Publicado por Redação

O chá de sucupira é uma bebida que apresenta inúmeros benefícios para a saúde do organismo. Mas apesar de ser tão saudável e natural, a receita também apresenta algumas contraindicaçinflkões.

Os óleos das sementes se sucupira possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, tônicas, antibióticas, analgésicas, estimulante, anticarcinogênicas e antirreumática.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de sucupira

Esclareça qualquer dúvida em relação às contraindicações do chá de sucupira

É considerável o número de pessoas que se pergunta se o chá de sucupira tem contraindicações (Foto: Reprodução/ Instituto Brasileiro de Florestas)

O consumo das sementes de sucupira é algo extremamente saudável, mas o exagero da ingestão do chá pode acarretar em alguns problemas para o organismo.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade de Campinas (Unicamp), a comercialização da sucupira é algo preocupante e perigoso.

Por ser conhecida como uma planta capaz de aliviar as dores de artrite, muitas pessoas acabam consumido o produto natural em excesso. Mas a análise laboratorial feito pelos estudiosos mostrou que a presença de  medicamentos como Voltaren e Cataflam, que é o diclofenaco utilizado no tratamento de processos inflamatórios.

Segundo a professora que orientou a pesquisa, Vanessa Helena, isso induz as pessoas a fazerem o uso contínuo da sucupira.

“O diclofenaco deve ser tomado com acompanhamento de um profissional da saúde capacitado, e geralmente por um período de sete dias, considerando que o uso prolongado pode comprometer as funções renais do indivíduo. Neste trabalho foram avaliados os riscos do uso contínuo de diferentes dosagens dos extratos e componentes extraídos da sucupira em camundongos e ratos. Esses dados científicos são importantes, pois muitos analgésicos, como o paracetamol, são altamente hepatotóxicos. Ainda assim, o paracetamol está isento de prescrição médica, sendo muito utilizado na pediatria”, alerta.

Propriedades e benefícios do chá de sucupira

Mas quando consumido nas dosagens certas, o único efeito que a ingestão de sucupira trará para o organismo é benéfico.

Alivia dores na coluna

Os extrato das sementes de sucupira tem propriedades naturalmente analgésicas, auxiliando no alívio de dores na coluna, por exemplo.

Mas pessoas que possuem problemas como bico de papagaio, hérnia de disco e dores mais graves precisam de uma acompanhamento de um especialista antes de consumirem a bebida.

Combate dores crônicas

As propriedades, como os flavonoides e alguns proteínas, presentes na sucupira são capazes de reduzir dores, principalmente causadas por reumatismo, artrite, artrose e gota.

Previne úlceras

Graças aos efeitos anti-inflamatórios presentes da sucupira, a bebida feita a partir da planta consegue aumentar o volume das células que defendem o organismo, principalmente do sistema gástrico.

Sendo assim, A bebida também tem capacidade de proteger o sistema gástrico contra inúmeras doenças, incluindo a úlcera.

Retarda o envelhecimento celular

Os antioxidantes também têm capacidade de retardar o processo de envelhecimento das células, pois combatem os radicais livres que as prejudicam.

Combate infecções e inflamações

As propriedades antibióticas da sucupira ajudam a curar e prevenir diversos tipos de doenças ocasionadas por vírus e bactérias.

A bebida combate problemas como aftas, inflamações da próstata e ovários, dores na garganta e infecções no trato urinário.

Previne e combate o câncer

A bebida também atua na desinflamação de células, prevenindo a ocorrência de tumores benignos e malignos, principalmente tumores na próstata.

Previne e auxilia no tratamento do diabetes

A semente de sucupira também é um excelente complemento para o tratamento da diabetes. O chá consegue equilibrar os níveis de glicose presentes na corrente sanguínea.

Caso já faça uso de medicamentos para esse efeito, busque a ajuda de um profissional da área antes de adicionar o chá de sucupira à sua dieta.

Combate os vermes intestinais

Além de melhorar o funcionamento do intestino, o chá de sucupira também ajuda a eliminar vermes presentes no órgão.

Como preparar chá de semente de sucupira

Ingredientes

  • 6 sementes de sucupira
  • 1,5 litro de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e tritura as sementes de sucupira. Coloque-as na água e deixe até entrar em ebulição. Após o tempo, desligue o fogo e deixe o recipiente abafado até que a bebida morne. Antes de consumir, coe a bebida.

Veja mais!