Escrito por em 14/10/2014 (atualização: 25/02/2015)

Pertencente ao gênero Mentha, a planta é muito conhecida por suas propriedades medicinais. A planta aromática pertence à família das Lamiaceae e é de crescimento espontâneo, natural do Mediterrâneo e da Ásia ocidental, onde é usada devido às suas propriedades carminativas, relaxantes e emenagoga. A planta pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação e lojas online, além de ser muito comum, atualmente, em hortas até mesmo no Brasil.

Propriedades e benefícios

O chá de poejo é muito indicado devido a sua ação como expectorante, ajudando no tratamento de gripes, resfriados, tosse crônica, asma, além de ser eficaz também no tratamento de diarreia, enjoo, acidez e ardor no estômago.

Entre suas propriedades, citamos sua ação como carminativa, digestiva, vermífuga, expectorante, antisséptica, antiespasmódica e emenagoga. Com compressas, a planta é eficaz no alívio de dores reumáticas, além de agir como um repelente natural contra insetos como moscas, pernilongos e pulgas. O consumo do chá, por sua vez, é eficaz no alívio de dores menstruais, na redução da ansiedade, diminuição da formação dos gases e no tratamento da insônia.

Como preparar o chá?

Chá de poejo – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa de erva poejo para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Adicione a erva e quando a mistura alcançar fervura, desligue e tampe, deixando a solução abafada por um período de, aproximadamente, 10 minutos. Passado esse período, coe e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras por dia, sempre antes das principais refeições – café da manhã, almoço e jantar -. Quando se tratar de doenças respiratórias, consuma uma xícara a cada 6 horas.

Outra forma de consumir a planta, é fazendo sachês perfumados para colocar em armários e ambientes da casa. Em pequenos pedaços de pano fino, coloque algumas folhas secas e amarre, pois isso ajuda a deixar um cheiro agradável, além de afastar insetos e eliminar o mofo.

Contraindicações e precauções

O consumo do chá é contraindicado para gestantes, principalmente nos primeiros meses, pois a erva poejo pode causar hemorragias e levar ao aborto. Além disso, a planta possui uma substância considerada tóxica quando consumida em altas quantidades, a pulegona. É importante, por esses e vários outros motivos, que antes de iniciar o tratamento com medicamentos, sejam eles naturais ou industrializados, você consulte um médico e informe sobre todos os medicamentos que toma e suas condições de saúde.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.