Escrito por em 27/07/2018

Você sabe para que serve o chá de imburana de cheiro? Nesse texto você confere todos os benefícios dessa planta e como preparar essa bebida. Confira a seguir!

Conhecida por ter sido muito usada pela população cabocla em problemas pulmonares, a imburana de cheiro é uma árvore natural da caatinga. Ela é uma árvore de porte médio, porém, possui a copa larga. Suas folhas são ovais de cor verde escuro, flores brancas dispostas em cachos e o fruto em forma de vagem.

Ela pertence à família das Fabaceae ou leguminosas. Dependendo do lugar onde é encontrada pode ser conhecida por vários outros nomes, a exemplo de: amburana de cheiro, cerejeira-rajada, conduru, cumaré, furanocumarinas, cumaru-das-caatingas, cumaru-do-nordeste, imburana-de-cheiro e umburana.

Na medicina natural, as partes da imburana de cheiro que podem ser utilizadas são as sementes e a casca. Como já foi dito anteriormente, é encontrada em abundância na caatinga, mais precisamente no Ceará e nos demais estados do Nordeste brasileiro.

Chá de imburana de cheiro serve pra que?

A imburana de cheiro possui uma série de propriedades medicinais benéficas para a saúde do ser humano. Entre elas, destaque para seu poder aromático, anticoagulante, anti-inflamatório, broncodilatador, cardiotônico, diaforético, estimulante, estomáquico, febrífugo, narcótico e peitoral.

Tronco da árvore imburana de cheiro

Essa é uma planta típica da caatinga, sendo muito encontrada no estado do Ceará (Foto: Reprodução | Appverde)

Por isso, a lista de doenças que a planta consegue combater é um tanto quanto extensa. De acordo com a recomendação médica, a imburana de cheiro pode ser usada para tratar de afecções pulmonares, asma, astenia, balsâmica das vias respiratórias, broncodilatadora e bronquite.

Fora isso, ela também atua como agente amenizador das cólicas intestinais e uterinas, febre, gripe, hemorragias, inflamação, resfriado e tosse.

Veja tambémConheça três ervas ‘poderosas’ para baixar a febre

Como fazer chá de imburana de cheiro

Uma das formas mais fáceis de usar a planta como remédio natural é através da infusão de algumas partes dela. Além do mais, ela também pode ser usada na forma de banho, sobretudo em crianças, com o intuito de baixar a temperatura corporal.

Para preparar a bebida, você vai precisar de 1 litro de água filtrada e 2 colheres (de sopa) de casca da planta. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que ela atingir o ponto de ebulição, coloque a casca da planta e deixe ferver por mais 10 minutos e, em seguida, desligue o fogo.

Passado esse tempo, deixe o chá descansando por mais 10 minutos. Use uma peneira para separar as cascas da planta do líquido. Feito isso, o chá está pronto para ser ingerido. De acordo

com as recomendações, só é permitido o consumo de até três xícaras da bebida por dia.

Veja tambémBronquites, tosses e asma. Dê um adeus a tudo isso tomando chá de selaginela