Escrito por em 22/05/2013 (atualização: 04/06/2019)

Você conhece os benefícios do chá de sene? Esta bebida é famosa devido a alguns efeitos no organismo. Contudo, é um chá envolto em mitos e dúvidas. Pensando nisso, estamos aqui para responder A todas as suas perguntas sobre o chá de sene.

O sene (Senna Alexandrina) é uma planta medicinal da família das Fabaceae, originária do continente africano, tendo se desenvolvido de maneira rápida também no Oriente Médio e na Índia. No entanto, o sene pode ser encontrado em qualquer parte do mundo.

Também conhecida sob os nomes de Sena, Cássia e Mamangá, o sene é conhecido por produzir um chá laxante capaz de tratar a prisão de ventre facilmente. Mas, não é essa a única ação benéfica desta bebida.

Veja aqui todas as principais informações e respostas sobre este chá e planta! E lembre-se, todo este conteúdo foi produzido utilizando informações oficiais de artigos e livros científicos!

Para que serve o chá de sene

O chá de sene é muito famoso pela sua ação laxante, que combate a prisão de ventre facilmente. Mas este não é o único benefício desta bebida.

Folhas e flores de sene

O chá de sene regula a digestão e e facilita a evacuação das fezes (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Dessa forma, fizemos uma lista com todos os principais benefícios do chá:

  • Tem efeito laxante
  • Elimina vermes e parasitas
  • É anticonvulsivante (combate convulsões)
  • Ajuda a dormir melhor
  • Combate a ansiedade
  • É anti-inflamatório
  • Previne o câncer e outras doenças

Bastantes benefícios, não é? Vale ressaltar que estes que foram listados são os benefícios comprovados pela ciência até o momento. Claro que existem outras vantagens saudáveis, mas estas ainda estão sendo estudadas ou passando por testes.

Dessa forma, escolhemos estes que foram citados pois já existem embasamento científico que os comprovam. Assim, certificamos que todos estes são baseados em pesquisas e estudos originais e certificados. Abaixo, você aprenderá mais sobre cada um.

Veja tambémComo fazer chá de sene; veja receitas e benefícios

Benefícios deste chá

Agora você verá um pouco mais sobre cada um dos benefícios listados anteriormente. É aqui também onde você vai confirmar que todos esses benefícios são verdadeiros. As informações são baseadas em fontes científicas e pesquisas oficiais. Confira nossas referências científicas no fim do artigo!

Tem efeito laxante

Antes de mais nada, o chá de sene é bastante conhecido devido a sua ação laxante (1, 2), que é muito potente, mas não se dá tão rapidamente. Além disso, o sene entra na lista de alimentos purgantes, o que facilita ainda mais a evacuação das fezes.

É um ótimo remédio para combater a constipação (prisão de ventre). Contudo, não tem um efeito imediato (começa entre 4 e 6 horas após a ingestão), apesar de muito potente. Uma vez no trato digestivo, seu efeito vem após algumas horas, seguindo o fluxo da digestão.

Quando chega ao intestino, é onde a mágica acontece. As propriedades do sene irritam o cólon e intestino, impedindo a absorção de água. Assim, as fezes ficam mais úmidas (ou até moles) e são eliminadas pelo intestino estimulado.

Além disso, estudos comprovam que o sene acelera a digestão (1). Com isso, há o estímulo do funcionamento do estômago, o que faz bem para o corpo e ajuda a perceber e monitorar a flora intestinal.

Elimina vermes e parasitas

Outro benefício famoso do chá de sene é a sua capacidade de matar vermes e parasitas presentes no corpo (3). Dessa forma, podemos dizer que esta bebida natural é um verdadeiro higienizador do organismo.

Essa ação é chamada de efeito anti-helmíntico, mas que pode ser traduzido simplesmente como efeito vermicida. Teste em laboratório foram realizados e houve a comprovação de que as propriedades do sene são um veneno natural para micro-organismo e pequenos agentes prejudiciais.

Contudo, não faz nenhum mal ao ser humano. Dessa forma, essa bebida é de grande ajuda no tratamento de vermes, principalmente aqueles que ficam no trato intestinal.

É anticonvulsivante (combate convulsões)

Outra grande descoberta científica a respeito do chá de sene é que ele possui substâncias anticonvulsivantes (4). Isto é, propriedades que ajudam a combater as convulsões, assim como auxiliar no tratamento deste problema.

As convulsões, infelizmente, são sintomas de algumas doenças. Podendo ser bem graves, é muito importante que seja um problema acompanhado por um médico especialista. Contudo, o chá de sene pode ser um grande auxiliar nesse processo, diminuindo as chances de convulsões e tornando-as mais curtas.

De acordo com o estudo camaronês (Camarões, África), o consumo regular de chá de sene reduz significativamente o risco de morte causada por ataques de convulsão. Graças a esse efeito, esta bebida é classificada como uma das grandes auxiliadores do tratamento de epilepsia.

Ajuda a dormir melhor

Pesquisas também foram capazes de estabelecer uma relação oficial entre o chá de sene e o combate a insônia (4). Isso mesmo, é possível melhorar e aumentar as horas de sono através do consumo regular do chá de sene.

As propriedades desta bebida atuam no sistema nervoso como um leve sedativo, causando sonolência e diminuindo a atividade cerebral, o que induz ao sono saudável. Sendo assim, aposte neste chá caso esteja passando por um período de insônia.

Combate a ansiedade

Do mesmo modo, o chá de sene é uma ótima opção natural contra ansiedade (4). O efeito sedativo citado anteriormente é resultado da ação tranquilizando desta bebida no sistema nervoso. Este efeito também induz a diminuição da ansiedade.

Quem sofre com este problema, sabe como a ansiedade pode ser incômoda e afetar várias áreas da vida. Por isso, converse com o seu médico se você pode usar o chá de sene como auxiliar no tratamento para este problema.

É anti-inflamatório

Um estudo africano realizou testes em várias plantas e sementes em busca de descobrir propriedades anti-inflamatórias. Adivinha qual das plantas se destacaram nesse quesito? isto mesmo, o sene (5).

Dessa forma, o chá de sene pode ajudar no tratamento e recuperação de doenças inflamatórias e aliviar as famosas dores na lombar, articulações e ombros, que muitas vezes são causadas por pequenas inflamações.

Mas, vale ressaltar que de nada adianta tentar combater inflamações com o sene se a sua alimentação não é saudável. Isto é, existem alimentos que aumentam as inflamações, por isso, devem ser evitados. Não adianta tomar este chá e ingerir alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar, por exemplo.

Previne o câncer e outras doenças

Pesquisas também descobriram propriedades antioxidantes dentro da composição nutricional do sene (5). Ou seja, substâncias que inibem a ação dos radicais livres e protegem o organismo de várias doenças, como o câncer, por exemplo.

Os radicais livres são substâncias que dificultam o ciclo saudável das células. O sene combate estas substâncias, prevenindo assim doenças como pressão alta, câncer, diabetes, Mal de Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas e o envelhecimento precoce.

Além disso, existem comprovações científicas de que consumir alimentos antioxidantes também ajuda na beleza. Eles ajudam a dar mais qualidade a pele e cabelos, por exemplo.

Onde comprar o sene?

Em primeiro lugar, as folhas e frutos secos de sene podem ser encontrados em lojas de produtos naturais. Algumas redes grandes de supermercado também vendem o sene, mas por lá pode sair um pouco mais caro.

Bagos de sene

As folhas e frutos secos de sene podem ser encontrados em lojas de produtos naturais (Foto: depositphotos)

Por outro lado, estão disponíveis em farmácias homeopáticas e de produtos naturais cápsulas de sene, xaropes à base de sene e grânulos, que podem ser adicionados na alimentação.

Existem também fornecedores na internet que trabalham com envio de sene e produtos naturais feitos a base de sene. Assim, é uma boa alternativa para quem precisa comprar regularmente, como pacientes de epilepsia que utilizam este chá para diminuir chances de convulsão.

Contudo, ainda vale destacar que é mais seguro comprar as folhas e frutos secos de sene. Uma vez que alguns produtos (como cápsulas e xaropes, por exemplo) podem ser manipulados, outros ingredientes e processos podem alterar os benefícios da planta.

Como preparar corretamente?

A receita do chá de sene é bem simples. O chá é saboroso e, como você viu, bastante benéfico para a saúde. Veja abaixo como preparar o melhor chá natural de sene:

  1. Coloque em uma panela 150 ml de água, aproximadamente uma xícara.
  2. Leve ao fogo e desligue depois da água começar a ferver.
  3. Em uma xícara coloque uma colher (de sopa) de folhas secas ou de frutos secos de sene.
  4. Despeje a água por cima e cubra a xícara, de modo que o chá fique abafado por cerca de cinco minutos.
  5. Beba quando estiver morno, e adoce com mel se preferir.

O consumo aconselhado é uma xícara de chá antes de dormir, e não se deve tomar o chá por um período maior que sete dias seguidos.

Outro detalhe importante é que o chá de sene é bem mais benéfico quando não é adoçado. Assim, o ideal é consumi-lo na forma natural. Portanto, se for adoçar, prefira o mel (que também é natural) e evite açúcar e adoçante.

Veja também: Descubra os efeitos colaterais do chá à base das folhas de sene

Contraindicações

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que existe alergia ao sene. Não é algo muito comum, mas existe e é preciso ter cuidado neste caso. Estudos comprovam que pessoas alérgicas podem desenvolver sintomas variados, principalmente nos olhos, como a rino-conjuntivite, por exemplo (6).

Do mesmo modo, é uma bebida considerada forte e complexa, por isso deve ser evitadas por pessoas com organismo frágil, como gestantes, crianças pequenas. Também não é recomendado para lactantes, por contém propriedades que podem passar para o leite materno.

Relatos indicam que excessivas doses de chá de sene podem causar problemas como vômitos e cólicas abdominais intensas. Por isso, nada de exagero! O consumo deve ser feito com cuidado e atenção.

Em caso de reações negativas ou adversas, um médico deve ser consultado. É importante cessar o consumo desta bebida após os primeiros sinais de malefícios.

Referências científicas

  1. AJAYI, C. O.; FUNSO-BARBARIMISA, F.; ELUJOBA, A. A.. Laxative activities of Cassia sieberiana and Senna obtusifolia. 2014. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25392579>. Acesso em 09/01/2019.
  2. LENG-PESCHLOW, E.. Dual effect of orally administered sennosides on large intestine transit and fluid absorption in the rat. 1986. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2876077>. Acesso em 09/01/2019.
  3. KUNDU, S.; ROY, S.; NANDI, S.; UKIL, B.; LYNDEM, L. M.. Senna alexandrina Mill. induced ultrastructural changes on Hymenolepis diminuta. 2017. Dsponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28316404>. Acesso em 09/01/2019.
  4. NKAMGUIE NKANTCHOUA, G. C.; et. al.. Anticonvulsant effects of Senna spectabilis on seizures induced by chemicals and maximal electroshock. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28986332>. Acesso em 09/01/2019.
  5. ONDUA, M.; NJOYA, E. M. ABDALLA, M. A.; McGAW, L. J.. Anti-inflammatory and antioxidant properties of leaf extracts of eleven South African medicinal plants used traditionally to treat inflammation. 2018, Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30572091>. Acesso em 09/01/2019.
  6. CARNEIRO-LEÃO, L.; AMARAL, L.; SILVA, D.; BARTOLOMÉ, B.; MIRANDA, M.. Exploring a rare case of occupational senna allergy. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30496499>. Acesso em 09/01/2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.