Publicado por Redação

Para tratar muitos problemas de saúde, muita gente recorre as propriedades medicinais de algumas plantas. Nos casos relacionados a gripe, herpes e cândida, uma espécie que tem relevante poder para resolver esses problemas é o tomilho.

Bastante conhecido na culinária, o tomilho também teu seu uso vinculado aos tratamentos alternativos que promovem a saúde humana.

O tomilho é um arbusto aromático originário do continente europeu muito utilizado no preparo de alguns pratos. A erva também é considerada um antibiótico natural, sendo usada na fabricação de vários medicamentos e outros produtos relacionados ao consumo rotineiro, desde balas açucaradas até sabonetes, pois tem um cheiro bastante agradável.

Chá de tomilho, indicado para o tratamento de herpes, cândida e gripe

Foto: depositphotos

Entre as propriedades que fazem do tomilho uma erva indicada nos tratamentos alternativos, estão: antibacteriana, antivirais, antibióticas, antifúngicas, antiespasmódica, diurética, antisséptica e expectorante. Porém, antes de fazer uso dessa erva no tratamento de qualquer doença, o médico deve ser consultado. Pois só ele tem conhecimento suficiente para certificá-la.

Benefícios e propriedades do tomilho

O tomilho estimula a produção de glóbulos brancos por isso reforça a imunidade, já que ele elimina as toxinas acumuladas no corpo; trata problemas respiratórios, como resfriados, asma, dores de garganta, bronquite, catarro, e laringite. A erva é usada para tratar gengivite ou outros problemas na boca, assim como ajuda no tratamento da depressão, fadiga e insônia.

Segundo estudo realizado na França, o tomilho pode matar 90% dos micróbios em apenas três horas. Como se ainda não fosse suficiente, o tomilho pode ser usado para tratar infecção urinária, curar fungos nas unhas, reduzir as dores reumáticas, suavizar picadas de insetos, ajudar no tratamento de pé de atleta, além de servir de tônico para os cabelos.

Tomilho para doenças respiratórias

Para usar o tomilho para tratar as doenças respiratórias, a sugestão é preparar um xarope. Confira a receita:

Ingredientes

– 200 ml de mel puro;
– 40 grama de tomilho seco.

Modo de preparo

Para preparar o xarope é muito simples, basta misturar a erva com o mel e mexer bem. Se você perceber que a mistura ficou um pouco grossa demais, a dica é adicionar 50 ml de água esterilizada. Esse processo de esterilização consiste em ferver a água em um recipiente que não seja de alumínio. O uso está liberado assim que ela esfriar. A indicação é tomar uma colher (de sopa) duas vezes por dia.

Para conservar o xarope, basta deixá-lo acondicionado em um vidro tampado e em um local fresco. Ele pode durar até duas semanas.

Herpes e cândida

Ingredientes

– 375 ml de água;
– 2 colheres (de chá) de tomilho seco;
– 1 colher (de chá) de alecrim seco;
– 1 colher (de chá) de sálvia seca.

Modo de preparo

O primeiro passo é ferver a água. Assim que começar a borbulhar desligue o fogo e adicione as ervas. Deixe descansar no recipiente tampado por aproximadamente 20 minutos. Coe e utilize-a como solução de limpeza da região íntima ao menos duas vezes por dia.

Veja mais!