Publicado por Redação

O chá de ameixa pode apresentar propriedades que podem ser bem aproveitadas pelos humanos, sobretudo aqueles que apresentam problemas relacionados ao funcionamento do intestino. Para tanto, você sabe como fazer essa bebida?

Antes de tudo, é importante que você saiba que a ameixa é uma fruta rica em fibras, carboidrato, magnésio, sódio e potássio. Ela pode ser consumida tanto in natura como na forma de chá.

Quando chá, que é uma das formas mais consumidas da bebida, o recomendado é que se prepare de duas formas diferentes: a partir da utilização da folha da ameixa ou com o uso do próprio fruto.

Embora fácil de preparar, é essencial saber como preparar o chá de ameixa

Não basta apenas saber dos benefícios, mas é importante também saber como fazer o chá de ameixa (Foto: depositphotos)

Aprenda como fazer o chá de ameixa

Antes de seguir detalhando as propriedades da ameixa, veja as duas formas que a planta pode ajudar nos problemas de saúde. Agora, acompanhe a forma de preparar cada um dos dois tipos da bebida:

Chá das folhas de ameixa

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 2 colheres (de sopa) da folha de ameixa.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Logo em seguida, acrescente as folhas da planta e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe a panela tampada descansando por 10 minutos.

Antes de ingerir, use uma peneira para facilitar a remoção das folhas. A indicação é que o consumo da bebida seja feito em até três doses diárias.

Chá de ameixa

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 3 ameixas pretas.

Modo de preparo

Primeiro você deve retirar as sementes das ameixas. Feito disso, coloque as ameixas na xícara que está com a água. Em seguida você deve amassar bem as três ameixas e deixa-las em repouso durante toda a noite.

No dia seguinte pegue a xícara e misture bem. Logo em seguida, coloque a mistura no fogo e deixe ferver. Depois disso basta apenas deixar o chá esfriar um pouco e beber. É aconselhável beber este chá em jejum para que seu efeito seja mais intensificado.

Propriedades do chá de ameixa

A ameixa é bastante conhecida pela quantidade de substâncias benéficas para o corpo que ela contém. Na sua composição são encontradas vitaminas dos complexos A, B, C, E e K, além de ácido fólico e sais minerais como potássio, flúor, fósforo, magnésio, ferro, cálcio e zinco.

De acordo com a nutricionista Mirian Bento, “o chá de ameixa é muito indicado para o tratamento da prisão de ventre, fortalecer o sistema imunológico, ajuda a diminuir os níveis de mau colesterol, combate a anemia, arteriosclerose, bronquite, resfriado, tosse e rouquidão”, lista.

Ainda segundo ela, o consumo da ameixa também “ajuda na luta contra a síndrome metabólica, devido à presença de compostos bioativos (flavonóides e fenólicos) tais como antocianinas, ácidos clorogênicos, quercetina e catequinas”, afirma.

Essas substâncias, presentes nas ameixas, exercem a função anti-obesidade, anti-inflamatórios e aintioxidativa. “Sem contar que é excelente fonte de fibras, ajudando no trânsito intestinal”, acrescenta Mirian.

Na lista de benefícios da ameixa ainda podem ser citados: ela ajuda a combater à anemia, doenças respiratórias, diminui os níveis do colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico e ainda pode atuar em favor do emagrecimento.

Veja também: Benefícios e propriedades do chá de ameixa seca

Ameixa para tratar prisão de ventre

A prisão de ventre é uma condição que afeta milhões de brasileiros. A causa desse transtorno está relacionada à falta de atenção a certos pontos. Entre eles podem ser citados: a dieta desequilibrada, estresse, hormônios desregulados, falta de água no organismo e a pouca prática de exercício físico.

Como solução natural para o problema, a ameixa aparece no topo da lista. Suas propriedades naturais ajudam a tratar o problema, além fazer com que ele funcione de forma natural.

O chá de ameixa é excelente para combater a prisão de ventre graças a uma substância denominada sorbitol, um laxante natural que facilita a eliminação das fezes. Para obter o efeito laxante, o chá de ameixa deve ser ingerido em jejum. Além do mais, as pessoas podem comer a polpa da fruta cozida.

Não custa nada lembrar que, usar medicamentos por conta própria pode representar um perigo para a sua saúde. Por isso, ao apresentar qualquer um dos sintomas que configuram a prisão de ventre, não hesite em recorrer a um médico especializado.

Cuidados quanto a utilização do chá de ameixa

Dependendo do problema de saúde apresentado pelo paciente, ao recorrer a qualquer tratamento, incluindo os naturais, a dica é buscar orientação médica. Essa atitude vai evitar o desenvolvimento de possíveis problemas de saúde.

Na consulta, o médico vai procurar avaliar a sua rotina e o funcionamento do organismo.

Em relação a prisão de ventre, o médico vai analisar a rotina do paciente, assim como seus hábitos alimentares e se ele pratica atividades físicas. A partir daí, ele pode traçar um diagnóstico das causas e trata-las a partir da raiz.

Dependendo do caso, o médico pode prescrever a utilização de ingredientes naturais para regular o intestino, assim como o chá de ameixa. Vale ressaltar que a fruta é bastante utilizada devido as suas propriedades laxantes e depurativas.

Veja mais!