Escrito por em 31/07/2018

Você sabe para que serve o chá de fedegoso gigante? Nesse texto você confere todos os benefícios dessa planta para a saúde do organismo. Aproveite e veja também como preparar essa bebida. Acompanhe a seguir!

O fedegoso gigante é uma planta que pertence à família das Fabaceae. Dependendo do local onde é encontrada, pode ser conhecida por outros nomes, a exemplo de mata pasto, maria preta, manjeroba do Pará e sene.

A planta é natural da América do Sul, podendo ser encontrada na Amazônia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

Ela é bastante conhecida devidos a suas características físicas. Semelhante a um arbusto, pode chegar até 5 metros de altura. Suas folhas são grandes, podendo atingir de 30 a 60 centímetros, dispostas em pares de folíolos ovais até oblongo. Suas flores são amarelas e grandes, localizadas na ponta dos ramos.

Ramo de fedegoso gigante com flores amarelas na ponta

O fedegoso gigante é considerado um laxante natural (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Já o fruto é uma vagem quase preta, tendo em toda a extensão longitudinal uma grande ala crenilada e muito saliente, enquanto as sementes são castanhas, comprimidas, achatadas e dispostas aos septos.

Chá de fedegoso gigante serve para que?

O fedegoso gigante possui propriedades naturais que podem ser aplicadas no tratamento de algumas doenças. Isso só é possível graças a algumas substâncias que aparecem na composição da erva. Entre elas, vitamina C, tanino e ácido crisofânico.

Sendo assim, ela pode ser usada como laxante natural e como erva de efeito purgativo. O fedegoso gigante também é considerado antirreumático, diurético e febrífugo.

Veja também: Conheça três ervas ‘poderosas’ para baixar a febre

Como fazer chá de fedegoso gigante

Para preparar o chá de fedegoso gigante, você vai precisar de 200 ml de água filtrada e 1 pedaço da raiz da erva. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que ela atingir o ponto de ebulição, acrescente a raiz da planta. Deixe ferver por cerca de 5 minutos e desligue o fogo.

Passado esse tempo, deixe que o chá descanse por mais 10 minutos, com o recipiente tampado.

O passo seguinte é coar a bebida, para que toda a raiz seja retirada. Coloque o chá em uma xícara e, se preferir, use um pouco de mel para adoçar. A recomendação é tomar de 2 a 3 xícaras da bebida por dia.

Contraindicações

É importante que fique claro que a inclusão do chá de fedegoso gigante no tratamento de qualquer doença deve seguir recomendação médica.

Doses elevadas da bebida podem provocar nefrite aguda, sendo fatal em alguns casos, especialmente em lambedores e xaropes caseiros feitos com as folhas.

Veja tambémLaxante. O chá de jalapão é indicado para quem sofre de prisão de ventre

Em outras circunstâncias, o uso prolongado ou em altas doses pode intoxicar os rins.