Por Redação em 15/10/2018

Você já ouviu falar no chá de unha de gato e uxi amarelo? A combinação dessas duas ervas é muito conhecida como um tratamento natural para problemas uterinos e para ajudar a engravidar. Neste artigo, você vai saber se a bebida é realmente eficaz para este fim e conhecer os seus outros benefícios e indicações.

A unha de gato de gato (Uncaria tomentosa ou Uncaria guianensis) é uma planta trepadeira, nativa da Amazônia, e tem esse nome devido aos seus espinhos que parecem muito com as garras dos gatos. Já a uxi amarelo (Endopleura uchi) é uma árvore que pode chegar a 30 metros de altura e gera frutos em formato de vagem. Também é nativa da Amazônia, sobretudo do estado do Pará.

Ambas são consideradas ervas medicinais, podendo ser utilizadas para tratar diversos problemas de saúde. Confira a seguir mais informações sobre o chá de unha de gato e uxi amarelo e orientações de como e por quanto tempo tomar e também sobre seus possíveis efeitos colaterais.

Benefícios do chá de uxi amarelo e unha de gato

Entre os benefícios do chá de uxi amarelo e unha de gato, podemos citar sua ação uterina, sendo eficiente no tratamento de miomas, cistos, inflamações nos ovários e útero e irregularidade menstrual. Também podem ser usados em casos de gastrite, infecção urinária, reumatismo e tumores malignos.

Segundo o livro “O Poder das Ervas: Vida Natural”, do fitoterapeuta André Resende, a unha de gato é um famoso antirreumático, que ajuda a amenizar dores nas pernas e nas costas. Além disso, é utilizada contra doenças venéreas.  A unha de gato também foi objeto de estudo da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, onde chegou-se ao resultado de que a planta é excelente para a redução da fadiga em pacientes com câncer.

Unha de gato planta

Assim como o uxi amarelo, a unha de gato é nativa da Amazônia (Foto: Reprodução | Celestial Garden)

O chá de unha de gato ainda possui ações contra gripes e viroses, age como um poderoso anti-inflamatório e estimula o sistema imunológico, além de melhorar a circulação sanguínea e combater a retenção de líquidos.

Já o uxi amarelo, ainda segundo o livro de André Resende, é utilizado, principalmente, para inflamações no útero e miomas. O chá de uxi amarelo possui propriedades anti-inflamatórias, antimutagênicas, antioxidantes, antitumorais e antivirais. Também é depurativo, ou seja, purifica o organismo de suas toxinas e resíduos, e ainda é diurético, vermífugo, imunoestimulante e regenerador.

O chá de uxi amarelo também pode ser eficaz na redução e cura de doenças do fígado. Em 2012, uma pesquisa científica feita por uma estudante de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) avaliou a utilização do chá de uxi amarelo para ajudar na redução de gordura no fígado.

O estudo foi feito com ratos de laboratório e os resultados mostraram que os animais que consumiram o chá apresentaram diminuição ou eliminação completa da gordura no fígado. A infusão ainda ajudou no emagrecimento significativo dos animais, no aumento do colesterol bom (HDL) e na diminuição de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL).

Veja também: Chá de unha de gato: para que serve?

Emagrece?

Se você tem dúvidas se o chá de unha de gato e uxi amarelo emagrece, é importante saber, em primeiro lugar, que eles podem atuar apenas como coadjuvantes no processo de perda de peso. Nenhum chá deve ser considerado milagroso para emagrecer, assim como nenhum alimento específico.

No caso da unha de gato, as suas propriedades antioxidantes e diuréticas podem ajudar na eliminação de gorduras e evitar a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço do corpo. Esse chá também pode ajudar a melhorar a digestão.

Já no caso do uxi amarelo, o biólogo especializado em fitoterapia clínica, Daniel Forjaz, diz que uma pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou a atuação da planta contra a obesidade. “A universidade fez uma análise das propriedades do uxi amarelo e percebeu que ele inibe a ação da lipase pancreática, que é uma enzima que facilita a absorção de gordura pelo nosso organismo”, revela.

Sendo assim, inibindo a lipase pancreática, as gorduras são menos absorvidas pelo nosso organismo. Isso faz com que o uxi amarelo ajude no processo de redução de peso e no controle da obesidade.

Porém, de qualquer forma, o consumo do chá de unha de gato e uxi amarelo deve estar inserido em uma rotina com hábitos saudáveis. Sem uma alimentação equilibrada e sem a prática regular de exercícios físicos, nada adianta beber esses chás.

Uxi amarelo

O uxi amarelo é utilizado, principalmente, para inflamações no útero e miomas (Foto: Reprodução | Leetdoc)

Engravida?

Uma das ações mais conhecidas do chá de unha de gato e uxi amarelo é que eles combatem a infertilidade e aumentam as chances de gravidez. De certa forma, a combinação desses chás podem sim ajudar a engravidar e isso acontece porque essas plantas tratam os problemas uterinos que atrapalham a fecundação.

A associação destas duas plantas forma um poderoso composto que auxilia no tratamento de problemas do aparelho reprodutor feminino como: miomas, cistos, ovários policísticos, inflamação uterina, endometriose, candidíase e menstruação irregular. Existem muitos relatos de sucesso entre mulheres que utilizaram os chás para estes fins.

Além disso, estudos realizados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) demonstraram que a combinação desses chás reduz em até 60% os sintomas da endometriose, que é uma das doenças uterinas que mais atrapalha a fertilização.

Segundo o biólogo Juan Revilla, especialista em pesquisa e tratamento alternativo com ervas medicinais e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), as duas plantas agem no organismo de forma complementar. O efeito anti-inflamatório gerado pela unha de gato auxilia a ação do uxi amarelo.

“A unha de gato possui propriedades anti-inflamatórias e, por isso, é muito eficaz no tratamento de tumores e candidíase. Já o uxi amarelo possui propriedades que tratam distúrbios menstruais, inflamações do útero, miomas e hemorragias”, explica o biólogo, doutor em botânica.

Porém, o uso desta combinação para engravidar é questionável para alguns médicos. Eles alertam para o perigo de combinar o chá com outros medicamentos, ou mesmo substituir tratamentos indispensáveis de algumas doenças pela bebida.

Os miomas, por exemplo, são tumores que podem aumentar de tamanho e até causar sangramentos. Eles atingem cerca de 50% das mulheres com idade entre 30 e 50 anos e, apesar de benignos, não têm cura. Inclusive, em alguns casos, pode ser necessário a retirada do útero.

Portanto, o consumo desses chás deve ser feito sempre com acompanhamento de ginecologistas e/ou outros médicos especialistas, seguindo as recomendações e os devidos cuidados indicados por eles.

Veja tambémConheça os chás que ajudam a engravidar

Juan também orienta que o tratamento fitoterápico seja feito apenas depois da consulta com um médico e que apenas especialistas em ervas podem indicar a melhor forma de usar esses chás.

Indicações e efeitos colaterais

Além de ser uma ótima opção de tratamento natural para doenças uterinas, como os cistos e miomas já mencionados, o uxi amarelo também é indicado para outros problemas. Entre eles podemos citar: diabetes, úlceras gástricas, inflamações, dores, fungos, problemas da próstata e, até mesmo, para prevenir tumores e doenças degenerativas.

De acordo com Daniel Forjaz, a ação fungicida do uxi amarelo atua principalmente nos fungos que causam candidíase, e sua eficácia para tratar esse problema já foi comprovada em muitas pesquisas. Também já foi comprovada sua ação analgésica, sendo muito eficiente para cólicas menstruais.

Em relação a diabetes, o uxi amarelo reduz o processamento dos carboidratos, fazendo com que o índice glicêmico diminua. Isso ajuda muito no controle de diabetes, especialmente a do tipo 2. Ele também possui ação protetora cerebral, prevenindo doenças degenerativas como o Parkinson e Alzheimer e ainda melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a tratar infecções urinárias.

O biólogo explica ainda que o principal princípio ativo do uxi amarelo é a bergenina. “A bergenina está presente na casca do uxi. Ela é anti-inflamatória, antioxidante, atua como inibidora da progressão do vírus HIV, auxilia tratamentos renais e problemas do fígado e ainda é antitumoral, motivo pelo qual é tão eficiente para o tratamento dos miomas”, complementa.

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) também confirmou a eficácia do chá de uxi amarelo no tratamento e prevenção de problemas do sistema digestivo. De acordo com os estudos, a planta protege o estômago, evita gastrites e auxilia no tratamento de úlceras.

Já em relação aos efeitos colaterais, Daniel diz que não foram encontrados nenhum parâmetro de toxicidade relevante se o chá de uxi amarelo for usado nas doses recomendadas. Porém, mulheres grávidas e lactantes não devem fazer uso, pois a planta tem ação sobre o útero e pode prejudicar o feto.

Também é contraindicado para crianças e pacientes que sofreram transplante, pois pode levar à hemorragias. Altas doses do chá podem ainda causar dores abdominais, diarreia e problemas gastrointestinais. No caso de doenças graves, moderadas ou crônicas, a orientação médica é imprescindível.

Por quanto tempo tomar a bebida?

De forma geral, para quem está tentando engravidar, os fitoterapeutas recomendam consumir o chá de unha de gato e uxi amarelo assim que a menstruação aparecer até o primeiro dia fértil. Consumir os chás durante uma semana já pode trazer o efeito desejável.

Entretanto, para ter certeza de por quanto tempo tomar a bebida é necessário consultar um especialista, assim ele poderá avaliar cada caso individualmente. Muitas mulheres acabam tomando estes chás indiscriminadamente e sem orientação médica para tratar problemas uterinos, o que é muito arriscado.

É importante ter em mente que, mesmo quando se trata de plantas medicinais, a automedicação e a superdosagem são muito perigosas, podendo causar mais problemas para a saúde.

Procure sempre um naturopata, um fitoterapeuta ou um nutricionista, para que eles possam orientar que dose das ervas é a correta para você, como e por quanto tempo tomar e saber se no seu caso particular não há nenhuma contraindicação.

E lembre-se: o uso do chá de unha de gato e uxi amarelo não deve jamais substituir o acompanhamento médico e os tratamentos indicados por eles.

Como fazer o chá de unha de gato e uxi amarelo

Quer aprender a fazer o chá de unha de gato e uxi amarelo? Agora que você já sabe que esses chás servem para engravidar e ainda descobriu quais são os seus benefícios, indicações e efeitos colaterais; anote aí a receita para fazer em casa.

Os chás devem ser feitos separadamente. As propriedades medicinais dessas plantas estão mais concentradas nas cascas.

Use 1 colher (de sobremesa) das cascas trituradas de cada uma das ervas para uma xícara de água. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Depois, deixe descansar por uns 5 minutos, coe e tome. O ideal é tomar o chá de uxi amarelo pela manhã e o chá de unha de gato à tarde ou à noite.