Escrito por em 02/08/2018

Quem tem interesse em tratamentos naturais precisa saber para que serve chá de escrofulária. Nesse texto, além dessa informação, você vai ficar sabendo quais são os benefícios dessa bebida e quais suas propriedades. Veja também como preparar o chá e qual a indicação de consumo. Confira isso e muito mais a seguir!

Conhecida por ser uma planta pertencente à família das Scrophulariaceae,a erva escrofulária figura na lista dos ingredientes utilizados em prol da saúde na medicina natural. Ela possui alguns benefícios, que podem ser extraídos a partir da utilização da raiz e das folhas da planta.

Dependendo da região onde ela é encontrada, a escrofulária também pode ser conhecida por outro nome, a exemplo de erva de São Pedro.

Ela é uma planta de pequeno porte, que pode variar de 50 cm a 1 metro de altura. Ela possui ramos eretos, folhas opostas cruzadas na cor verde escura, flores vermelhas ou amarelas e frutos na forma de cápsula.

Chá de escrofulária serve pra que?

Ela pode ser usada para resolver alguns problemas de saúde. Isso ocorre devido à presença dos ácidos ferúlico, isoferúlico, p-cumárico, cafeico, vanílico e clorogênico. Além do mais, também aparecem na composição da planta: açúcar, aucubina, diosmina, flavonoides, glicosídeos, hesperidina, saponinas e resinas.

Galhos da planta escrofulária

A bebida dessa planta é muito eficaz para tratar problemas de pele (Foto: depositphotos)

Graças a todas essas substâncias citadas anteriormente, a escrofulária pode ser usada para combater uma série de doenças.

Entre as mais comuns, destaque para abscesso, erupção cutânea, ferida, eczema, psoríase, sarna, irritação de pele, circulação do sangue, prisão de ventre, cistite, uretrite e edema.

Veja também: Chá de aroeira para clarear a pele e seus efeitos benéficos. Confira

Como fazer chá de escrofulária

Para preparar o chá de escrofulária você vai precisar de 1 xícara de água e 1 colher (de sopa) da erva.

O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que ela atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo. Coloque a erva em uma xícara e despeje a água quente. Deixe descansar por cerca de 10 minutos.

Passado esse tempo, pegue uma peneira e passe o líquido por ela. Isso vai ajudar a reter a erva. Feito isso, o chá estará pronto para ser ingerido. Preste atenção quanto a ingestão diária do chá de escrofulária, pois a quantidade máxima permitida é de, no máximo, três xícaras.

Contraindicações

O uso da planta não é recomendado entre as pessoas que têm problema de taquicardia, pois ela é estimulante do sistema cardíaco e pode desencadear algumas reações.

Veja também: O chá de ipê amarelo pode ser usado para tratar feridas

Dependendo da forma com que o organismo de alguns pacientes reaja, podem aparecer efeitos colaterais pontuais, a exemplo de bradicardia, pulso irregular, diarreia, náuseas e vômitos.