Escrito por em 22/08/2018 (atualização: 31/07/2018)

Para que serve o chá de erva santa deve fazer parte das indagações das pessoas que se interessam pela vida saudável. Nesse texto vamos explicar os benefícios dessa planta e como preparar seu chá. Veja a seguir!

Conhecida como alfazema-do-brasil, erva-de-nossa-senhora e erva-da-graça, a Aloysia gratissima ou simplesmente erva santa é uma planta pertencente a família das Verbenaceae.

Trata-se de uma espécie muito útil no tratamento de doenças que afetam o organismo humano devido aos princípios que a folha desta planta possui.

Chá de erva santa serve pra que?

Diante das propriedades medicinais que esta planta possui, é possível estabelecer os efeitos benéficos da mesma para a saúde humana.

Neste sentido, a erva santa é indicada no tratamento de problemas que afetam a bexiga e o sistema urinário como um todo. Também é útil no tratamento de gastralgias, mais conhecidas como dores no estômago.

Galhos da erva santa com flores brancas

O chá dessa planta serve para lavar ferimentos (Foto: Reprodução | Rosângela G. Rolim/UFRGS)

Catarro, resfriados, tosse e outros problemas relacionados ao sistema respiratório também podem ser aliviados com o uso da erva santa. Outro grande benefício da planta é ela proporcionar o tratamento de ferimentos, úlceras e queimaduras.

Veja também: Use chá de açucena para tratar queimaduras e úlceras

Propriedades desta planta

  • Antiespasmódica
  • Antitussígena
  • Carminativa
  • Estimulante
  • Expectorante
  • Litagoga
  • Sudorífica
  • Peitoral

Como fazer o chá da erva santa?

Use 2 colheres (de sopa) das folhas de erva santa em 1 xícara de água fervente. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos, aproximadamente.

Depois do tempo determinado, coe o líquido e beba logo em seguida. Este chá pode ser consumido até três vezes por dia, por isso não ultrapasse a quantidade indicada.

Além de ingerir, este chá também pode ser utilizado para lavar ferimentos, queimaduras e outras úlceras que aparecem na pele. Para tratá-las com este remédio natural, basta utilizar o líquido quando for mudar o curativo da área afetada ou até mesmo na hora do banho.

Veja também: Use o chá da arnica brasileira para curar ferimentos

Cuidados

O chá de erva santa é considerado um remédio natural e, se preparado e ingerido de forma correta, é um excelente medicamento para cuidar da saúde.

Contudo, se este produto não for utilizado de maneira correta e em excesso, o paciente pode apresentar um quadro de intoxicação. Por esta razão, é mais indicado procurar um médico especialista no problema apresentado antes de se automedicar.