Publicado por Redação

Usado com intensidade no preparo de saladas, o pepino pode se mostrar um verdadeiro amigo da saúde, bastando prestar um pouco mais de atenção as suas propriedades naturais.

O vegetal é conhecido pela alta concentração de água, o que ajuda na desintoxicação do organismo, caso consumido regularmente.

O pepino aparece na quarta posição da lista que identifica os vegetais mais cultivados e consumidos no mundo. Além de ser amplamente usado na culinária, o vegetal também entra na composição de cremes hidratante para pele e cabelo, além de máscaras rejuvenecedoras.

Benefícios do pepino para a saúde

A julgar pela quantidade de vitaminas e sais minerais que compõem o pepino, já dá para perceber o quanto o seu consumo é importante para a saúde do ser humano. Ele é rico em vários tipos de vitamina, entre elas as do complexo A, B, C e K. Também possui magnésio, cálcio, potássio, zinco, fósforo, fluoreto e sílica.

Chá de pepino para fortalecer o sistema digestivo. Prove

Foto: depositphotos

O pepino também é rico em fibras, sendo ótimo para o sistema digestivo, fortalecer o fígado e os rins.

No que diz respeito à saúde, o pepino possui o poder de prevenir alguns tipos de câncer, reduzir os níveis de mau colesterol no sangue, reduz a glicose do sangue, auxilia na digestão, atua como diurético natural, ajuda a dissolver cálculos renais, favorece a flexibilidade dos músculos e dá elasticidade às células da pele.

Por ser conhecido como um vegetal rico em água, o pepino também possui efeito alcalinizante, mineralizante, calmante, laxante, emoliente, refrescante  e estimulante. Nos produtos de beleza, o vegetal possui efeito hidratante, descongestionante para a área dos olhos (reduz as olheiras), ajuda a sarar queimaduras, previne o aparecimento de rugas e reduz a oleosidade da pele.

Chá de pepino

Além do suco, uma das formas mais indicadas de incluir o pepino na sua rotina diária de tratamento é por meio do consumo do chá. Para prepará-lo é muito fácil. Basta separar 200 ml de água filtrada e cinco rodelinhas de pepino. O primeiro passo é colocar a água para ferver em uma vasilha com tampa.

Assim que a água apresentar os primeiros sinais de fervura, basta desligar o fogo e acrescentar o pepino. Deixe que a mistura descanse por alguns minutos. Passado esse tempo, retire as rodelas de pepino e deixe somente o líquido. Esse é o chá que você deve consumir por até três vezes ao dia.

Precauções

Mesmo se tratando de uma receita natural, é importante que o seu médico seja consultado. Só ele pode certificar que o uso do vegetal vai realmente fazer bem para a sua saúde.

Veja mais!