Escrito por em 14/03/2017

Originária da Índia, onde é considerada uma árvore sagrada, sobretudo por ser referência de cura para muitos males da saúde, o nim indiano é uma planta que pertente à família das Meliaceae. Além da Índia, a árvore também pode ser encontrada em muitos outros países do sudeste asiático.

O nim indiano pode chegar a atingir 18 metros de altura. Seu crescimento é rápido, o que propicia a incidência de muitos ramos. Para se ter uma ideia, a produção de frutos pode ser identificada no intervalo de três a cinco anos. Em determinadas regiões, ela pode produzir frutos até duas vezes ao ano.

Ela é uma planta bastante resistente, que desenvolve-se bem em regiões semiáridas. Outra particularidade sobre a espécie é que ela se adapta bem a diversos tipos de solo. Da planta podem ser utilizadas a raiz, casca e semente. Além de nim indiano, a planta também pode ser conhecida por neem, nim, amargosa e amargoseira.

Chá de nim indiano: cultura asiática utiliza a planta como desintoxicante

Foto: depositphotos

Benefícios de nim indiano

Se na Índia a planta é vista como uma verdadeira farmácia natural, daí já dá para perceber o quanto ela pode ser eficaz no combate a algumas doenças. Sendo assim, ela pode ser usada como desintoxicante alimentar, alcoólico, medicamentoso e quimioterápico.

Além do mais a planta também pode ser incluída no tratamento de dores e infecções, devido aos efeitos anti-inflamatório, asséptico e curativo. Outra aplicação comum é na resolução dos casos de gengivite e diabetes. Ela também possui efeito contraceptivo, antissecretória e fungicida.

Apesar de ser um ingrediente natural, seu uso deve ser supervisionado pelo médico. As mulheres grávidas ou que estão amamentando devem evitar o consumo da planta, já que pode trazer consequências sérias para a saúde. Já o uso pediátrico também é proibido.

Chá de nim indiano

Uma das formas mais comuns de incluir a planta no tratamento de alguns dos problemas de saúde elencados acima é através do preparo do chá. Para isso você vai precisar de alguns galhos da planta e um litro de água filtrada. O primeiro passo é colocar a água para ferver em um recipiente com tampa.

Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Preserve o recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Depois disso, use uma peneira para retirar as folhas da planta e deixar apenas o líquido. O indicado é que seja consumido até três xícaras do chá de nim indiano por dia.