Escrito por em 30/07/2018

Você sabe para que serve o chá de escada de jaboti? Nesse texto você vai conferir quais são os benefícios dessa bebida e qual a maneira correta de prepará-la. Veja a seguir!

Algumas plantas chamam atenção pelo seu nome curioso ou até pelo formato. No caso da escada de jaboti, os dois pontos podem ser usados para referenciá-la. Ela é uma planta pertencente à família das Fabaceae. A parte utilizada pelas pessoas são o caule, a casca e as folhas.

Dependendo da região onde ela é encontrada, pode ser conhecida por outros nomes, a exemplo de cipó-florão, cipó-escada, cipó-unha-de-boi e unha-de-vaca.

Como acontece com tantas outras plantas, ela também possui propriedades naturais que podem ser usadas no tratamento de algumas doenças.

Chá de escada de jaboti serve pra que?

A escada de jaboti é uma planta que possui substâncias naturais que agregam efeito antissifilítico, antirreumático e anti-hemorroidária, quando usado de forma correta pelo ser humano.

O chá de escada de jaboti serve para tratar crises de reumatismo e hemorroidas

As partes dessa planta que devem ser usadas vai depender do tipo de doença que deseja tratar (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Para tanto, não custa nada lembrar que, a inclusão do chá feito a partir dessa espécie deve seguir recomendação médica. Pois só ele é a pessoa mais indicada para prescrever o tratamento de forma correta, a fim de evitar maiores complicações a saúde do paciente.

Quando seu uso é liberado pelo médico, a planta pode ser usada no tratamento de reumatismo, sífilis, barriga d’água e hemorroida.

Veja também: Se você tem reumatismo, o chá de pinhão roxo pode ajudar

Como fazer esse chá

Dependendo da doença a qual está requerendo tratamento, a parte utilizada da planta é diferente. Para os casos de reumatismo e sífilis, deve-se usar o caule e a casca. Já para os problemas de barriga d’água, hemorroida e reumatismo, as folhas são mais indicadas.

Para preparar o chá de escada de jaboti, você vai precisar de 1 xícara de água e um pouco da parte indicada para a resolução do seu problema. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que apresentar os primeiros sinais de ebulição, acrescente a parte da planta e deixe ferver por cinco minutos.

Veja também: Chá para tratar hemorroidas

Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe o recipiente tampado por mais 10 minutos. Depois disso, use uma peneira para retirar a parte da planta que foi utilizada e a bebida está pronta para ser ingerida. A recomendação é tomar duas xícaras do chá por dia.