Escrito por em 24/05/2018

Nesse texto você vai aprender para quê serve o chá de Rui Barbo da China e como preparar essa bebida. Veja também os cuidados que se deve ter com essa planta e quais suas contraindicações. Confira a seguir!

Rheum angugticum é o nome científico para uma das plantas que pertence à família das polygonaceae, isto é, a rui barbo da China. Originária do Tibete e das regiões chinesas, esta erva é mais uma conhecida da medicina alternativa.

Por tratar problemas de diferentes aspectos, a planta vem ganhando um espaço considerável entre os adeptos de uma vida mais natural.

Mas, para quem ainda não ouviu falar sobre ela, é possível descobrir suas características, forma de uso e os cuidados gerais com relação ao consumo.

Para quê serve o chá de ruibarbo da China

Esta planta exerce grandes influências no organismo humano, principalmente no que se refere ao sistema digestivo. Isto ocorre porque o rui barbo da China atua para evitar atonia gástrica e prisão de ventre.

O chá de Ruibarbo da China serve para evitar prisão de ventre e infecções urinárias

As folhas de rui barbo da China são tóxicas e não devem ser consumidas (Foto: depositphotos)

Assim, a planta é considerada um purgante. Problemas como gengivite, faringite e infecções do aparelho urinário, também podem ser tratadas com esta planta. Além disso, diarreia é outra doença controlada por este remédio natural.

Como preparar o chá de Ruibarbo da China?

As folhas de rui barbo da China são tóxicas e não devem ser consumidas pelos seres humanos e nem pelos demais animais. Já as raízes desta planta podem ser usadas no preparo de uma infusão.

Veja também: Laxante. O chá de jalapão é indicado para quem sofre de prisão de ventre

Use 1,5 g de raízes secas ou 3g das frescas em um xícara de água fervente. Tampe o recipiente e deixe o chá abafado por 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o líquido e sirva acrescentando mel para adoçar. A dica é consumir, no máximo, três xícaras por dia.

Contraindicações e outras recomendações

A planta pode até não passar por procedimentos químicos, mas isso não quer dizer que ela deva ser usada de qualquer maneira ou por qualquer pessoa. No caso do rui barbo da China, esta erva não é indicada para todos os pacientes.

De uma maneira geral, as pessoas precisam procurar um médico antes de tomar qualquer remédio, seja ele natural ou não.

Contudo, essa planta não deve ser usada de forma alguma por portadores de artrites, pacientes com obstrução intestinal, doenças intestinais inflamatórias, disfunções hepáticas e renais graves ou urinária, e gota.

Veja também: Chá de ameixa é capaz de combater a prisão de ventre

Além disso, grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos não devem fazer uso desta bebida. Esta prerrogativa também vale para pacientes com hemorroidas.