Escrito por em 18/07/2018

Sabia que existem chás para rouquidão e tosse? É possível sim tratar em casa e de forma natural certas doenças e essas duas são ótimos exemplos.

A rouquidão e a tosse são problemas que prejudicam a garganta e podem ser tratados com chás de ervas. Neste artigo você vai conhecer os melhores chás para aliviar e tratar esses dois problemas. Aqui você também vai tirar várias outras dúvidas sobre esses problemas. Então, preste atenção e vamos lá!

Logo de início, é importante deixar claro: voz rouca e rouquidão são coisas diferentes! Isso mesmo. A voz rouca é consequência do cansaço ou uso exagerado da voz. Já a rouquidão é um sintoma de problemas que atingem a faringe e/ou as cordas vocais.

A tosse, por sua vez, também não é uma doença, assim como a rouquidão. Trata-se de uma reação natural do corpo quando algo irrita o sistema respiratório. Costuma ser ruidosa e pode ser tanto involuntária quanto proposital.

Em algumas ocasiões, a rouquidão e a tosse podem aparecer juntas. Isso acontece quando gripes e alergias do sistema respiratório provocam os dois sintomas. Para combater essa situação, vamos te mostrar quais os melhores chás indicados para esse problema.

Melhor chá para rouquidão e tosse

Essa é uma receita simples e tradicional. Leve 1 xícara de água ao fogo e espere ferver. Desligue o fogo e adicione 1 limão com casca e fatiado em rodelas. Deixe a panela tampada por 10 minutos. Retire o limão, adicione 3 colheres de mel e beba morno.

Os chás para rouquidão e tosse conseguem abrandar os sintomas em poucos dias

Tanto a tosse como a rouquidão são problemas do sistema respiratório e merecem atenção (Foto: depositphotos)

O limão é famoso por ser uma fonte de vitamina C. Ele ajuda a fortalecer o organismo e higienizar a garganta e as cordas vocais.

Já o mel possui antioxidantes e propriedades descongestionantes muito eficazes. Este chá é o melhor remédio caseiro para a rouquidão causada por gripes e resfriados.

Como acabar com a rouquidão em minutos

É bem fácil, mas precisa ser feito logo quando se percebe o início da rouquidão. Primeiro, pare de falar! Sua voz vai precisar de repouso e não vai adiantar se você ficar forçando. O próximo passo é limpar e aquecer a sua garganta.

Faça um gargarejo com água morna e sal. Isso vai higienizar a sua garganta e cordas vocais. Misture 1 colher (de chá) de sal e 1 xícara de água morna para conseguir a solução.

Descanse a voz por 10 minutos e veja se a qualidade vocal melhorou. Caso não tenha voltado, continue com a voz em descanso e siga para a próxima etapa.

Em seguida, use alguns dos chás naturais caseiros citados abaixo nesse artigo. Aconselhamos o chá de orégano e o chá de hortelã. Beba morno. Descanse bem a voz por meia hora. Você verá que ela já terá melhorado bastante.

Mas não abuse da voz. Usando esse método você vai melhorar bastante da rouquidão, mas o problema não estará resolvido assim tão fácil. E nada impede que ela volte com mais força ainda.

Veja também: Chá de cipó cruzeiro ameniza rouquidão

Lembre de usar pouco a voz e não ingerir bebidas geladas e com gás, pois elas prejudicam a voz.

Como se livrar da tosse chata

Para se livrar de uma tosse chá, misture em uma xícara 2 colheres (de sopa) de mel, o suco de 1 limão, 1 colher (de chá) rasa de sal e 1 colher (de chá) de canela em . Misture até ficar homogênea. Beba aos poucos para ir aliviando a irritação na garganta.

Por fim, espere 1 hora após tomar esse remédio caseiro e complete o tratamento rápido com um dos chás indicados no decorrer desse artigo. No tópico “Melhores chás para a tosse”, você vai aprender a como fazer o chá canela com mel, que é o mais indicado.

Esse remédio caseiro serve tanto para tosse com catarro quanto a tosse seca. O grande potencial dessa mistura é aliviar irritação e coceiras na garganta, que é o que provoca a tosse.

Entretanto, essa dica não serve em caso de tosse causada por engasgos. Se você se engasgou e a tosse não desapareceu nas 24 horas seguintes, procure um médico.

Rouquidão: chás indicados para o problema

Veja quais os melhores chás naturais para tratar o problema da rouquidão. Lembre-se que estas são alternativas caseiras, e não um tratamento comprovado. Caso a rouquidão ultrapasse o período de 2 semanas, procure um médico.

Chá de orégano

Ferva 300 ml de água. Em seguida, desligue o fogo, acrescente 2 folhas de orégano e tampe a panela. Deixe por 15 minutos, depois coe e adicione o suco de ½ limão. Adoce com mel a gosto e vá bebendo pequenos goles durante o dia.

O chá de orégano é indicado para tratar a rouquidão

O chá de orégano ajuda a limpar as cordas vocais (Foto: depositphotos)

O orégano é um tempero muito usado no Brasil e outros vários países. O que pouca gente sabe é que ele faz muito bem para a garganta em sua forma natural. Tem efeito purificador e ajuda a limpar as cordas vocais.

Veja também: Chá de orégano – Benefícios e propriedades

Chá de hortelã

O chá morno de hortelã é muito bom para aliviar o incômodo causado pela rouquidão e acelerar o tratamento para esse problema. Para preparar, adicione 1 colher (de sopa) de hortelã em 1 xícara de água quente. Deixe por 8 minutos, depois coe e beba.

O chá de hortelã é indicado para tratar a rouquidão

Esse chá é muito bom para aliviar o incômodo da rouquidão (Foto: depositphotos)

Se quiser adoçar o chá, opte por mel. O açúcar, se usado nessa receita, vai acabar retirando alguns dos benefícios do hortelã.

Chá de limão com gengibre e mel

Esse chá é tiro e queda para acelerar a recuperação da rouquidão e voz rouca. Ferva 3 xícaras de água em uma panela. Desligue o fogo e adicione 2 colheres (de sopa) de gengibre picado e 1 limão com casca cortado em cubos. Tampe a panela por 15 minutos. Depois coe, adoce com mel e beba.

O chá de limão com gengibre e mel é indicado para tratar a rouquidão

O chá de limão, mel e gengibre acelera a recuperação da rouquidão e da voz rouca (Foto: depositphotos)

O limão e o mel vão ajudar limpando a garganta e acalmando as cordas vocais. Enquanto isso, o gengibre vai manter a garganta aquecida e eliminar irritações e impurezas do sistema respiratório.

Melhores chás para tosse

A tosse é um sintoma muito chato que surge em quadros de doenças respiratórios. Com os chás, é possível aliviar e acelerar a recuperação desse tipo de problema. Confira agora os melhores chás para combater a tosse.

Chá de canela com mel

Em 1 xícara com água quente adicione 1 pau de canela, tampe e deixe por 15 minutos. Em seguida, retire a canela e adoce com 1 colher (de sopa) de mel de abelha. Misture bem e beba morno.

O chá de canela e mel é indicado para tratar a tosse

O chá de canela e mel é capaz de desprender e eliminar catarro (Foto: depositphotos)

A canela é um agente anti-muco muito eficaz. Ou seja, é um alimento capaz de desprender e eliminar catarro do sistema respiratório. Ainda que a tosse seja do tipo seca, a canela ainda vai servir, pois possui efeito calmante e termogênico.

Enquanto isso, o mel é eficiente como um antibactericida. Além de reforçar o potencial expectorante da canela, o mel vai eliminar as bactérias presentes na garganta.

Veja também: Chá de canela é bom para que?

Chá de hortelã

Pois é, o chá de hortelã (que já foi indicado para rouquidão) volta para a lista, mas quando o assunto é tosse. Esse chá é super recomendado para esse problema, principalmente para a tosse com secreção. Isto porque ele é ótimo para eliminação de muco e catarro.

O chá de hortelã é indicado para tratar a tosse

Esse chá consegue eliminar o muco e o catarro que causam a tosse (Foto: depositphotos)

Adicione 1 colher (de sopa) de hortelã em 1 xícara de água quente e tampe por 10 minutos. Em seguida, coe e adoce com 1 colher de mel. Essa receita é tiro e queda contra a tosse.

Chá de camomila

O chá de camomila é bom para acalmar irritações no sistema respiratório, principalmente no nariz e garganta. Adicione 1 colher (de sopa) de camomila em 1 xícara de água quente e deixe tampado por 10 minutos. Em seguida, coe e beba sem adoçar.

O chá de camomila é indicado para tratar a tosse

O chá de camomila é bom para acalmar irritações no sistema respiratório (Foto: depositphotos)

Se preferir adoçar, opte por mel, uma vez que já falamos sobre os benefícios desse alimento para a garganta e cordas vocais.

Chá de gengibre

O chá de gengibre, assim como a água de gengibre, é muito bom para combater a tosse seca. Isso porque hidrata e purifica a garganta.

O chá de gengibre é indicado para tratar a tosse

O chá de gengibre consegue combater a tosse seca (Foto: depositphotos)

Em 1 xícara de água quente, adicione 1 colher (de sopa) de gengibre picado ou em pó. Ou também 100 g da raiz inteira. Deixe tampado por 10 minutos, depois coe e adoce com mel a gosto.

Veja também: Chá de canela com gengibre emagrece quantos quilos?

Quando devo procurar um médico?

A tosse e a rouquidão são sintomas de doenças respiratórias ou do trato respiratório. Os chás são ótimos para aliviar ambos os problemas. Em alguns casos, entretanto, é bom lembrar que somente os remédios naturais e caseiros podem não ser suficientes. Como no caso de infecções ou nódulos, por exemplo.

Procure um especialista quando os problemas persistirem por mais de uma semana. O médico mais procurado para dar uma análise superficial desse tipo de problema é o clínico geral.

Ele é capaz de identificar boa parte dos problemas associados a rouquidão e a tosse. Entretanto, o profissional especialista para ambos os casos é o otorrinolaringologista.

Lembre-se de dar o máximo de informações que puder sobre o problema. Por exemplo, quando começou, se há outros sintomas e se há histórico familiar do problema. Isso vai ajudar o médico a dar um diagnóstico completo e indicar o melhor tratamento.