Escrito por em 24/01/2018

Quando o que está em jogo é a satisfação com o peso corporal, muita gente tem do que se queixar. Nesse sentido, a natureza oferece uma série de opções, na forma de plantas, para que o emagrecimento seja alcançado.

Ainda no que se refere ao emagrecimento, o chá de sucupira é bem pesquisado, justamente por as pessoas acreditarem que ele tem esse poder de auxiliar na perda de peso. Porém, será que isso é mesmo verdade?

A partir da leitura desse artigo, você vai esclarecer essa e muitas outras dúvidas sobre a sucupira. Lembrando que a planta possui muitos benefícios para à saúde. Porém, mesmo se tratando de um ingrediente natural, tem de ser usado com responsabilidade.

Recorrer a uma avaliação médica é importante. Só esse profissional tem conhecimento suficiente para atestar seu uso. Também é importante ouvir as orientações para evitar complicações, sobretudo pela condição peculiar de cada organismo.

O chá de sucupira pode ser usado em prol da perda de peso sim

O nome científico da sucupira é Pterodon emarginatus (Foto: Reprodução | Alchetron)

Chá de sucupira emagrece?

Se essa foi a pergunta que motivou a sua busca sobre as propriedades do chá de sucupira é bom que você saiba que não existe nenhuma comprovação científica que ateste que a sucupira emagrece.

Ainda assim, existem alguns relatos de pessoas que já fizeram uso do chá da sucupira que comprovam que a ingestão regular da bebida possui propriedades emagrecedoras. Nesse sentido, é bom levar em consideração o contexto que ela está inserida.

Quando aliada a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos regulares, o chá de sucupira pode ser usado em prol da perda de peso sim. A substituição de sucos e outras bebidas calóricas pelo chá de sucupira, por exemplo, pode ser uma boa opção.

“Já conseguimos comprovar que a semente da sucupira tem substâncias que estão envolvidas com o processo de inibição da dor, inflamação e câncer, sobretudo o de próstata”, afirma a bióloga da Unicamp Mary Ann Foglio.

Veja também: Como usar chá de gengibre para emagrecer

Dependendo dos hábitos adotados por cada pessoa, juntamente com os benefícios do chá em questão, a perda de peso pode ser uma realidade. Porém, consulte sempre o médico para evitar complicações com a saúde.

“Todo chá ajuda a hidratar o corpo, pode ter até alguns fitonutrientes, mas nada milagroso. Não existe milagre quando o assunto é o emagrecimento. Você tem de basear sua alimentação em gorduras saudáveis, proteínas de alto valor biológico, vegetais e hortaliças”, afirma o médico Patrick Rocha.

Propriedades da sucupira

A sucupira é uma planta que pode ser usada no processo de tratamento e cura de muitas doenças. Para isso, é bom utilizar suas partes da forma correta para evitar problemas como alergias e outras reações.

Estudos e pesquisas científicas apontam que a sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, antirreumáticas e anticarcinogênicas. Por isso ela pode ser utilizada largamente.

Além do chá da sucupira, que pode ser feito a partir da utilização da casca da planta e sementes, existe também o óleo extraído das sementes da planta. Ele é indicado para dores, principalmente em casos de artrite e reumatismo.

Além disso, estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e a ação broncodilatadora da árvore. Investiga-se, ainda, a ação da semente de sucupira no tratamento de casos de doenças parasitárias, como a Doença de Chagas.

Veja também: Chá de salsa emagrece? Veja e fique sabendo

O extrato da semente de sucupira é indicado para pessoas que sofrem com casos de dores ósseas, dentre os quais problemas de coluna (hérnias de disco), bicos de papagaio, artrites, reumatismo e dores das articulações em geral.

A sucupira também pode ser bastante eficaz no combate a ação de vírus e bactérias, sobretudo as causadoras de dores de garganta, infecção no trato urinário, inflamação na próstata e ovários. Ela também pode ser usada no combate aos vermes intestinais.

Para os casos de diabetes, outra vantagem oferecida pela sucupira é equilibrar os níveis de glicose na corrente sanguínea. Para os pacientes que apresentam tumores na próstata, a sucupira também aparece como uma excelente aliada.

Chá de semente de sucupira

A indicação é que o chá de sucupira seja ingerido ao longo de todo o dia

O chá pode ser consumido por todas as faixas etárias (Foto: depositphotos)

Depois de tomar conhecimento de todas as vantagens associadas a utilização da sucupira em qualquer que seja o tratamento de saúde, chegou a hora de aprender a preparar o chá das sementes de sucupira.

Ingredientes

  • 1 litro e meio de água filtrada;
  • 6 sementes de sucupira.

Modo de preparo

Para preparar o chá de semente de sucupira a primeira providência a ser tomada é colocar a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Logo em seguida, higienize bem as sementes e triture-as.

Assim que a água começar a ferver, junte as sementes trituradas e deixe na água por dois minutos. Passado esse tempo, apague o fogo e deixe o chá amornar. Quando estiver morno, pegue uma peneira e retire toda a semente utilizada.

A indicação é que o chá de sucupira seja ingerido ao longo de todo o dia. É bom que a ingestão do chá seja intercalada com água em intervalos de três horas. Para qualquer dúvida, consulte um especialista.

Para que o chá não perca as suas propriedades ao longo do dia, guardá-lo na geladeira é a solução mais indicada. Caso você prefira beber o chá das sementes de sucupira ainda morno, retire a quantidade desejada e esquente isoladamente.

Contra-indicação do chá de sucupira

O chá de sucupira é uma bebida que pode ser consumida por qualquer tipo de pessoa. Toda a planta pode ser utilizada para resolver os mais variados problemas relacionados à saúde. Porém, as folhas apresentam elevado grau de toxidade.

Sendo assim, não é aconselhável o uso interno dessa parte da planta, nem sob a versão de chá. De acordo com testes e estudos realizados, as folhas da sucupira causam problemas hepáticos sérios, sobretudo em animais.

Veja também: Chá de urucum emagrece? Descubra

“As folhas da sucupira causam uma inflamação muito séria. Em poucos dias o animal morre. E esse resultado também se refere ao nosso corpo. Então, preparações feitas com a folha da sucupira, só para uso externo”, explica o biólogo e especialista em plantas medicinais, Daniel Forjaz.

Já a casca do caule e a semente da sucupira não são tóxicas. “Em alguns casos, o óleo da semente da sucupira, se consumido em excesso, pode causar uma depressão no sistema nervoso central, deixando a pessoa apática e sonolenta”, diz Forjaz.