Escrito por em 30/05/2017 (atualização: 05/11/2018)

Os chás são conhecidos devido aos inúmeros benefícios que trazem ao organismo. Além de serem fortalecedores do sistema imunológico, as bebidas naturais também são uma ótima maneira de começar o dia de forma saudável e energética, principalmente quando se ingere chá verde.

A erva contém uma numerosa lista de nutrientes, entre elas estão diversas vitaminas, lipídios, carboidratos, cafeína, enzimas, esteróis, aminoácidos, polifenóis, entre outros.

Chá verde previne câncer, doenças do coração, pressão alta e diabetes

A bebida feita a partir da camellia sinensis também é conhecida graças às suas propriedades antioxidantes. O chá verde é capaz de retardar ou impedir o dano oxidativo, responsável pelo surgimento de problemas como doenças cardíacas e degenerativas, diabetes e câncer.

Curiosidade: Descubra o que chá verde faz no seu organismo

Foto: depositphotos

No caso da diabetes, o chá verde tem a capacidade de reduzir os níveis de aumento do nível de açúcar e regular as taxas de glicose do sangue.

E o chá não só controla os níveis de açúcar, como faz o mesmo com quem sofre de problema de pressão alta. A bebida natural também ajuda a reduzir a pressão arterial.

A bebida ajuda a retardar o surgimento de rugas

Devido à presença dos antioxidantes polifenóis, o chá verde combate aos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento das células. Ele também ajuda a atrasar o surgimento de rugas, pois também possui ação que serve como uma espécie de escudo contra danos causados pelos raios ultravioletas que prejudicam a pele.

A erva combate a Alzheimer e de Parkinson

Além de prevenir contra o câncer, diabetes e outros problemas citados, consumir a bebida natural também é uma forma de prevenir o surgimento de Alzheimer e de Parkinson. O chá verde ajuda a estimular e melhorar a memória e atrasa o processo de redução  neurotransmissor chamado acetilcolina. Esse chá é capaz de impedir o surgimento de doenças que afetam o cérebro.

Chá verde emagrece

A bebida também pode ser incorporada na dieta de quem deseja perder peso de forma saudável. O chá verde possui enzimas capazes de reduzir a gordura corporal, acelerar o metabolismo e prolongar a sensação de saciedade.

O mais indicado é ingerir o chá verde fora das refeições, pois ele pode reduzir a absorção de diversos nutrientes. A bebida deve ser consumida 2 vezes no dia por no máximo 4 semanas seguidas.

Contraindicações

Caso o chá verde seja consumido em excesso, podem surgir problemas, como: insônia, descontrole na pressão, aumento de peso e até provocar gastrite.

Gestantes, pessoas com hipotireoidismo, gastrite ou glaucoma, hipertensos, e quem faz o uso de remédios estimulantes do sistema nervoso simpático devem evitar tomar o chá verde.