Por Redação em 23/10/2018

Você sabia que dá para combater a queda de cabelo usando chás? Pois é, esse é um daqueles segredos de medicina alternativa que pouca gente conhece! Aqui você descobrirá tudo sobre esse fantástico remédio caseiro contra a queda dos fios e calvície.

Os chás, além de consumíveis, podem ser usados como aplicáveis, assim como fazemos com loções e produtos para a pele e cabelos. Contudo, poucas pessoas usam os chás dessa forma e acabam perdendo os benefícios que podem conseguir através desse modo de uso.

Aqui você encontrará todas as informações sobre os melhores chás contra a queda de cabelo, sejam estes consumíveis ou aplicáveis. Por isso, não perca tempo e conheça tudo sobre o mundo dos chás naturais contra a calvície.

5 melhores chás para queda de cabelo e calvície

Existem muitos chás que combatem a queda de cabelo ou contribuem, de alguma forma, na prevenção e diminuição desse problema. Aqui, separamos os mais potentes e famosos. Sendo assim, confira a lista dos 5 melhores chás contra a queda de cabelo:

  1. Chá verde
  2. Chá de alecrim
  3. Chá de amoreira
  4. Chá de alfavaca
  5. Chá de jaborandi

Estes 5 chás são os melhores quando o assunto é combater a queda dos fios, prevenir a calvície e melhorar a qualidade dos cabelos. Abaixo, você aprenderá sobre cada um deles, seus benefícios e como tomar ou usar de forma correta.

Veja também: Receitas de chás para tratar queda de cabelo e calvície

Veja os benefícios e como usar os chás

Aqui você encontrará todas as informações e benefícios sobre cada um dos chás contra a queda de cabelo. Também é neste tópico que você aprenderá como preparar e tomar ou aplicar o chá de forma correta. Confira:

1. Chá verde

O chá verde é um conhecido dos assuntos capilares. Usado em muito produtos para cabelo, essa planta faz muito bem para os fios. Por isso, o seu chá é um dos mais conhecidos no combate a queda de cabelo e calvície.

Xícara de chá verde

O chá verde consegue combater a queda de cabelo (Foto: depositphotos)

Trata-se de um chá consumível e aplicável. Usando dos dois jeitos há benefícios, mas a aplicação é mais eficiente. Ele auxilia no crescimento dos fios e contém muitos nutrientes que fazem bem ao cabelo, como enzimas, vitaminas e aminoácidos. Além disso, é antioxidante e anti-envelhecimento.

As propriedades do chá verde também ajudam no alongamento do folículo piloso. E como se não bastasse, lavar os fios e cabeça com essa substância previne problemas no couro cabeludo, como caspa e descamação.

Preparo: Aqueça 1 xícara de água em uma panela e desligue o fogo antes da fervura. Adicione 2 colheres (de sopa) de chá verde e tampe por 10 minutos. Em seguida coe e espere ficar morno. Por último, lave os fios e couro cabeludo durante o banho. Deixe agir por 10 minutos antes de enxaguar.

Quantas vezes aplicar: Repita o procedimento de 2 a 3 vezes por semana.

Algumas pesquisas também apontaram que tomar 1 xícara de chá verde ajuda a acelerar o crescimento e proporcionam mais qualidade aos fios.

2. Chá de alecrim

O chá de alecrim é outra infusão super conhecida por fazer bem ao cabelo. Ele fortalece os fios por completo, da raiz às pontas. Além de nutrir, hidratar e proteger o couro cabeludo. Trata-se de um chá aplicável.

Xícara com chá de alecrim

O chá de alecrim estimula a nutrição e força dos fios (Foto: depositphotos)

Ele vai ajudar no combate a queda dos cabelos porque estimula a nutrição e força dos fios e do couro cabelo. Isso vai aumentar a firmeza do fio na cabeça, dificultando que ele se solte ou quebre.

Além disso, o alecrim tem propriedades que ajudam a restaurar a pigmentação capilar. Sendo assim, é ótimo para melhorar a cor e combater os primeiros fios brancos.

Preparo: Aqueça 3 xícaras de água e adicione 4 colheres (de sopa) de alecrim triturado ou amassado. Misture bem e deixe ferver por 5 minutos. Espere ficar morno e lave os cabelos com o chá. Não precisa enxaguar depois. O alecrim não tem muito aroma e, se preferir, depois passe algum creme de pentear para tirar o cheiro.

Quantas vezes repetir: É um tratamento leave-in, onde não precisa enxaguar. Por isso, repita o processo de 1 a 4 vezes na semana, dependendo da sua necessidade.

Veja também: 12 benefícios do chá de alecrim

3. Chá de amoreira

As folhas da amoreira também fazem bem aos folículos capilares. São ricas em vitaminas e nutrientes que ajudam a higienizar e fortalecer os cabelos. Dessa forma, lavar os fios com chá de amoreira traz muitos benefícios.

Pote com amoras maduras

O chá de amoreira possui nutrientes que fortalecem os cabelos (Foto: depositphotos)

Trata-se de um chá aplicável e consumível. Mas, assim como o chá verde, seu benefício para o cabelo se faz mais ao se aplicar do que beber.

Preparo: Aqueça 1 xícara de água e desligue o fogo. Adicione 2 colheres (de sopa) de folhas de amoreira picadas e tampe até o chá esfriar. Coe e aplique lave o couro cabeludo. Você pode usar um algodão ou um pano macio. Em seguida, lave os fios e deixe por meia hora antes de enxaguar.

Quantas vezes repetir: Faça o procedimento 3 vezes por semana. Não mais, nem menos. Não tome sol enquanto estiver com o chá no cabelo ou logo após a aplicação.

4. Chá de alfavaca

Você sabe o que é alfavaca? É uma erva parente do manjericão. É uma planta cheia de propriedades medicinais e saudáveis. Adstringente, antibacteriana, antifúngica, antioxidante, antimutagênica e antisséptica, a alfavaca faz bem ao corpo inteiro.

Xicara com ramos de alfavaca

A alfavaca é uma planta cheia de propriedades medicinais para os cabelos (Foto: depositphotos)

Em relação aos cabelos, o chá de alfavaca batido no liquidificador estimula o nascimento dos fios e nutre os que já existem. Veja como conseguir esse benefício milagroso!

Preparo: Aqueça 1 xícara de água em uma panela e desligue o fogo quando atingir fervura. Adicione 2 colheres (de sopa) de alfavaca picada. Deixe tampado até esfriar e depois bata tudo no liquidificador. Por fim, passe a pasta do chá no couro cabeludo, deixe por 10 minutos e depois lave normalmente.

Quantas vezes repetir: Repita o procedimento 3 vezes na semana.

5. Chá de jaborandi

Quem nunca viu produtos de cabelo feitos a partir de jaborandi? Essa plantinha é uma das preferidas como o assunto é saúde capilar. E é usada com toda a razão!

O jaborandi estimula a renovação capilar, o crescimento dos fios, é tonificante, dá brilho, promove maciez e aumenta o volume do cabelo. Além disso, é um ótimo remédio natural contra a queda de cabelo.

Folhas de jaborandi

O chá de jaborandi estimula a renovação capilar (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

É uma planta rica em uma substância chamada pilocarpina, capaz de fortalecer o couro cabeludo e diminuir a queda de cabelo. Além de ser uma propriedade ótima para estimular o nascimento de fios novos.

Preparo: Aqueça 2 xícaras de água e desligue o fogo em seguida. Adicione 2 colheres (de sopa) de folhas de jaborandi e tampe. Quando estiver morno, coe e coloque pela metade em 2 recipientes. Beba um e, com o outro, lave os cabelos e o couro cabeludo. Não precisa enxaguar depois, mas se quiser, espere agir por 20 minutos.

Quantas vezes repetir: O tratamento de queda de cabelo usando chá de jaborandi é diário. Faça o procedimento todos os dias até resolver o problema.

Veja tambémDa saúde à estética: conheça o chá de jaborandi verdadeiro

Causas da queda de cabelo

Muitos motivos podem causar a queda de cabelo, e é muito importante que as pessoas saibam qual é a causa desse problema. Em alguns casos, os chás podem não resolver a situação ou mesmo piorá-la. Por isso, procure um médico ao perceber o problema.

Contudo, existem algumas causas comuns de calvície e queda de cabelo. Abaixo, fizemos uma lista das principais causa do problema, veja:

  • Predisposição genética
  • Estresse físico (cirurgias, pancadas)
  • Estresse mental e emocional
  • Falta de proteínas na alimentação
  • Desequilíbrio e alterações hormonais (gravidez, menopausa)
  • Anemia e falta de ferro no organismo
  • Hipotireoidismo
  • Falta de vitamina B
  • Perda de peso rápida

Vale lembrar, entretanto, que uma pessoa pode ter mais de uma causa de queda de cabelo, o que piora o problema. Sendo assim, procure um médico se o uso dos chás não servir ou não atingir suas expectativas.

Como prevenir esse problema

Existem algumas dicas e estratégias, além das receitas naturais, que servem para prevenir e evitar a queda de cabelo. Veja a lista abaixo e fique atento(a) para não precisar lidar com esse problema no futuro!

  • Alimente-se bem: Preste atenção no consumo de alimentos com vitaminas A, B, C, D e E. Assim como proteínas e ferro.
  • Consuma alimentos ricos em ácidos graxos: linhaça, nozes e óleo de abacate e coco são algumas das opções.
  • Opte por alimentos com zinco, biotina e silício
  • Evite lavar os cabelos com água quente
  • Prefira os shampoos suaves ou mesmo naturais
  • Massageie o couro cabeludo no banho, pois ajuda a melhorar a circulação
  • Evite usar secador e chapinha constantemente
  • Limpe bem o couro cabeludo e faça esfoliação nesse área
  • Evite tinturas e produtos de alisamento

Veja tambémChá de jaborandi contra queda de cabelos

Seguindo pelo menos metade dessas dicas, é certo de que as chances de queda de cabelo no seu futuro vão cair consideravelmente. Também faça uso dos chás para esse problema e depois volte para nos contar o que achou!