Escrito por em 26/07/2018

Você sabe para que serve o chá de jamelão? Nesse post você vai descobrir quais são os benefícios dessa bebida e quais as suas propriedades mais importantes. Veja também como preparar o chá de jamelão da forma correta. Acompanhe a seguir!

Bastante conhecida pelas propriedades hipoglicêmicas que apresenta, sobretudo no combate a diabetes e colesterol, o jamelão é uma planta que pertence à família das Malvaceae. Além do mais, essa espécie é conhecida por outras propriedades medicinais que apresenta.

O jamelão é uma árvore de grande porte, cultivada no Brasil, mas é natural da Malásia, sendo encontrada também na China, Austrália e Antilhas.

Dependendo da região onde é encontrada, o jamelão pode ser conhecido por vários outros nomes, a exemplo do azeitona-preta, jalão, jambeiro, jambuí, oliva e oliveira.

Na medicina natural, as partes do jamelão utilizadas são a casca da árvore, folhas e sementes. Somados aos benefícios que ele pode apresentar para a saúde, o fruto do jamelão também é usado na fabricação de geleias, além e ser bastante consumido in natura.

Chá de jamelão serve para que?

Por ser bastante rica em elementos curativos, cada parte da árvore do jamelão possui princípios ativos diferentes.

No geral, a espécie é rica em sais minerais como cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, potássio e sódio; ácidos ascórbico e gálico; betacaroteno; carboidratos; cariofileno e eugenol.

O chá de jamelão serve para regular o índice de açúcar no sangue

O jamelão também é muito conhecido por azeitona-preta (Foto: depositphotos)

Substâncias como o homuleno, jambosina, limoneno, niacina, proteína, riboflavina, tiamina e tanino também aparecem com relevância na composição do jamelão.

Benefícios do jamelão

Uma das principais formas de uso do jamelão em benefício da saúde humana é no combate a diabetes.

Ela faz com que o índice de açúcar no sangue seja regulado, proporcionando bem-estar para os pacientes com esse tipo de doença. A planta também pode ser usada para controlar o colesterol.

No mais, o jamelão trata prisão de ventre, distúrbios gástricos e pancreáticos, disfunções nervosas, diarreia, espasmo, gases e funciona como estimulante gastrointestinal.

Veja também: Chá de oliveira – Benefícios e propriedades

Como fazer chá de jamelão

O chá de jamelão pode ser preparado a partir do uso da casca do tronco da planta e das sementes.

Para tanto, use a proporção de 10g das partes citadas acima secas para cada 200 ml de água filtrada.

Primeiro leve a água ao fogo para ferver. Assim que estiver borbulhando, desligue o fogo e acrescente as partes da planta. Preserve o recipiente tampado por 10 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para retirar as partes da planta. Logo em seguida, a bebida está pronta para ser consumida. A indicação é que a dosagem não seja superior a três xícaras diárias.

Contraindicações

Antes de incluir qualquer que seja a planta na rotina de tratamento de qualquer pessoa, o mais indicado é que o médico seja consultado.

Pois, apesar de se tratar de um elemento natural, alguns problemas pontuais podem ser desenvolvidos, seja pelo excesso da dosagem ou alergia a alguma substância.

Os pacientes diabéticos, por exemplo, em uso de qualquer planta como tratamento complementar, devem ter sua glicemia constantemente monitorada.

Veja também: Chá de jambolão – Benefícios e propriedades