Publicado por Redação

A groselha negra é uma fruta pertencente à família das Groselheiras (Ribesiáceas). O alimento é usada na medicina alternativa desde a década de 80 e é utilizada desde a forma natural a ingredientes de suplemento.

As folhas, raízes, frutos, casca, baga, sementes da groselha negra possuem um alto teor de vitamina B, C e D, ajudando a proteger de constipações, gripes, resfriados e infecções na garganta, fortalecendo o sistema imunológico e ainda servindo como anti-inflamatório e antiviral.

Benefícios e propriedades da ingestão dessa fruta

A ingestão da fruta ajuda a retardar o processo de envelhecimento celular, previne os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM) e da menopausa, diminui a celulite, ajuda a fortalecer os cabelos e favorece seu crescimento, previne e trata doenças inflamatórias como a artrite, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão dos alimentos.

Graças aos benefícios que a fruta traz para o intestino e aos seus poderes diuréticos, a groselha negra geralmente é usada por quem deseja perder os quilinhos extras. Se você pretende usar o alimento para esse fim, procure a consulta de um nutricionista e a realização diária de exercícios físicos.

Chá de groselha negra: Surpreenda-se com os benefícios e as propriedades

Foto: depositphotos

A groselha negra possui ainda propriedades medicinais sudoríferas, antidiarreica, antigripal, antirreumática, anti-hemorroidal, digestiva, febrífuga, aumenta a atividade do sistema nervoso, evita a formação de cálculos renais ou provoca a sua dissolução, é vasoprotetora, antitussígena e vulnerária.

O consumo da fruta é indicado para quem sofre de gripe, resfriados, tosse, febre, dor reumática, diarreia, problemas de digestão, obesidade, infecção, edema, cortes, abscesso, cálculos, hemorroidas e hipertensão.

Receita do chá de groselha negra para fazer em casa

Ingredientes

  • 60g de folhas de groselha negra
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente as folhas da planta. Espere ferver, desligue o fogo e abafe o recipiente por dez minutos. Procure tomar 200 ml da bebida 3 vezes ao dia.Chá de groselha negra: propriedades e benefícios

Contraindicação

Gestantes e pessoas com problemas com redução da atividade cardíaca ou renal devem evitar o consumo das folhas da groselha negra.

 

Veja mais!