O consumo desse chá não deve ultrapassar as quatro xícaras diárias (Foto: depositphotos)

Antes de incluir o chá de hortelã na sua rotina de tratamentos, o mais sensato é consultar o médico, já que cada tratamento vai depender da condição de saúde que o paciente oferece.

Fora isso, é bom ter ciência de que o chá não é milagroso. Dessa forma, outras medidas tem de fazer parte da sua rotina. Não pense que apenas o chá vai resolver os seus problemas, principalmente quando relacionados a saúde.

No que diz respeito a quantidade que deve ser ingerida por dia, isso vai depender do tipo de tratamento e do organismo de cada paciente. É bom levar em consideração que condições específicas de saúde interferem na quantidade final do chá ingerido.

Veja também: Chá de hortelã do mato descongestiona as vias respiratórias

Porém, é bom destacar que o máximo de chá de hortelã por dia não deve ultrapassar as quatro xícaras, salvaguarda recomendação médica.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.