Escrito por em 16/05/2019 (atualização: 04/06/2019)

Geralmente, optar por um chá para gripe é tão eficiente quanto tomar um remédio comprado na farmácia. Pelo menos é isso que a ciência tem comprovado com estudos recentes.

Por isso, aqui você vai aprender tudo sobre os melhores chás para combater a gripe. Além de conhecer também receitas, dicas e principais cuidados para esse tratamento natural.

Atualmente, muitas pessoas começaram a se interessar mais pela vida saudável e natural. Desse modo, os chás vêm ocupando lugar de destaque quando o assunto são tratamentos para doenças comuns e leves, como as gripes.

Sendo assim, organizamos para você este artigo cheio de opções eficazes de chás para combater esse problema que atinge o sistema respiratório. Confira!

Super-chá contra a gripe

Em primeiro lugar, vamos te dar a receita de um chá quase milagroso quando o assunto é diminuir e combater os sintomas de gripes e resfriados. Em suma, trata-se de uma receita tradicional, mas que possui respaldo científico que comprova a sua veracidade. Confira a receita:

  1. Ferva 2 xícaras de água em uma panela
  2. Em seguida, adicione 1 colher (de chá) de gengibre ralado ou picado e 1 pau de canela. Deixe na fervura por 5 minutos
  3. Desligue o fogo e tampe por mais 10 minutos
  4. Em seguida, coe e adicione o suco de 1 limão e 1 colher (de sopa) de mel de abelha
  5. Beba sem adoçar.
Chá e especiarias

Chá de gengibre, limão, canela e mel é um aliado do organismo contra gripe (Foto: depositphotos)

Aliás, é importante deixar claro que não se deve adoçar esse chá com açúcar, pois ele perde benefícios quando fazemos isso. E, afinal, o mel já é bastante doce e saboroso, o que traz sabor ao chá.

O gengibre é anti-inflamatório, o que é ótimo no caso de garganta inflamada e também ajuda a eliminar vírus e bactérias do corpo, além de ser levemente antibiótico (1, 2).

Já a canela possui substâncias anti-inflamatórias e fortalece o organismo (3, 4). O limão, por sua vez, é rico em vitamina C (5), e o mel de abelha é anti-viral, expectorante e também anti-inflamatório (6, 7).

De todos os chás combinados que podemos indicar, esse é o melhor e mais eficiente. Se duvida da eficácia, use-o e experimente seus efeitos. Temos certeza de que você não vai se arrepender!

Chás para acabar com gripes e resfriados

Além da nossa receita do super-chá, vamos te mostrar também uma lista com os principais chás para mandar embora as sintomas de gripes e resfriados. Todos eles foram colocados na lista devido aos seus benefícios comprovados pela medicina.

Os chás são bebidas quentes que ajudam o corpo a combater as gripes e os resfriados, mas não são todos os chás que trazem esse benefício. Por isso, viemos te mostrar uma lista completa com todos os principais chás usados para afastar os sintomas da gripe, assim como a doença em si. Veja:

Chá de gengibre

Como já foi citado, o gengibre é ótimo para combater inflamações, fortalecer o corpo, combater bactérias e vírus (1, 2). Além disso, os estudos ainda confirmam que o gengibre possui substâncias que ajudam a diminuir as dores no corpo e na cabeça. Confira a receita:

  1. Ferva 1 xícara de água em uma panela
  2. Adicione 1 colher (de chá) de gengibre picado ou ralado
  3. Deixe na fervura por 5 minutos
  4. Em seguida, desligue o fogo e deixe tampado por 10 minutos
  5. Por fim, beba sem adoçar.

Contudo, se você quiser usar o gengibre em pó, você deve apenas ferver a água, desligar o fogo, adicione 1 colher (de chá) do pó e tampar por 10 minutos.

Chá de alho

O alho é rico em nutrientes que melhoram o sistema imunológico, principalmente quando estamos passando por gripes e resfriados. Estudos comprovam que tomar chá de alho diminui a duração dessas doenças (8). Confira a receita:

  1. Amasse 1 dente de alho e coloque em uma xícara
  2. Adicione água fervente até completar a xícara
  3. Em seguida, tampe por 10 minutos
  4. Por fim, coe (se preferir) e adoce com 1 colher (de chá) de mel.

Chá de camomila

Muita gente pensa que a camomila só serve como calmante natural, mas é comprovado que trata-se de uma planta muito benéfica no combate a gripes simples (9). Além de ser anti-inflamatória, a camomila é anti-viral e ataca diretamente os vírus da gripe. Veja a receita:

  1. Ferva 1 xícara de água filtrada e desligue o fogo
  2. Adicione 1 colher (de sopa) de camomila e tampe por 10 minutos
  3. Em seguida, coe e beba sem adoçar.

Quando procurar um médico?

As gripes e resfriados são doenças comuns e esporádicas. É importante manter o sistema imunológico bem nutrido para que as gripes se mantenham longe.

Em suma, os resfriados duram poucos dias e somem naturalmente. Já as gripes têm sintomas que podem permanecer no corpo por até 15 dias.

Se a gripe mostrar sintomas muito graves como febre alta, vômito e desmaios, você deve procurar uma unidade de saúde imediatamente.

Além disso, se os sintomas permanecerem por mais de 1 semana sem diminuírem nem um pouco, o recomendado é procurar um médico.

Referências científicas

  1. CHEN, B. H. et al. “Antiallergic potential on RBL-2H3 cells of some phenolic constituents of Zingiber officinale (ginger)“. 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19271742. Acesso em 23 de abril de 2019.
  2. KARUPPIAH, P., RAJARAM, S. “Antibacterial effect of Allium sativum cloves and Zingiber officinale rhizomes against multiple-drug resistant clinical pathogens“. 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23569978. Acesso em 23 de abril de 2019.
  3. GUNAWARDENA, D. et al. “Anti-inflammatory activity of cinnamon (C. zeylanicum and C. cassia) extracts – identification of E-cinnamaldehyde and o-methoxy cinnamaldehyde as the most potent bioactive compounds“. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25629927. Acesso em 23 de abril de 2019.
  4. GUPTA, C. et al. “Comparative study of cinnamon oil and clove oil on some oral microbiota“. 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22783715. Acesso em 23 de abril de 2019.
  5. SELF NUTRITION DATA – “Lemon juice, raw”. Tabela. disponível em: https://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1938/2. Acesso em 23 de abril de 2019.
  6. GOVERNO DE SÃO PAULO – “Dia da Abelha: conheça as vantagens do mel para a saúde“. SP Notícias. Portal do Governo. 2017. Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/dia-da-abelha-conheca-as-vantagens-do-mel-para-saude/. Acesso em 23 de Abril de 2019.
  7. BADOLATO, M., CARULLO, G., CIONE, E., AIELLO, F., CAROLEO, M. C. “From the hive: Honey, a novel weapon against cancer“. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28797675. Acesso em 23 de Abril de 2019.
  8. JOSLING, P. “Preventing the common cold with a garlic supplement: a double-blind, placebo-controlled survey“. 2001. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11697022. Acesso em 23 de abril de 2019.
  9. SRIVASTAVA, J. K., SHANKAR, E., GUPTA, S. “Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future“. 2010. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21132119. Acesso em 23 de Abril de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.