Escrito por em 20/12/2018

Você sabe quais chás servir para visitas? O chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Ele pode ser servido em todas as ocasiões. Nesse sentido, muita gente tem dúvidas sobre quais chás servir para visitar. A partir da leitura desse artigo, essa e outras dúvidas serão solucionadas.

A partir da erva utilizada, sobretudo aquelas mais populares e com o mínimo de contraindicação, você pode garantir para a sua visita a sensação de bem-estar e ainda proporcionar outros benefícios para ela.

Porém, mesmo se tratando de ingredientes naturais, é preciso tomar alguns cuidados antes de oferecer qualquer tipo de chá para a sua visita. Pois ela pode ser alérgica aos componentes da erva.

7 chás para servir para visitas

Quente ou gelado, servido separadamente ou acompanhado com frutas. A verdade é que os chás são sempre uma boa pedida para receber as visitas. Além de leves, eles apresentam uma série de benefícios para a saúde.

Sendo assim, que tal conhecer uma lista com os sete chás ideais para receber a sua visita? Fique de olho, pois os ingredientes usados no preparo deles são fáceis de achar, o que vai facilitar ainda mais o seu preparo.

Xícara com chá

Os chás podem trazer benefícios, sabor e beleza para sua recepção (Foto: depositphotos)

  • Chá de camomila
  • Chá de gengibre, cravo e canela
  • Chá de abacaxi com canela
  • Chá de hibisco com maçã e especiarias
  • Chá verde com limão e gengibre
  • Chá de maracujá, maçã e canela
  • Chá de frutas frescas

Além de toda essa variedade que foi apresentada acima, você também pode investir em chás que são comuns ao paladar das pessoas, a exemplo da erva-doce, hortelã, boldo e chá preto.

Preparo e benefícios dos chás

Depois de conhecer as opções, agora chegou a hora de aprender o passo a passo para preparar essas receitas. Ah! É importante também conhecer os principais benefícios de cada uma das receitas. Sendo assim, fique de olho!

Veja também: 7 chás para acelerar o metabolismo

Chá de camomila

Xícara de chá de camomila

Esse chá é indicado para após as refeições por ser digestivo (Foto: depositphotos)

A camomila possui ação antipéptica, antiespasmódica, antipirética, antibacteriana, antifúngica e anti-alergênica. Assim, ela pode ser usada para facilitar a digestão, combater a ansiedade e alguns tipos de câncer e acabar com a insônia.

Para preparar esse chá você vai precisar de 200 ml de água quente e uma colher (de sopa) de flores de camomila. Misture tudo e abafe. Deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, basta coar e servir.

Chá de gengibre, cravo e canela

Xícara de chá de gengibre, cravo e canela

Esse chá é indicado para ser servido nos dias frios, pois combate resfriados (Foto: depositphotos)

A combinação do gengibre, cravo e canela, além de muito saborosa, apresenta uma série de propriedades. Entre as principais, alivia dores, evita gripes e resfriados, combate diabetes e ainda emagrece.

No preparo você vai precisar de 200 ml de água quente, 1 pedaço de gengibre, uma canela em pau e cravo a gosto. Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 10 minutos. Sirva logo em seguida.

Chá de abacaxi com canela

Xícara de chá de abacaxi com canela

Esse chá é refrescante e muito indicado para os dias mais quentes (Foto: depositphotos)

O abacaxi é uma fruta tipicamente tropical. Quando servida na forma de chá, possui o poder de esquentar os dias frios. Além do mais, a fruta possui ação hidratante, faz bem ao sistema imunológico e faz bem para os ossos.

Para preparar esse chá, basta separar 1 litro de água, 2 fatias de abacaxi, 3 pedaços de canela em pau. Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver. Desligue e deixe descansar por 10 minutos e desligue. Antes de servir, adoce com mel.

Chá de hibisco com maçã e especiarias

Xícara de chá de hibisco com maçã e especiarias

Esse chá tem sabor mais exótico, mas é rico em propriedades (Foto: depositphotos)

O hibisco é possui efeito diurético e é bastante consumido por quem está com intenção de eliminar o peso extra. Quando combinado com a maçã e outras especiarias, como o cravo e canela, por exemplo, diminui os níveis de açúcar no sangue e combate infecções e inflamações.

No preparo da bebida você vai precisar de 200 ml de água quente, uma colher (de sopa) de hibisco, duas rodelas de maçã e especiarias a gosto. Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 10 minutos. Adicione mel a gosto e sirva em seguida.

Veja também: Chá de hibisco em pó emagrece? Confira se é bom e quais os benefícios

Chá verde com limão e gengibre

Xícara de chá verde com limão e gengibre

Esse chá é indicado para uma reunião com pessoas mais fitness (Foto: depositphotos)

Na lista de benefícios, o gengibre tem o poder de acelerar o metabolismo, ajudar a queimar as calorias e auxiliar na digestão. Já o chá verde possui ação diurética e traz disposição. Enquanto isso, o limão desintoxica o organismo.

Para preparar essa receita você vai usar 200 ml de água quente, duas rodelas de gengibre e algumas gotas de limão. Misture a água e o gengibre e deixe descansar por 10 minutos. Antes de servir, adicione o limão e mel a gosto.

Chá de maracujá, maçã e canela

Xícara de chá de maracujá, maçã e canela

Esse chá, além de rico em benefícios para a saúde, é também saboroso (Foto: depositphotos)

A mistura desses ingredientes possibilita para os seus convidados uma sensação de relaxamento e bem-estar. Além do mais o aroma que a canela empresta ajuda em todo o processo, além de fazer um bem danado para a saúde.

No preparo desse chá você vai usar 1,5 litros de água, casca de 2 maçãs, 1 maracujá e 2 paus de canela. Misture todos os ingredientes e deixe ferver por 10 minutos. Passado esse tempo, deixe esfriar um pouco, adoce com um pouco de mel e sirva.

Chá de frutas frescas

Xícara de chá de frutas frescas

Essa bebida é rica em nutrientes, saborosa e tem uma bela aparência (Foto: depositphotos)

Pela própria quantidade de frutas que é usada no preparo dessa receita já dá para perceber o quão benéfica ela é para a saúde. Além de proporcionar tudo isso para a sua visita, você ainda vai deixá-la de bom humor e querendo repetir a visita.

Para preparar a bebida você vai precisar de 1,5 litros de água, 4 rodelas de abacaxi com casca, 1 maracujá grande, 2 maçãs com casca, 1 colher (de cafezinho) de cravo e 5 paus de canela.

Leve tudo para ferver até as maçãs estiverem cozidas. Deixe descansar por uma hora, adoce com um pouco de mel e sirva.

Acompanhamentos indicados

Para fazer bonito e deixar a sua visita satisfeita com o serviço, que tal investir em algumas comidinhas fáceis de ser encontradas ou preparadas. Para que não reste nenhuma dúvida em relação a esse ponto, vejo o que servir com o chá.

Pães podem ser oferecidos com queijo quente, geleias, pastas de amendoim ou chocolates. Para isso, a dica é cortá-lo em pedaços menores e distribuí-los em uma bandeja para compor à mesa.

Para quem preferir, também pode investir em bolos com sabores variados. Os mais pedidos são os de milho e cenoura. Para finalizar, biscoitos, frutas secas e pedaços de queijos também são opções possíveis para agradar os convidados.

Quais chás evitar

Na hora de escolher o chá certo para servir a sua visita, procure levar em consideração que nem todo mundo possui paladar apurado para sabores excêntricos. Por isso, escolher receitas com ervas ou frutas simples é a melhor pedida.

É importante lembrar também que, mesmo se tratando de ingredientes naturais, existem algumas pessoas que possuem restrições a certos ingredientes. Para solucionar esse impasse, oferecer ao menos duas variedades de chá é uma boa saída.

Veja também: Saiba como se deve servir um Chá das Cinco

Dicas adicionais sobre os chás

Vale ressaltar o cuidado que se deve ter ao servir o chá, pois este não deve está nem frio, a fim de estragar o sabor da bebida, e nem quente para não queimar os convidados.

Já se o chá for gelado, que este possa ser servido neste estado e é bom que o anfitrião deixe à disposição gelo para que os convidados possam se servir. É legal também oferecer opções para adoçar a bebida. Açúcar, adoçante e mel são os mais comuns.

Outra questão é sobre o espaço a ser escolhido para abrigar os convidados. O mais divertido seria ao ar livre, próximo à natureza. Caso não seja possível, crie um ambiente confortável e climatizado dentro da própria casa.

O chá certo para servir às visitas

Se o seu problema era a dúvida sobre o sabor ou tipo de chá para oferecer a sua visita, após a leitura desse artigo, certamente esclareceu todas elas. Mesmo sendo o chá uma bebida tão apreciada, é comum que questionamento sobre ele sejam recorrentes.

Com o tipo de chá escolhido, assim como o acompanhamento, a dica é relaxar e aproveitar a companhia da sua visita. Se for o caso, invista um pouco mais de tempo para caprichar também na apresentação. Já que cuidados como esse enchem os olhos.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.