Escrito por em 09/05/2018 (atualização: 13/06/2018)

Se você está procurando um chá para emagrecer caseiro, neste artigo você vai encontrar várias sugestões. Feitos a partir da utilização de ingredientes naturais, alguns deles, inclusive, possuem eficácia comprovada por pesquisas.

Agora vale um alerta! Apostar somente no poder natural dos chás, pode colocar a sua dieta a perder. Por isso, uma adequação alimentar e a inclusão de exercícios físicos se faz mais do que necessário.

Ervas como o hibisco, chá verde, chá preto, entre outros, vão aparecer com frequência, já que eles possuem efeito emagrecedor. Além do mais, apostar na combinação de ingredientes também vai surtir efeito contra a balança.

Chás caseiros para emagrecer

A medicina natural pode ser uma saída bastante eficaz para quem quer queimar gordura e conquistar o peso ideal. Nesse sentido, quanto aos ingredientes utilizados, mesmo sendo naturais, precisam de prescrição para serem utilizados.

A partir de agora, confira algumas receitas caseiras de chás para emagrecer.

Chá de hibisco

O chá de hibisco compõe a lista de chá para emagrecer caseiro

Esse chá é um dos mais lembrados quando o assunto é perder peso (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 2 colheres (de sopa) de hibisco.

Modo de preparo

Para prepara o chá de hibisco, coloque a água para ferver. Assim que estiver borbulhando, desligue o fogo. Logo em seguida, acrescente a quantidade de hibisco recomendada na receita.

Deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Ao fim desse tempo, use uma peneira para remover todo o hibisco utilizado no preparo do chá. Depois, é só ingerir. Não é recomendado o uso de açúcar, adoçante ou mel.

Veja também: Chá de hibisco em pó emagrece? Confira se é bom e quais os benefícios

Chá de mel com vinagre

O chá de mel e vinagre compõe a lista de chá para emagrecer caseiro

Esse chá pode parecer incomum, mas é muito eficiente (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 2 colheres (de chá) de mel;
  • 2 colheres (de chá) de vinagre de maçã.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Assim que apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo. Logo em seguida, acrescente os demais ingredientes indicados na receita. Mexa bem e ingira na sequência.

A ingestão da bebida deve ser feita ao menos 30 minutos antes das principais refeições.

Chá de casca de abacaxi, laranja e gengibre

O chá de casca de abacaxi, laranja e gengibre compõe a lista de chá para emagrecer caseiro

Além de delicioso, esse chá consegue o efeito desejado (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • Casca de meio abacaxi;
  • Casca de 1 laranja;
  • 1 colher (de sopa) de carqueja;
  • 1 colher (de sopa) de gengibre ralado.

Modo de preparo

Antes de iniciar a receita, o indicado é que seja feita uma higienização tanto da casca do abacaxi quanto da laranja. Para isso, use água em abundância. Logo em seguida, pegue uma panela e coloque a água para ferver.

Nesse mesmo momento já pode adicionar também a casca do abacaxi e a da laranja. Adicione também o gengibre. Assim que ferver, marque três minuto e desligue o fogo. Em seguida, adicione a carqueja e deixe a mistura descansar por cinco minutos.

Veja também: Misture chá verde com água de abacaxi e emagreça

Chá verde

O chá verde compõe a lista de chá para emagrecer caseiro

O chá verde é um poderoso emagrecedor (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de erva de chá verde.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe descansar por 10 minutos, depois é só coar e ingerir. Não precisa adoçar.

Chá de carqueja

O chá de carqueja compõe a lista de chá para emagrecer caseiro

Esse chá é diurético e inibidor de apetite (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de carqueja.

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer o chá de carqueja é colocar a água para ferver. Para isso, use uma panela com tampa. Assim que a água atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a carqueja de uma vez.

Deixe a mistura repousar por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva. Ao fim, basta colocar em uma xícara e ingerir ainda morno. Não é recomendado adoçar a bebida.

Veja também: Carqueja: a cura para o diabetes

Chá preto

O chá preto compõe a lista de chá para emagrecer caseiro

Por possuir cafeína, esse chá consegue aumentar o metabolismo e queimar gordura (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de chá preto.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Assim que a água apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva de chá preto. Deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para remover a erva utilizada. Na hora de ingerir, não é recomendado a adição de açúcar ou adoçante, já que pode cortar o efeito total da erva.

Chá de gengibre

O chá de gengibre compõe a lista de chá para emagrecer caseiro

O gengibre é um amigo da boa forma pois consegue queimar gordura (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (de sopa) de gengibre ralado.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que atingir o ponto de ebulição, acrescente o gengibre ralado e deixe ferver por mais três minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 10 minutos.

Ao fim desse tempo, você vai precisar remover o gengibre com ajuda de uma peneira. Depois disso, basta colocar o chá em uma xícara e beber ainda morno. Você pode acrescentar uma rodela de limão sem casca para deixar a bebida mais refrescante.

Veja também: Benefícios do chá de limão com gengibre

Emagrecer com chá

Quando o assunto está vinculado ao tratamento de algumas doenças, a natureza pode ser uma verdadeira farmácia natural. Em relação ao emagrecimento, as diretrizes e recomendações são as mesmas.

Mas se engana quem achar que os chás são milagrosos e resolvem o problema por si só. Com as indicações certas, acompanhamento médico, adequação na rotina e foco, os resultados aparecerão de forma proveitosa.

É por isso que os profissionais recomendam. “Fazer uso de chás é muito bom para a sua saúde e você pode incluir alguns em sua alimentação diária, mas quando o motivo para tomá-los é a cura de uma doença, a sua perspectiva deve mudar”, orienta o médico Patrick Rocha.

Para que essa bebida obtenha o efeito emagrecedor esperado, a inclusão de hábitos saudáveis é mais que necessária. Nesse ponto, procurar um nutricionista ou endocrinologista é uma boa solução.

A partir dos seus objetivos e levando em consideração as condições do seu corpo, esses profissionais vão montar uma dieta que não prejudique o seu corpo, principalmente quando levado em consideração o lado nutritivo.

Além da inclusão de ingredientes naturais, a exemplo de frutas, verduras e legumes, a prática de exercícios físicos também vai dar aquele suporte. Dessa forma, casando com o chá, o emagrecimento vai ser logo sentido.

Veja também: Chá para emagrecer rápido

Propriedade dos chás

Seja para o emagrecimento ou para tratar qualquer outro problema de saúde, a utilização de chás pelo homem já é uma tradição milenar. Nesse sentido, a bebida apresenta muitos benefícios. Veja alguns deles.

O chá retarda o envelhecimento natural das células e ajuda a manter o corpo hidratado. “Os chás de todas as variedades contêm altos níveis de polifenóis antioxidantes que podem ajudar a manter o seu corpo mais saudável e alguns estudos sugerem alergia a alguns tipos de câncer”, afirma o médico Juliano Pimentel.

Fora isso, ele também faz bem ao cérebro. “Estudos afirmam que o aminoácido L-teanina, encontrado na planta de chás altera as redes de atenção no cérebro, e pode ter efeitos positivos ​​sobre as ondas cerebrais. Ele pode ajudá-lo a relaxar e se concentrar mais nas tarefas”, diz Pimentel.

Através do chá também é possível reduzir o estresse, combater a irritabilidade, fomentar a saúde neurológica, traz saúde para os ossos, reduz o colesterol, baixa a pressão arterial, ajuda na digestão e combate a inflamação.

A bebida também reduzir o risco de ataque cardíaco. “O chá previne a formação de coágulos sanguíneos perigosos que muitas vezes são a causa de ataques cardíacos e derrames”, acrescenta Pimentel.

5 chás para emagrecer