Por Redação em 01/08/2018

Nesse texto vamos te ensinar como fazer um chá para acabar com problemas respiratórios, quais doenças essa bebida trata e/ou evita e a forma mais indicada de consumo. Acompanhe a seguir!

Sofrer de problemas respiratórios pode causar diversos incômodos para qualquer pessoa. Além, das doenças alérgicas, conhecidas como rinite e sinusite, ainda podem aparecer as dores na garganta e o resfriado. Uma das causas para o aparecimento dessas doenças é a baixa imunidade do corpo.

Na intenção de reverter e tratar o aparecimento desses problemas, o Fitoterapeuta Naturopata André Resende preparou uma dica que deve salvar muita gente desse estágio.

A partir da utilização de ingredientes naturais, Resende indica a receita de um chá para acabar com as dores na garganta, resfriado, sinusite e rinite.

Chá para combater problemas respiratórios

Com ajuda de uma panela, coloque meio litro de água para ferver e acrescente 6 dentes de alho picados, 5 rodelas de gengibre, 2 limões cortados, 1 punhado de folhas de eucalipto e 10 folhas de hortelã.

Homem doente tomando chá

Essa receita serve para alergias respiratórias ou para os famosos resfriados (Foto: depositphotos)

Deixe ferver por 10 minutos, depois desligue o fogo e espere esfriar. Nesse momento, preserve a tampa da panela fechada.

O passo seguinte é usar uma peneira para separar todas as ervas do líquido. Feito isso, adicione um pouco de mel para doçar. Assim que for beber o chá, coloque 30 gotas de extrato de própolis diretamente na xícara.

A recomendação é que a ingestão diária não ultrapasse três xícaras.

Para as crianças, você deve reduzir a quantidade de própolis para as 10 gotas, lembrando de dar apenas uma xícara das de café por dia.

Veja também: Rinite: 5 chás para tratar os sintomas dessa alergia

Benefícios dos ingredientes desse chá

Em se tratando de ingredientes naturais, as pessoas sempre têm dúvidas a respeito das indicações e para que eles realmente servem. Para minimizá-las, conheça mais sobre alguns ingredientes utilizados:

Gengibre

gengibre é visto como um poderoso remédio natural que pode ser usado para muitas finalidades. De acordo com alguns estudos realizados, foi descoberto que a raiz é tão eficaz quanto a vitamina B6 no tratamento de náuseas.

Além do mais, ele também pode ser usado para reduzir dores e inflamações e aliviar a azia.

Limão

O limão é conhecido pela grande quantidade de vitamina C que ele apresenta. Por esse motivo, ele é um ótimo medicamento natural para afastar as constipações.

Somado a isso, a fruta também é composta por ácido ascórbico, que tem efeitos anti-inflamatório. Ele é eficiente no combate a condições respiratórias desfavoráveis, sobretudo porque faz com que a absorção de ferro pelo organismo seja aumentada.

Somado a tudo isso, o limão auxilia no combate a problemas relacionados a infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite. Tudo isso se deve a propriedade antibacteriana que aparecem na fruta.

Veja tambémAprenda a fazer um poderoso chá para curar gripe e resfriado

Hortelã

Uma das finalidades da hortelã é melhorar a digestão e diminuir enjoos. A partir do chá da erva, o paciente pode dispor dos efeitos antiespasmódico.

No caso, é esse efeito que faz com que as náuseas e o vômito sejam combatidos. As qualidades anti-inflamatórias que a planta apresenta podem ajuda o estômago no processo de recuperação.