Publicado por Redação

Dependendo do tipo de doença que ataca o sistema respiratório, algumas pessoas estão suscetíveis aos incômodos sintomas que elas podem causar.

No que diz respeito às alergias, duas delas são o verdadeiro terror: rinite e sinusite. Um dos sintomas mais comuns é a congestão nasal.

Para solucionar esses problemas o Fitoterapeuta Naturopata, André Resende, formulou uma receita que promete ser “tiro e queda” para acabar com esse sintoma. De acordo com suas especialidades, a receita faz uso das propriedades naturais de várias plantas. Nesse caso, combinadas, elas combatem uma série de sintomas.

Chá promete solucionar constipação da rinite e sinusite. Veja como fazer

Foto: depositphotos

Saiba mais

Antes de conferir a receita, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as doenças:

Rinite

A rinite é conhecida por ser uma reação do corpo a determinados elementos entendidos como agressivos. Esse problema não é comum à todas as pessoas. Nos casos de crise, o organismo usa artifícios como obstrução nasal, espirros e coriza para evitar que o vírus entre no organismo.

Sinusite

A sinusite é caraterizada como sendo uma doença inflamatória que ataca as cavidades ao redor do nariz. Geralmente a doença ocorre quando essas cavidades são obstruídas, deixando o muco obstruído na região. Com o acúmulo do mesmo, as cavidades ficam fechadas, desencadeando o processo inflamatório identificado pela inchação.

Ingredientes utilizados

Sobre os ingredientes utilizados, cada um tem sua particularidade. Para tanto, aprenda um pouco mais sobre eles a partir de agora.

Sálvia

O uso constante da sálvia é indicado para fazer a limpeza das vias respiratórias. A erva também é conhecida por ser usada em várias receitas para promover o bem-estar, além de não possuir nenhum tipo de contraindicação.

Hortelã

A hortelã é rica em vitaminas A e C, ferro e cálcio. Ela possui ação antiespasmódica, o que traz alívio para a tosse e condição respiratória como um todo. Sua propriedade antibacteriana também é ideal para prevenir o aparecimento de gripes, resfriados e febre.

Chá para combater rinite e sinusite

Ingredientes

-1 Punhado de folhas de sálvia;
-1 Punhado de hortelã;
-1 Punhado de eucalipto;
-Meia colher (de café) de sal;
-2 Litros de água.

Modo de preparo

O primeiro passo é colocar a água para ferver em uma panela. Logo em seguida, acrescente todo os demais ingredientes. Depois que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Use uma peneira para separar as ervas e acondicione em outro recipiente.

O uso do chá é recomendado para ser feito durante a noite, antes de dormir, junto ao equipamento de inalação. Faça isso pelos próximos 10 dias.

Veja mais!