Publicado por Redação

Cientificamente chamada de Sanguisorba minor, a pimpinela, que também pode ser chamada de burnet, pimpinella , pimpenelle, pimpinela-hortense ou pimpinela-menor é uma planta bastante usada como tratamento natural, principalmente para controlar hemorragias.

A pimpinela é usado na medicina alternativa como um produto naturalmente hemostático, refrescante, anti-inflamatório, antisséptico e adstringente.

A planta é indicada como tratamento natural para pessoas que estão sofrendo de problemas na gengiva, dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração, diarreia (principalmente quando há presença de sangue nas fezes), hemorroidas, feridas, úlceras, hemorragias no estômago, intestinos, pulmão, nariz ou gengiva e ainda ajuda a controlar mulheres que estão com um abundante fluxo de menstruação.

Chá de pimpinela, poderoso anti-hemorrágico

Foto: depositphotos

Outra função natural da pimpinela é para tratar pessoas que estão sofrendo de perturbação urinária, erupção cutânea, queimadura de sol e catarro gastrointestinal.

Se mesmo depois do uso da planta os sintomas continuarem, não deixe de procurar um médico que pode avaliar mais de perto a gravidade do seu problema.

Como utilizar a Pimpinela

O uso da planta pode ser feito a partir de decocção das espigas secas. Esse tratamento serve para banho de ferida aberta, erupção cutânea, úlcera.

A decocção das espigas da planta também servem como ingrediente para um excelente gargarejo para tratar afecção de gengiva e garganta.

As folhas da pimpinela também podem servir como ingrediente para um chá, principalmente para servir como anti-inflamatório, especialmente para quem sofre de problemas de gota e reumatismo. Procure ingerir duas xícaras da bebida duas vezes ao dia.

O chá frio da planta também pode ser utilizado sobre a pele. Esse uso serve tanto como um cosmético natural, como também para tratar problemas de queimadura.

Contraindicações da pimpinela

Mulheres que estão em grávidas ou em processo de amamentação devem evitar o uso da pimpinela.

Veja mais!