Escrito por em 31/03/2017 (atualização: 13/04/2017)

O pinhão de purga é uma planta que pertence à família das Euphorbiaceae. Ela é nativa das Américas Central e Meridional, porém, também se desenvolve na Índia e África Ocidental.

Além de ser usada como ingrediente na composição de vernizes, lubrificantes e saboaria, a planta também tem propriedades medicinais.

Conhecida por ser um arbusto de pequeno porte, podendo chegar a medir até quatro metros de altura, o pinhão de purga possui um tronco verde claro, liso e com escamas. As folhas estão dispostas de forma alternada, quanto as flores, elas aparecem em cachos e os frutos em formato de cápsula.

Propriedades medicinais do pinhão de purga

Chá de pinhão de purga ajuda a cicatrizar feridas e controlar hemorragias

Foto: depositphotos

A espécie tem utilização medicinal difundida pelas populações de vilarejos localizados em áreas afastadas da cidade. Ela faz parte da farmacopeia homeopática. Devido a substâncias específicas, a planta pode ser usada no processo de tratamento e cura de algumas doenças.

O pinhão de purga possui efeito purgativo e soluciona casos de hemorragia. A seiva da planta, ou látex, como também é conhecido, pode ser usado para tratar feridas, acelerando a cicatrização. O tratamento com essa planta também pode ser indicado para crianças.

Antes de incluir a planta em qualquer que seja o tratamento de saúde, seja em crianças ou adultos, o recomendado é que o médico seja consultado. Só ele terá o conhecimento suficiente para certificar o uso seguro, assim como viabilizar as doses, já que o excesso pode trazer complicações.

Chá de pinhão de purga

Na medicina natural as partes da planta que podem ser usadas com o propósito de tratar ou curar algumas das doenças mencionadas acima são as folhas, sementes e raiz. Porém, a forma mais usual é o chá. Para preparar a receita, basta prestar atenção as indicações a seguir.

Para preparar 200 ml de chá, separe essa quantidade de água filtrada e uma colher (de sopa) da erva seca. Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para separar a erva do líquido e já pode ingerir a bebida. A indicação é que o consumo não ultrapasse as três doses diárias.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.